Tráfico de Animais Silvestres

O tráfico de animais silvestres é o terceiro maior negócio ilegal do mundo, e que só no Brasil movimenta cerca de 700 milhões de dólares (americanos) por ano. Só das selvas brasileiras são retirados em média 12 milhões de animais por ano, e por cada animal vendido morrem nove.
O tráfico de animais só perde para o tráfico de drogas e de armas na escala dos mais rentáveis, sobrevive da miséria humana, explorando pessoas simples que fazem da venda de animais um meio trágico de obter dinheiro, causando assim enormes e irreparáveis danos na natureza.

A fauna é devastada, e a retirada de animais já causou a extinção de inúmeras espécies e consequentemente todo um desequilíbrio ecológico. A função dos animais como grandes dispersores de sementes, um papel importantíssimo para manter o equilíbrio no ciclo da vida, vê-se assim reduzido.
Aves exóticas, macacos, peixes e até animais ferozes, entre muitos outros, servem o prazer que algumas pessoas têm em possuir um animal exótico em casa.
Quanto mais raro for o animal maior é o valor a ser pago por ele, fazendo com que os animais em extinção sejam os mais cobiçados.
O grande problema é que a maioria das pessoas que possuem esses animais não sabem que a compra, venda, criação ou qualquer outro negócio envolvendo animais silvestres é crime inafiançável, e acabam levando para casa, junto com os animais, também uma série de problemas. Algumas acreditam até que a proteger os animais, sem fazer ideia de como eles sofrem com tudo isso.
A grande maioria dos que compram animais silvestres acabam mais tarde por se desfazerem deles, ao depararem-se com o trabalho que eles exigem, ou por não terem mais condições de mantê-los. Uma quantidade desses animais são depois levados aos zoológicos com a intenção de serem doados, e lá não são aceites pois em muitos casos já existe uma superlotação.
O animal em cativeiro perde a capacidade de caçar o seu alimento, de se defender dos predadores ou de se proteger de situações adversas. Se forem libertados, mesmo que em locais propícios, dificilmente conseguem sobreviver.
Muitos possuem os dentes e garras arrancadas, outros são vendidos drogados ou embriagados e outros ainda (geralmente pequenos macacos) são rodados a todo momento pela cauda até ficarem completamente desnorteados, tudo isso para passarem a imagem de
animais mansos e domesticados.
Muitos dos animais, ao serem colocados em cativeiro após retirados da vida livre, acabam por morrer pelo simples facto de se recusarem a comer. Em cativeiro a grande maioria perde até a capacidade de reprodução, sendo que isso é um dos principais instintos de qualquer animal, tamanho é o seu sofrimento.
Muitos dos animais são traficados para o exterior e transportados principalmente dentro de fundos falsos de malas, completamente sufocados por roupas e outros objectos. São esses motivos, entre outros, que fazem com que o maior número de mortes ocorra durante o transporte.
Se pretendes ter um animal em casa escolhe, de preferência um cão ou gato.


Referências:
http://www.ibama.gov.br/

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-102-Tr-fico-de-Animais-Silvestres.html

Inserido em: 2002.06.06 Última actualização: 1999.11.29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Defesa Animal > Animais Domésticos
Defesa Animal > Exploração animal
Meio Ambiente > Ambiente e intervenção
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues



Comentários



Atitudes

O que devemos fazer com essa exploração de animais? Além de denunciar, tem mais alguma ação que podemos fazer? Me diz por favor ok ? Estou fazendo um trabalho e preciso saber.
Obrigada :D
responda-me pelo email : ceciru@terra.com.br
(Por: Cecilia :*)

[Por: @ 2009.03.08 - 23:59 | Responder | Imprimir ]

Re: Atitudes além de denunciar,não deve comprar,nem que for para tiralo do aperto,isso incentiva os traficantes a vender

> O que devemos fazer com essa exploração de animais? Além de denunciar, tem
> mais alguma ação que podemos fazer? Me diz por favor ok ? Estou fazendo um
> trabalho e preciso saber.
> Obrigada :D
> responda-me pelo email : ceciru@terra.com.br
> (Por: Cecilia :*)
não compre nem que for para solta-lo,isso vai fazer com que os traficantes,queiram vender mais.
(Por: wilka andryne)

[Por: @ 2010.08.20 - 16:43 | Responder | Imprimir ]

Re: Atitudes além de denunciar,não deve comprar,nem que for para tiralo do aperto,isso incentiva os traficantes a vender

Alám disso querida, de deve não participar desta "venda", e além disso, se deve fazer denuncia imediata, pois se o traficante tiver alguma chance de fugir, fugirá, edificultará o trabalho da policia. Antes de comprar quaisquer bolsa, casaco, entre outras coisas que podem ser feitas com peles de animais, se deve verificar o local de compra, pois, se você adquirir um produto deste tipo, pode ser considerada culpada por cúmplice. Sou bióloga á 4 anos. Espero ter ajudado em algo.
(Por: LAURA)

[Por: @ 2011.06.14 - 04:22 | Responder | Imprimir ]

Como evitar?

Como podemos evitar o trafico de animais silvestres?

(Por: Bianca)

[Por: @ 2011.08.25 - 00:23 | Responder | Imprimir ]

Re: Como evitar?

Passar a informação sobre o assunto é uma forma de prevenir. Se ninguém comprar animais, evita-se o tráfico.

[Por: cris @ 2011.09.01 - 23:53 | Responder | Imprimir ]