Bem-vind@ Visitante! Registo / Login | Ficha Técnica | Órgãos Sociais | FAQ do Centro

Método dos 3 passos

Tornando-te Vegetariano

Se pensas tornar-te vegetariana(o) por razões de saúde, vais gostar de saber que há uma grande vantagem adicional nesta dieta: é delicioso e divertido explorar novas comidas. Uma refeição vegetariana pode ser tão familiar como esparguete com molho, tão reconfortante como uma taça de uma cremosa sopa de cenoura, ou tão exótica como feijão preto das caraíbas com tomates em escabeche.

Mudar para uma dieta vegetariana é mais fácil do que possas pensar. Muitas pessoas, tanto vegetarianos como comedores de carne, tipicamente usam uma variedade limitada de receitas; uma família média come oito ou nove refeições repetidamente. Tu podes usar um método simples, em três passos, para chegares a uma colecção de nove menus que gostes e possas preparar com facilidade.
Primeiro escolhe três refeições vegetarianas que já conheças e gostes. As mais comuns são vegetais salteados, sopa de vegetais e pasta primavera. Em seguida pensa em três receitas que prepares com regularidade e que possam ser facilmente adaptadas a um menu vegetariano. Por exemplo, a tua receita preferida com chili pode ser feita com todos os mesmos ingredientes; substitui apenas a carne por feijão ou proteína de soja texturizada. Substitui a carne nas pizzas e tortilhas por feijão ou outros vegetais. Muitas sopas, guisados e estufados também podem ser tornados pratos vegetarianos com pequenas alterações. Finalmente, procura alguns livros de cozinha vegetariana na biblioteca e experimenta as receitas por mais ou menos uma semana, até que encontres três que sejam deliciosas e fáceis de preparar. Apenas deste modo, com pequenas alterações nos teus menus, terás nove jantares vegetarianos diferentes.
Depois disto, encontrar opções vegetarianas para o pequeno almoço e almoço é fácil. Experimenta bolos com frutas misturadas, tostas francesas ou cereais de pequeno-almoço. Sanduíches barradas com manteigas ou paté de feijão branco com limão e alho, saladas com esparguete, ou mesmo restos do jantar, fazem bons almoços.

Referências:

http://www.europeanvegetarian.org/lang/pt/info/kit/starter02.php

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-135-M%25E9todo%2Bdos%2B3%2Bpassos.html

Inserido em: 2002.09.05 Última actualização: 2006.10.06

Comentar      

Aos iniciados... > Transição
Aos iniciados... > Guia para novos vegetarianos
Pessoas > Artigos por Autor > PCRM



logo Twitter

logo Facebook

Saquinho de algodão
Saquinho de algodão
Para usar com as nozes de saponária.

Re: Duvida sobre perfomante
> Desde que surgiu no mercado português,só uso fie...
[ 2013.06.09 - 21:36 ]

Re: Kombucha
Pode contactar-me quando lhe for conveniente para ...
[ 2013.06.09 - 18:53 ]

Re: problemas da Soja
Eu compro no Celeiro Dieta mas deve existir em out...
[ carlsaraiv @ 2013.06.03 - 07:24 ]

Re: problemas da Soja
Que interessante, proteína de cânhamo. Desconhecia...
[ joao53 @ 2013.06.03 - 05:21 ]

Re: problemas da Soja
Quanto à soja eu realmente acredito que deve ser c...
[ carlsaraiv @ 2013.05.31 - 13:42 ]