Beringela

A beringela é um ingrediente comum na cozinha indiana, grega e francesa. É oriunda da Índia e parte do sudoeste Asiático, mas o seu cultivo estendeu-se a todo o mundo.
A beringela crua é um vegetal/fruto muito pouco calórico, com apenas 16 calorias em 100 gramas. É muito rica em água (93%) e fornece boas quantidades de potássio (200 mg/100g de beringela). Contribui com fibra alimentar (2,5 g/100 g), cálcio (10 mg/100 g) e fósforo (12 mg/100 g de beringela). É uma planta herbácea da família das solanáceas (que inclui a batata, o tomate, o pepino e o pimento). Os seus frutos são geralmente de cor violeta ou roxo escuro e de forma alongada, embora existam variedades redondas e de cor amarela ou branca.
O responsável pela cor púrpura e brilhante da casca da beringela é um tipo de fitoquímico, da família dos compostos fenólicos, chamada antocianina. Estudos laboratoriais revelam que esta substância actua como antioxidante, impedindo a acção nefasta dos radicais livres de oxigénio. Isto ajuda a proteger o organismo dos danos celulares, nomeadamente com propriedades anticancerígenas, e a reduzir a oxidação do colesterol e consequente risco de arterosclerose.

O consumo regular de sumo de beringela mostrou-se útil na diminuição dos níveis de colesterol total, promovendo a saúde dos vasos sanguíneos. É igualmente indicado o seu consumo em dietas que visem baixar a tensão arterial.
Apesar de ser pouco calórica e não ter gordura na sua composição, a beringela tem a capacidade de absorver grandes quantidades de gordura na sua preparação. Não deve por isso ser frita nem ser cozinhada com muita gordura.

Pode ser consumida assada, cozida, estufada ou guisada, a acompanhar pratos de soja, seitan, tofu, etc. Salgar as beringelas antes de as cozinhar ajuda a eliminar o suco de sabor amargo e reduz a humidade. Ao tornar a polpa menos densa, este processo impede que a polpa absorva tanta gordura. Corta-as às rodelas ou em cubos, salpica-as com sal e deixa-as em repouso durante 30 minutos. Depois passa-as por água, enxagua-as com papel absorvente e cozinha. O aço comum oxida rapidamente a polpa da beringela (fica escura), por isso deves cortá-la com uma faca de aço inoxidável.
Na escolha das beringelas, procura as que se encontrem bem rijas, com a pele polida, brilhante e sem manchas. São de evitar as que estiverem verdes e prefere as que ainda tiverem o pedúnculo e o cálice.



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-180-Beringela.html

Inserido em: 2003.01.31 Última actualização: 2006.11.11

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Alimentação > Alimentos > Legumes e outros vegetais



Comentários



sumo de beringela

Gostaria de saber quanto tempo depois de fazer o sumo eu posso tomar??? eu queria fazer em casa para poder tomar no serviço.
(Por: sandra)

[Por: @ 2013.04.19 - 16:43 | Responder | Imprimir ]


beringela branca

Gostaria de saber se existe alguma diferença entre a berinjela de coloração branca e as demais berinjelas.
(Por: fernanda costa)

[Por: @ 2012.06.24 - 05:08 | Responder | Imprimir ]

Re: beringela branca

Provavelmente existirá apenas algumas pequenas diferenças a nível nutricional, tal como costuma acontecer entre variedades semelhantes de legumes e frutos.

[Por: cris @ 2012.06.24 - 12:49 | Responder | Imprimir ]



tipo de beringela

Comprei uma beringela que é riscada de lilás e branco, e por dentro a polpa é branca com pouca semente e quando ferventei ela fico branca, é uma délicia não amarga. Fiz antepasso. Que tipo de beringela é essa? é muito produzida no Brasil? Já que é a primeira vez que a vejo. Aguardo resposta anciosa. Obrigada
(Por: nilde)

[Por: @ 2009.11.12 - 00:54 | Responder | Imprimir ]

Re: tipo de beringela

Existem vários tipos de beringelas. Há uma qualidade que é toda branca. Essa com lista brancas deve ser uma mistura entre a beringela roxa e a branca.

[Por: cris @ 2009.11.12 - 11:17 | Responder | Imprimir ]



Berimgela

no meu jardim plantei dois pés de beringela.
A planta já mais de meia duzia de beringelas, mas não sei quando e como é que elas estão em condições de serem colhidas.

Agradecia que me respondesse à questão.
Obrigado
(Por: Vitor Lemos (vitor_lemos@sapo.pt))

[Por: @ 2008.08.17 - 20:26 | Responder | Imprimir ]

Re: Berimgela

Olá Vítor

As beringelas estão prontas a consumir quando estiverem roxas e ainda rijas. Se as deixar mais tempo, geram-se reentrãncias de pele no interior do fruto e as sementes vão aumentar de tamanho e depois tornam-se tão grandes que têm que ser retiradas para se cozinhar o fruto. Tente apanhá-las mal ficarem todas roxas, e deixar amadurecer mais uma semana no frigorífico embrulhadas num guardanapo, ou num sítio fresco e escuro.
Boa sorte para a sua horta:)
(Por: Rita)

[Por: @ 2008.08.26 - 14:10 | Responder | Imprimir ]



Berimgela

Como e quando posso saber se o fruto está maduro (em condições de ser comestivel)?
(Por: Vitor Lemos)

[Por: @ 2008.08.17 - 20:22 | Responder | Imprimir ]


Beringela

Faço sumo de beringela e junto alho!
Sabor??? Não é dos melhores.
Queria saber a quntidade de sumo que de deve beber.
C. Rodrigues
(Por: C.Rodrigues)

[Por: @ 2008.05.08 - 22:18 | Responder | Imprimir ]


Re: interessante

> A beringela é muito agradável grelhada. Mas pelo que li também é possi´vel obter-se sumo de beringela, de que forma?

Corta um pedaço da beringela, retira-lhe a casca e bate no liquidificador com sumo de laranja. Adoça com um pouco de melaço.
Para sumo apenas a polpa da beringela deve ser usada. Pode juntar-se também com outros frutos.
(Por: )

[Por: @ 2006.03.06 - 17:16 | Responder | Imprimir ]

Re: interessante

Tem de se tirar mesmo a casca?
É que eu faço com a casca e, em vez de sumo de laranja junto água; não junto melaço nem nada doce.
Não fica muito saboroso, mas bebe-se bem.

> > A beringela é muito agradável grelhada. Mas pelo que li também é
> possi´vel obter-se sumo de beringela, de que forma?
>
> Corta um pedaço da beringela, retira-lhe a casca e bate no liquidificador
> com sumo de laranja. Adoça com um pouco de melaço.
> Para sumo apenas a polpa da beringela deve ser usada. Pode juntar-se
> também com outros frutos.
> (Por: )

(Por: Maria Fernanda)

[Por: @ 2006.07.28 - 04:04 | Responder | Imprimir ]



Anteriores <<