Cães e gatos veganos

A alimentação dos animais de estimação dos veganos é por vezes uma questão controversa, principalmente do ponto de vista ético. Cães e gatos não seguem naturalmente uma dieta vegana, nem vegetariana.

Os veganos e vegetarianos ficam muitas vezes divididos entre alimentar cães e gatos com uma dieta vegana, ou com alimentos que contêm ingredientes de origem animal.

Dilema ético

Por um lado, um vegano respeita todas as formas de vida. Isso implica não sujeitar os outros à sua opção de alimentação/vida vegana, e portanto não submeter um animal a uma alimentação vegetariana. Mas por outro lado, comprar comida "normal" para animais domésticos é dar apoio à indústria da carne, com toda a sua crueldade, exploração, desperdício e danos ambientais, à qual o veganismo se opõe.

Mais: cães e gatos "domésticos" não estão no seu ambiente natural. Os cães foram domesticados pelos homens e há milhares de anos que não seguem a sua dieta natural. Muitos cães já não sabem caçar. Esse é um problema real, criado pelos nossos antepassados, e ao qual o vegano não deve ser alheio. No caso dos gatos, são mais independentes do que os cães, e em geral ainda sabem caçar. Há também um pormenor curioso: enquanto nos cães a iniciativa da domesticação terá partido do homem, no caso do gato acredita-se que foram eles que se aproximaram dos homens, numa relação de cooperação entre espécies distintas.

Dieta de cães e gatos veganos

Os cães e os gatos podem receber uma dieta vegetariana, mas não são veganos por natureza - os cães são omnívoros e os gatos são carnívoros. Embora ambos pertençam à classe dos carnívoros, isso não é muito significativo. O urso panda, por exemplo, também pertence à mesma classe e é quase vegano.

No entanto, é necessário estabelecer dietas especiais para gatos, pois estes precisam de um aminoácido chamado taurina, encontrado nos músculos de animais. Os gatos parecem não ser capazes de sintetizá-lo em quantidades suficientes, ao contrário dos humanos e dos cães.

Já se desenvolveu a taurina sintética, usada em alimentos comerciais (não vegetarianos), para gatos. Os animais que não comerem carne devem receber estes ou outros suplementos, pois a sua deficiência pode causar cegueira e mesmo a morte do animal. Os gatos precisam ainda de vitamina A pré-formada e ácido araquidónico. Todos os alimentos veganos de qualidade para estes felinos contêm esses ingredientes essenciais, e as empresas que os comercializam incluem-nos nos seus produtos.

O preço de uma dieta vegana

Em geral, não fica mais caro dar uma dieta vegana a um animal de estimação. As rações de qualidade, veganas ou não, têm sempre um custo significativo. E mesmo quando se opta por usar comida "caseira" em vez de rações, os ingredientes mais caros, como castanhas e sementes, são tão concentradas em energia e nutrientes que são necessárias pequenas quantidades para os deixarem saciados.

O dono de um animal, ao decidir dar-lhe uma dieta vegana, tem apenas de ter atenção à alimentação, de forma a que não falte nenhum nutriente essencial. Alimentar um cão ou gato requer cuidado e atenção, tal como alimentar uma pessoa. O cuidado de ter animais domésticos deve ser assumido com responsabilidade - trata-se da vida de um ser senciente. É importante conhecer o animal, os seus hábitos e as suas necessidades: é o mínimo que pode fazer em troca do amor que recebe.

Alimentar cães e gatos com uma dieta vegetariana por vezes tem ainda a vantagem de evitar alergias e outros problemas de saúde.

Onde encontrar ração vegetariana:

Nem todas as rações são veganas, mas todas são vegetarianas

Amí

Importada pela Efeito Verde, disponível em www.efeitoverde.com e na Loja do Centro Vegetariano
Produtos alimentares totalmente veganos para cães e gatos. Sem corantes, nem conservantes, nem produtos transgénicos.

Benevo

Ração vegetariana para cães e gatos, sem OGM, nem corantes ou conservantes sintéticos. Em www.benevo.com

Yarrah

Uma gama completa de alimentos biológicos para cães e gatos, com algumas rações, biscoitos e snacks vegetarianos para cães.

Techni-Cal

Em http://www.petemotions.com encontra Techni-Cal Vegetarian - Ração vegetariana para cães à venda online.



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-140-Caes-gatos-veganos.html

Inserido em: 2002.09.19 Última actualização: 2015.05.27

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Defesa Animal > Animais Domésticos
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues



Comentários



nutrição

carne,leite,ovos é veneno- oxidante também pra animais, eles sofrem diabetes, problemas cardiacos, artrites, vermes,falencia renal,intestinal,cancer ,etc igual aos humanos basta trocar para dieta vegana organica e terá cura...veja no google: mito da proteína animal -perigo do leite http://veganos.org.br
(Por: ivone)

[Por: @ 2014.07.07 - 09:13 | Responder | Imprimir ]


Alimentação Vegetariana para Gatinhos

Boa noite,
Tenho começado a pesquisar sobre alimentação vegetariana para as minhas duas gatas, inclusivamente o Veterinário que as acompanha disse que não havia qualquer tipo de problema em adoptar esse estilo de alimentação.
No entanto tenho uma gata com 4 meses (em crecimento) e apenas consigo encontrar alimentação vegetariana para gatos adultos.
Estou a procurar mal ou não existe ração vegetariana para gatinhos?

