Leite materno & Leite em pó

O Leite Materno é o melhor
Idealmente o primeiro alimento para bebés veganos deve ser o leite materno. Se necessitares informação e apoio sobre amamentação podes contactar La Leche League ( http://www.lalecheleague.org ).
Muitos benefícios são transmitidos ao bebé através da amamentação, incluindo o fortalecimento do sistema imunitário, protecção contra infecções e redução no risco de alergias. Além disso o leite materno existe especificamente para alimentar bebés e provavelmente contém substâncias fundamentais ao crescimento dos recém-nascidos, que nem sequer se pensa serem essenciais e que não estão incluídas nos leites comerciais em pó.

Leite de Soja em Pó
Se, por algum motivo, o bebé não puder ser amamentado, ou se houver necessidade de suplementar o peito com um leite de soja em pó, existem apenas 2 fórmulas à base de soja comercializadas em Portugal. Uma delas, Prosorbee, contém soja manipulada geneticamente. A outra, Visoy, pode ser usada durante toda a infância, pois é concebida especificamente para crianças com intolerância à lactose e/ou veganas. Este leite de soja em pó, disponível em quase todas as farmácias, contém todos os nutrientes necessários, desde o nascimento. O único problema é o seu preço elevado.
Não se deve utilizar o leite de soja comum, pois este não contém as quantidades apropriadas de proteínas, gorduras, hidratos de carbono, nem as vitaminas e os sais minerais necessários para ser usado como único alimento de um bebé. Além disso, o leite de soja vulgar também não deve ser dado a bebés com menos de 12 meses de idade, porque tem níveis de proteína elevados, o que é medicamente indesejável nesta fase do crescimento.


A Melhor Dieta durante a Amamentação
Para a mulher, a melhor dieta durante a amamentação é semelhante à recomendada para a gravidez. As calorias, as proteínas e a vitamina B12 devem aumentar, enquanto a necessidade de ferro é mais baixa.
A ingestão recomendada de calorias é de 500 acima do consumo normal.
As mães que amamentam devem assegurar 2.8ug de B12 por dia e a quantidade necessária de proteínas sobe para 56g por dia, desde o nascimento do bebé até aos 6 meses de idade.

Porções de alimentos que fornecem 10g de proteína:
- 39g de amendoins
- 47g de amêndoas
- 119g de grão de bico
- 124g de tofu
- 159g de ervilhas
- 109g de pão integral
- 109g de arroz integral
- 454g de espinafres

Perda de Peso e Perda de Leite
Se comeres muito pouca comida enquanto estiveres a amamentar é provável que as quantidades de leite produzido sejam mais baixas. No entanto, pode acontecer uma perda de peso devido à perda de calorias através do leite materno. É normal e seguro perderes entre 200 e 450g por semana, durante o aleitamento, mas mais do que isso pode ser perigoso e as dietas de emagrecimento são absolutamente não recomendadas.
Tal como na gravidez, o ideal é fazeres refeições pequenas, mas frequentes. Uma vez que se recomendam doses extras de fluídos, durante este período, toma bebidas nutritivas, que também fornecem calorias, como sumos de fruta e de vegetais, leite de soja, caldos e batidos, etc.


Referências:
http://www.vegansociety.com/html/info/info26.html

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-111-Leite-materno---Leite-em-p-.html

Inserido em: 2002-07-04 Última actualização: 2007-07-07

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Alimentação > Alimentação Infantil
Saúde > Saúde da Mulher > Gravidez e Maternidade



Comentários



Visoy descontinuado

Bom dia.

O meu filho, agora com 2 anos, consumia a fórmula Visoy na confecção de papas.
Entretanto, no início de 2018 informaram-me numa farmácia que tinha sido descontinuado.

Alguém tem conhecimento de outras fórmulas provenientes de origem vegetal?

Obrigada.
(Por: Rute Oliveira)

[Por: @ 2019-03-14, 11:36 | Responder | Imprimir ]