Cogumelos no combate ao cancro

Os cogumelos têm capacidades medicinais surpreendentes no combate a problemas de saúde como o colesterol ou o desenvolvimento de um tumor, de acordo com um estudo apresentado no III Congresso Micológico Transmontano, em Mogadouro (Bragança) em Novembro de 2001.
Mais recentemente, uma equipa de cientistas britânicos anunciou também que certas espécies de cogumelos exóticos podem conter substâncias químicas que ajudariam no desenvolvimento de novos medicamentos contra o cancro.
Esta afirmação surgiu depois dos cientistas do Instituto de Pesquisa do Cancro da Grã-Bretanha terem estudado o uso de cogumelos em remédios tradicionais na Ásia, os quais têm propriedades que podem combater os tumores.
Mais de 100 espécies de cogumelos são usados na produção de vários remédios usados pela medicina tradicional chinesa. Os cogumelos são administrados na forma de pó concentrado ou extractos.
Testes realizados nos Estados Unidos, Japão e China sugerem que os compostos químicos derivados de certos fungos podem prolongar a esperança de vida de pacientes com cancro. Mas para que os cientistas estejam convencidos da sua validade, alguns testes realizados na Ásia podem ter de ser repetidos noutras partes do mundo.
Os cientistas revelam que os "cogumelos medicinais" também podem aliviar os efeitos secundários em doentes com cancro em estado avançado.
Há indícios que extractos de fungos mais raros - do tipo shiitake e enoke - podem ser benéficos, mas também existe a possibilidade que os cogumelos mais comuns - achatados ou na forma de botões - não contenham estas propriedades químicas.
John Smith, professor da Universidade de Strathclyde, que liderou o estudo, disse à BBC que, com o resultado desta investigação, "aumentam os indícios de que os cogumelos medicinais oferecem uma notável gama de compostos clinicamente importantes que ainda têm de ser analisados por cientistas ocidentais".
Um outro estudo realizado junto de uma comunidade que trabalhava na colheita de cogumelos concluiu que os que produziam cogumelos comestíveis tinham uma taxa de mortalidade por cancro muito menor do que os agricultores que produziam fungos impróprios para o consumo humano.


Referências:
http://www.mni.pt/destaques/?cod=3171

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-130-Cogumelos-no-combate-ao-cancro.html

Inserido em: 2002-08-29 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Alimentação > Alimentos > Fungos e outros
Saúde > Alimentação e Saúde



Comentários



O uso dos cogumelos para combater o HPV-viros que provoca o cancro do colo

Vi no telejornal uma reportagem sobre um medicamento derivado de um cogumelo, que combatia o HPV, que é o vírus que provoca o cancro do colo. Nessa reportagem informava que várias mulheres após 6meses de terem tomado esse medicamento ficavam livres do HPV.
Eu tenho 24anos e descobri que estava infectada com o vírus á 9meses, já fiz uma colonização á 3meses, e estou a ser vigiada por um ginecologista do Hospital de Penafiel, tudo corre bem, espero, mas gostava de saber mais informações sobre este medicamento e o nome. Para poder depois aconselhar-me ao meu médico.
Agradeço a disponibilidade
Cumprimentos

(Por: Patricia Freitas Soares)

[Por: @ 2008-11-26, 19:59 | Responder | Imprimir ]