Alimentos para a Beleza

Para prolongar a juventude e manter a boa forma física podemos contar com aliados mais simples do que cremes de última geração e técnicas cosméticas: os alimentos que ajudam a combater os radicais livres e os que equilibram o metabolismo.
Os alimentos com acções antioxidantes, que retardam o envelhecimento, são indispensáveis à beleza e à saúde.
Alguns desses alimentos são: arroz intregal, soja, castanha-do-pará, brócolos, cenoura, abóbora, papaia, manga e abacate.

São alimentos ricos em vitaminas, ácidos e proteínas capazes de atribuir à pele e ao organismo um carácter
jovial, além de assegurarem qualidade na saúde.

Arroz integral - Rico em fibras, mantém o bom funcionamento do intestino e facilita a eliminação de toxinas. O resultado é visível. Os cabelos tornam-se brilhantes e a pele fica mais viçosa. Boa fonte de vitaminas B e E, além de minerais, como manganês, zinco e cobre, que agem contra o envelhecimento precoce.

Soja - Proteína vegetal, estimula a produção de estrógenio (hormonas femininas). Quem a consome a partir dos 40 anos evita sintomas da menopausa, como calores repentinos e secura vaginal.

Castanha-do-pará - Semente oleaginosa, riquíssima em selénio e vitamina E, combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento. Uma única castanha tem 42 calorias e 60 gramas de selénio, quantidade de
que o organismo necessita diariamente. Não deve ser consumida em excesso, já que 100 gramas (quinze unidades) contêm 636 calorias.

Brócolos - Os flavonóides, substâncias que os mantêm verdes, retardam o envelhecimento. Ricos em vitaminas
do complexo B, cálcio, ferro e magnésio. Combatem a fadiga e a anemia, favorecem a concentração e a memória, melhoram o humor. As fibras presentes nos talos ajudam a evitar o cancro do intestino.

Cenoura, abóbora, papaia e manga - Legumes e frutas alaranjadas são boas fontes de betacaroteno, cuja acção é combater os radicais livres. No organismo, essa substância transforma-se em vitamina A, que fortalece o sistema imunológico, protege as mucosas do nariz e da garganta, previne infecções respiratórias e favorece a renovação da pele.

Abacate - Apesar de altamente calórico (uma fatia contém 100 calorias), é rico em glutationa, substância antioxidante. Protege as artérias do coração contra os efeitos maléficos da gordura. Tem vitaminas A (óptima para pele e cabelo), C (acelera a cicatrização) e cálcio (previne a osteoporose, doença que enfraquece os ossos).

Referências:

htttp://orbita.starmedia.com/veganismo

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-194-Alimentos-para-a-Beleza.html

Inserido em: 2003.04.24 Última actualização: 1999.11.29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Saúde > Alimentação e Saúde