O bebé vegetariano

O primeiro ano da vida de uma criança é crucial para a implementação de bases para uma saúde saudável. Os pais, como responsáveis pela alimentação e demais cuidados do bebé, devem estar bem informados acerca das necessidades nutricionais nesta fase da vida das crianças. O bebé vegetariano ou vegano pode ser tão saudável e bem nutrido como outro bebé, ou melhor. Basta que os pais se assegurem que os alimentos escolhidos fornecem todos os nutrientes necessários ao crescimento e ao desenvolvimento apropriados das crianças.
Durante os primeiros anos de vida os bebés crescem a uma velocidade que não se voltará a repetir: no primeiro ano o bebé triplica o seu peso de nascença. As necessidades da maioria dos nutrientes são duas a três vezes maiores que as dos adultos (por quilograma de peso).

Considerando a pequena capacidade do estômago do bebé e a enorme velocidade com que crescem, percebemos porque é tão importante alimentá-lo exclusivamente com alimentos de elevado valor nutricional.


O período de amamentação ao peito deve ser no mínimo de seis meses e, de preferência, durante dois anos completos

Quanto mais se estuda a composição do leite materno mais certezas se têm quanto à sua importância para a saúde do bebé. Jamais algum laboratório conseguirá produzir semelhante alimento. Muito mais do que um perfeito equilíbrio de nutrientes, o leite materno fornece substâncias especiais que protegem o sistema imunitário e ajuda a criar laços afectivos entre a mãe e o filho.


Se a amamentação com leite materno não for possível, é recomendado um leite industrializado

As fórmulas industriais de leite em pó para bebés são a alternativa mais aceitável para substituir o leite materno. Devem ser escolhidas as variedades enriquecidas com ferro (a grande maioria é enriquecida), pelo menos até à introdução de alimentos sólidos, ricos em ferro. Se a amamentação ao peito for interrompida ou realizada menos de três vezes ao dia, deve usar-se também um suplemento deste leite.
O leite de vaca é pobre em ferro, pelo que não deve ser utilizado no primeiro ano de vida.
O leite de soja, enriquecido ou não, ou o leite de arroz não devem ser utilizados no primeiro ano de vida do bebé. Estas bebidas não fornecem os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento perfeitos, nesta fase, podendo causar desnutrição.


A partir dos 4-6 meses pode começar a introduzir alimentos sólidos, diversificando mais a alimentação

Até aos 4-6 meses o leite materno ou industrial são capazes de assegurar um fornecimento adequado de nutrientes ao desenvolvimento do bebé, nomeadamente em proteínas e cálcio. Não existem regras rígidas quanto à ordem de introdução dos alimentos sólidos após esta idade, embora a sequência mais usual seja: cereais infantis ("papas"), seguidos de vegetais em sopa, frutas e finalmente alimentos ricos em proteínas (tofu, leguminosas, nozes, sementes, ovos).


Os bebés lactentes não expostos ao sol em quantidade suficiente devem tomar suplementos de vitamina D

A DDR (Dose Diária Recomendada) determina que os bebés em lactação (desde o nascimento até aos 6 meses) não expostos ao sol tomem suplementos de vitamina D de 5,0 a 7,5 µg por dia. Acima dos 6 meses devem receber um suplemento de 10 µg por dia.
Pensa-se que o leite materno pode não fornecer a dose de vitamina D necessária ao bebé. Mesmo o leite das mulheres que se expõem regularmente ao sol e que consomem alimentos enriquecidos em vitamina D pode não apresentar níveis suficientes dessa vitamina.
Os bebés alimentados com leites industriais não necessitam de suplementos, uma vez que essas fórmulas são enriquecidas com esse nutriente.


Os bebés lactantes veganos devem receber um suplemento de vitamina B12 diariamente

Se és ovo-lacto-vegetariana e estás a amamentar, o teu bebé não precisa de suplemento de vitamina B12, a menos que a tua ingestão de leite, derivados e ovos seja limitada (menos de 3 copos de leite por dia ou 1 ovo).
Se és vegana e estás a amamentar, o teu bebé deve receber um suplemento de pelo menos 0,5 µg por dia, do nascimento até aos dois anos de idade.
Se o teu bebé é alimentado com leite industrializado não é necessário dar-lhe suplemento de vitamina B12, porque o produto já é enriquecido.




Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-22-O-beb--vegetariano.html

Inserido em: 2002-05-09 Última actualização: 2006-12-31

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Alimentação > Alimentação Infantil



Comentários



bagas goji

tenho um bebé com 9 meses penso que nao lhe posso dar bagas goji. É correcto? A partir de que idade posso dar? Obrigada,
Milene
(Por: Milene Santos)

[Por: @ 2011-11-14, 15:53 | Responder | Imprimir ]

Re: bagas goji

O ideal é aconselhar-se com o pediatra. As bagas gojis provavelmente podem ser introduzidas na mesma altura em que pode comer passas de uva e outros frutos secos.

[Por: cris @ 2011-11-15, 11:24 | Responder | Imprimir ]



Re: Introdução de alimentação complementar

Bárbara,
O artigo também enfatiza a importância da amamentação.
Mas todos sabemos que nem todas as mães conseguem amamentar até essa altura ou pelo menos em quantidade suficiente, pelo que pode ser necessário ir introduzindo alguns sólidos para complementar a alimentação da criança.

A incidência de diarreias em crianças deve-se sobretudo à introdução de produtos lácteos na sua alimentação (por ex, iogurtes, papas com leite de vaca). Estão mais do que provados os malefícios dos lacticínios para as crianças. A diarreia é uma consequência do seu consumo, assim como as alergias.

[Por: cris @ 2006-02-27, 15:49 | Responder | Imprimir ]


Introdução de alimentação complementar

Na faculdade sempre disseram que o aleitamento materno EXCLUSIVO deve ser feito até os seis meses. Entrando com outros tipos de dietas antes disso, aumenta a incidência de doenças diarréicas, que podem ser mais graves devido a pouca idade do bebê.
Não concordo que sejam introduzidos alimentos outros antes dos seis meses de idade.
(Por: Bárbara)

[Por: @ 2006-02-27, 15:33 | Responder | Imprimir ]