Obrigada,

Joana Costa

[Por: J8ana @ 2012.12.12 - 18:17 | Responder | Imprimir ]

Re: Alimentação Vegetariana para Gatinhos

De facto não existe (pelo menos que conheçamos) nenhuma ração vegetariana específica para gatinhos. Mas também pode dar a ração para gatos adultos, o problema é que não é tão nutricionalmente completa para um gato pequeno. Pode também dar alguns alimentos cozinhados para complementar, ou começar por dar alguma ração vegetariana com a ração normal até ele ter mais alguns meses.

[Por: cris @ 2012.12.15 - 16:37 | Responder | Imprimir ]



Alimentação vegetariana para cães

Um artigo muito interessante:

http://www.v-dogfood.com/2-health-dr-may.html

[Por: anasoares @ 2010.05.02 - 21:04 | Responder | Imprimir ]

Re: Alimentação vegetariana para cães

GOSTARIA DE DIZER QUE A RAÇÃO VEGETARIANA É MUITO BOA,POIS É MUITO INDICADA PARA CÃES COM PROBLEMAS DERMATOLOGICOS,JÁ VI MUITO CÃES TRATAR MUITO COM MEDICAMENTOS E SÓ MELHORAREM A PELE COM A RAÇÃO FRI DOG VEGETARIANA.POIS QUEREM SABER ONDE ENCONTAR PODE ME ENVIAR E-MAILS.

DANIELLE SIRCILI
(Por: DANIELLE SIRCILI)

[Por: @ 2010.10.08 - 02:28 | Responder | Imprimir ]

Re: Alimentação vegetariana para cães

É verdade, e a prova é a ração hipoalergénica da Purina (Purina HA), que é vegetariana. http://www.purinaveterinarydiets.com/CanineProductDetail.aspx?prod=223


> GOSTARIA DE DIZER QUE A RAÇÃO VEGETARIANA É MUITO BOA,POIS É MUITO INDICADA
> PARA CÃES COM PROBLEMAS DERMATOLOGICOS,JÁ VI MUITO CÃES TRATAR MUITO COM
> MEDICAMENTOS E SÓ MELHORAREM A PELE COM A RAÇÃO FRI DOG VEGETARIANA.POIS
> QUEREM SABER ONDE ENCONTAR PODE ME ENVIAR E-MAILS.
>
> DANIELLE SIRCILI
> (Por: DANIELLE SIRCILI)

(Por: ca)

[Por: @ 2011.02.16 - 22:26 | Responder | Imprimir ]

Re: Alimentação vegetariana para cães

Gostaria de saber sobre raçãO vegetariana, NÃO TRANSGÊNICAS e como adquirir.
> http://www.purinaveterinarydiets.com/CanineProductDetail.aspx?prod=223
>
>
> > GOSTARIA DE DIZER QUE A RAÇÃO VEGETARIANA É MUITO BOA,POIS É MUITO
> INDICADA
> > PARA CÃES COM PROBLEMAS DERMATOLOGICOS,JÁ VI MUITO CÃES TRATAR MUITO
> COM
> > MEDICAMENTOS E SÓ MELHORAREM A PELE COM A RAÇÃO FRI DOG
> VEGETARIANA.POIS
> > QUEREM SABER ONDE ENCONTAR PODE ME ENVIAR E-MAILS.
> >
> > DANIELLE SIRCILI
> > (Por: DANIELLE SIRCILI)
>
> (Por: ca)

(Por: Maria de Lourdes Martire)

[Por: @ 2012.06.20 - 23:13 | Responder | Imprimir ]

Re: Alimentação vegetariana para cães

No artigo acima tem indidação de marcas e contactos. Mas na loja online aqui do Centro Vegetariano encontra ração vegetariana da Amì. As rações vegetarianas por norma são sempre sem OGM.

[Por: cris @ 2012.06.21 - 23:53 | Responder | Imprimir ]





Re: Alimentação vegetariana para cães

Olá liguei para o SAC da Fri-Ribe que fabrica essa ração Fri-Dog Vegetariana e descobri que essa ração tem ingredientes de origem ANIMAL!

A vitamina D3 adicionada à essa ração é sintetizada a partir da lã das ovelhas!

Obrigado pela atenção!
(Por: Felipe)

[Por: @ 2012.05.31 - 18:48 | Responder | Imprimir ]

Re: Alimentação vegetariana para cães

A ração é vegetariana, mas não é vegana.

[Por: cris @ 2012.05.31 - 22:35 | Responder | Imprimir ]