Nozes protegem coração

Comer uma pequena dose de nozes duas ou mais vezes por semana pode reduzir os riscos de doenças cardíacas fatais, concluíram os autores de um novo estudo, divulgado por investigadores do Brigham and Women Hospital, da cidade norte-americana de Boston.
Outros estudos também indicam que a inclusão de nozes na dieta tem um efeito redutor do colesterol sanguíneo.
Neste estudo, a líder da investigação, Christine Albert, verificou o consumo de nozes em mais de 21 mil homens que participaram do Estudo da Saúde dos Médicos dos Estados Unidos, iniciado em 1982.
A especialista descobriu que os voluntários que consumiam cerca de 30 gramas de nozes duas vezes por semana, no mínimo, tinham 47% menos risco de sofrer uma morte cardíaca súbita dos que os não comiam este fruto seco.
A médica também percebeu que esse grupo tinha 30% menos de hipóteses de morrer em sequência de doença cardíaca.
A mesma correlação, no entanto, não se aplicava a enfartes não fatais. Houve 201 mortes cardíacas súbitas e 566 óbitos por doenças cardíacas entre as pessoas acompanhadas ao longo de 17 anos.
Muitos tipos de nozes são também uma fonte saudável de gordura não saturada, magnésio e vitamina E, que protege as células da acção dos radicais livres, além de combater as células nocivas e melhorar a resposta imunológica do organismo. Este fruto é também uma fonte de fibras de proteína vegetal, vitaminas antioxidantes, minerais e várias substâncias bioativas que podem ter efeitos benéficos
A sua gordura, benéfica, é parecida com a do azeite. As nozes são fontes ricas de ácidos graxos insaturados, boa gordura, e deficientes em ácidos graxos saturados, má gordura.


Referências:

http://www.mni.pt/destaques/?cod=2403
http://www.emedix.com.br/not2001/01mai08ps-ncc-coracao.shtml


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-112-Nozes-protegem-cora--o.html

Inserido em: 2002-07-11 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Saúde > Nutrientes essenciais
Alimentação > Alimentos > Frutos
Saúde > Alimentação e Saúde