Fruta mantém pulmões saudáveis

Segundo os resultados de uma investigação britânica, as frutas ricas em vitamina C e magnésio podem afastar as doenças pulmonares.
Os investigadores confirmaram que os voluntários que consumiam, pelo menos, duas frutas por dia apresentavam menos problemas respiratórios.
Pela primeira vez, o estudo também sugeriu que as pessoas que ingerem altas doses de vitamina C demonstram um menor declínio das funções pulmonares a longo do tempo.
Segundo o estudo, publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, uma dieta saudável contendo grandes quantidades de alimentos ricos em vitamina C pode reduzir, ao longo dos anos, os riscos de desenvolvimento de doenças obstrutivas crónicas dos pulmões.
Existem fortes indícios de que a vitamina C, assim como outras vitaminas antioxidantes, além dos minerais, podem combater a asma e as doenças crónicas obstrutivas, como enfisema e bronquite. No entanto, ainda não se sabe ao certo de que forma os antioxidantes mantêm os pulmões saudáveis. Actualmente, os cientistas apenas sabem que essas substâncias neutralizam a acção dos radicais livres, partículas que contribuem para o envelhecimento e desenvolvimento de doenças.
Há alguns meses a equipa liderada por Tricia M. McKeever, da Universidade de Nottingham, já tinha revelado as conclusões de um estudo anterior - elaborado com mais de 2600 adultos – pressupondo que altas doses de vitamina C e magnésio contribuem para ter os pulmões saudáveis.
“A alta ingestão de vitamina C e magnésio está associada a altos níveis de função pulmonar”, confirmou McKeever. E acrescentou: “Durante um período de nove anos, aqueles que ingeriram maiores doses de vitamina C apresentaram um declínio menos grave da função pulmonar do que aqueles os que tomaram doses menores”.
Por isso, segundo a especialista, uma dieta rica em alimentos que fornecem esses nutrientes é benéfica para a saúde dos pulmões. McKeever recomenda a ingestão de vitamina C e de outros nutrientes que estimulem a função pulmonar através de uma dieta equilibrada que contenha as quantidades necessárias de frutas e vegetais. Geralmente, é recomendado o consumo de duas a quatro frutas e três a cinco porções de vegetais por dia.
Uma importante área de investigação para o futuro será ver em que momento é que começam a surgir no organismo os efeitos da vitamina C e de outros nutrientes, assim como verificar se as mudanças na dieta podem melhorar a função pulmonar, caso o órgão já tenha começado a apresentar sinais de declínio.


Referências:

http://www.mni.pt/destaques/?cod=2315

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-106-Fruta-mant-m-pulm-es-saud-veis.html

Inserido em: 2002-06-18 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Saúde > Alimentação e Saúde
Alimentação > Alimentos > Frutos