Fast-food pode viciar

Uma dieta de hambúrgueres, batatas fritas e alimentos ricos em gordura e repletos de calorias pode não só engordar como viciar. Esta foi uma das questões que levou um grupo de cientistas a realizar um estudo para estabelecer se existe, de facto, uma relação.

Investigadores que têm testado os efeitos biológicos destes tipos de alimentos estão a descobrir que certos produtos podem accionar mudanças hormonais no corpo e levar a um difícil controlo da alimentação.

«Novas e potencialmente explosivas descobertas sobre os efeitos biológicos dos "fast-foods" sugerem que comer até a obesidade não é apenas uma falta de autocontrolo», disse Michael Schwatz, endocrinologista da Universidade de Washington em Seattle, à revista «New Scientist».
Em apenas uma refeição, alimentos de fast-food podem fornecer toda a dose recomendada por dia de calorias e gordura. Quando as pessoas ganham peso, tornam-se mais resistentes à hormona leptina, que está fortemente relacionado com o peso e o apetite, e a um peptídio do cérebro, chamado galanina, que estimula a vontade de comer.
A leptina envia sinais à parte do cérebro que coordena o comportamento alimentar, mas, à medida que as pessoas engordam, tornam-se mais resistentes aos efeitos da hormona. «O cérebro perde a sua capacidade de responder a estas hormonas quando aumenta a gordura do corpo», disse Michael Schwatz.
Estudos em animais, conduzidos por Sarah Leibowitz, na Universidade Rockefeller, em Nova Iorque, também mostraram que ratos jovens que se alimentaram com uma dieta rica em gordura desde cedo ficaram obesos na fase adulta.
Está também a estudar-se se o abuso de alimentos com alto teor de gordura e açúcar pode causar alterações no cérebro semelhantes ao vício com drogas. «Alimentos altamente saborosos e estímulos sexuais altamente potentes são os únicos capazes de activar o sistema de dopamina com uma potência semelhante à activada pelas drogas», disse John Hoebel, psicólogo da Universidade Princeton, em Nova Jersey.
Outros cientistas, no entanto, argumentam não existirem provas conclusivas de uma possível relação entre alimentos ricos em gordura e açúcar e o vício.


Referências:
http://www.mni.pt/destaques/index.php?file=destaque&cod=3894

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-192-Fast-food-pode-viciar.html

Inserido em: 2003-04-12 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentação Omnívora
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues