Bem-vind@ Visitante! Registo / Login - Ficha Técnica - FAQ do Centro

Benefícios do chá para a saúde oral

O chá verde pode vir a ser útil para destruir os vírus e as bactérias que causam infecções na garganta e nos dentes, conforme nos assegura um estudo do microbiologista americano, Milton Schiffenbauer, da Universidade Independente Pace nos Estados Unidos. Problemas dentários, como as cáries, poderão ser evitados, caso a descoberta abra caminho para a medida de adicionar, em pastas dentífricas e elixires orais, substâncias que são, actualmente, encontradas no chá, principalmente no chá verde.

Este é mais aconselhável que o famoso chá preto, que tem propriedades semelhantes às da cafeína. A sua eficiência no combate aos microrganismos prejudiciais à saúde oral é salientada por este especialista.
Elementos denominados ?polifenóis? são igualmente benéficos para o problema do mau-hálito, segundo aponta um outro estudo norte-americano da Universidade de Illinois. As experiências bioquímicas comprovaram a eficácia destes elementos, pois reduzem o desenvolvimento das bactérias que provocam este desagradável sintoma. Assim, Christine Wu, professor da Universidade de Illinois na Faculdade de Odontologia de Chicago, afirma: «(...) O polyphenols matou cerca de 90% das bactérias mais comummente associadas ao mau hálito em menos de 20 minutos».
Não obstante, os dentistas continuam convictos de que tomar chá não dispensa os cuidados a exercer com a higiene oral, pois como nos confirma Ian Douglas, da Escola de Medicina da Universidade de Sheffield: «Não se deve parar de lavar os dentes com a pasta convencional, pelo menos, até que haja mais informações a respeito dos benefícios do chá». Note-se o pormenor curioso de que a Universidade de Sheffield fica na Grã-Bretanha, num dos países onde se consome mais este produto.


Referências:

http://www.mni.pt/destaques/?cod=4361

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-214-Benef%25EDcios%2Bdo%2Bch%25E1%2Bpara%2Ba%2Bsa%25FAde%2Boral.html

Inserido em: 2003.08.03
Última actualização: 1999.11.30
[ Comentar | Imprimir | Enviar | Partilhar no facebook ]

Alimentação > Alimentos > Tisanas, Especiarias, Ervas, Infusões
Saúde > Alimentação e Saúde


logo Twitter

logo Facebook

2012-02-07 11:11
Protetora escreve livro contanto histórias de pessoas que recolhem e ajudam os animais.
2012-02-07 11:03
Brasil: Manifestação Crueldade Nunca Mais - TV Bicho
2012-02-07 10:59
Pets obesos: um reflexo da humanização?
Problema pode ser solucionado com cuidados e carinho!
2012-02-07 10:52
Brasil: Peixes e animais apreendidos
2012-02-07 10:46
Animais sobrevivem em zona proibida no Japão
>
Fonte: EVANA
Recarga de desodorizante roll-on Cristal Aloé Vera e Chá Verde
Recarga de desodorizante roll-on Cristal Aloé Vera e Chá Verde
Recarga ecológica também para maior economia.