Leite de soja reduz risco de cancro da mama
O leite de soja e o tofu reduzem os riscos de cancro da mama, devido às hormonas que contêm, segundo um estudo realizado recentemente pelos Instituto Nacional de Cancro dos Estados Unidos, Instituto de Investigação do Cancro do Reino Unido e pela Universidade Nacional de Singapura.
As mulheres que consomem mais soja apresentam menos disposição para terem tecidos mamários "densos", predispostos ao cancro da mama.
Observou-se que a taxa de cancros da mama na China e Japão, países onde se consome tradicionalmente mais soja, é inferior à registada nos países ocidentais.
Os cientistas estudaram um grupo de 406 mulheres residentes em Singapura e que se dispuseram a participar em dois estudos, um relativo ao regime alimentar e consumo de soja e outro com mamografias da densidade dos tecidos mamários.
Concluiu-se que as mulheres que consumiram mais soja apresentavam 60% menos probabilidades de terem tecidos mamários densos do que as que consumiram menos. Em estudos anteriores já tinha sido estabelecida a ligação entre a densidade dos tecidos e o cancro.
"Esta investigação mostra pela primeira vez que a quantidade de soja que uma mulher ingere tem efeito sobre os tecidos mamários e pode reduzir o desenvolvimento de cancro da mama", explicou Stephen Duffy, do Departamento de Epidemiologia, Matemática e Estatística do Instituto de Investigação do Cancro do Reino Unido.
O cancro da mama, o mais frequente entre a população feminina, atinge 40 000 mulheres e 200 homens por ano no Reino Unido. Uma britânica em cada cinco desenvolverá cancro da mama durante a sua vida.
Os japoneses têm uma taxa de cancro bastante inferior aos norte-americanos, mas esta aumenta se eles emigrarem para os Estados Unidos.
Referências:
http://tsf.sapo.pt/online/ciencia/interior.asp?id_artigo=TSF87196 Inserido em: 2002.07.19
[ 4010 Leituras | Comentar | Imprimir | Enviar ]
Saúde > Saúde da Mulher
Alimentação > Alimentos > Soja