Utilidade dos animais de companhia

São vários os estudos recentes que apontam os benefícios, sobretudo para crianças e idosos, do convívio com animais de estimação. Cuidar de um animal de estimação tem pois um carácter formativo, tanto para as crianças como para os adultos.
Para o ser humano a utilidade destes animais, bem diferente da que tinha há alguns séculos, ou até anos, atrás; vai muito para além da simples companhia. Desde os primórdios que o Homem parece gostar da companhia de certos animais. No entanto, outrora quando o homem se rodeava de animais o seu propósito ia além da mera companhia dos bichos. O motivo era de índole mais prática do que actualmente. Os cães serviam para proteger os rebanhos ou bens, ou eram úteis para a caça; os gatos desempestavam as habitações dos ratos; os pássaros alegravam a casa; os equídeos ou os bovinos serviam como meio de locomoção e os demais animais eram para consumo alimentar ou contribuíam para a produção de outros alimentos. O estatuto de “animal de companhia” (exclusivamente cães e gatos) é recente.

A utilidade dos animais de companhia é principalmente levar o homem a estar em permanente contacto com a natureza. Está provado que o contacto com estes animais promove a construção de uma personalidade mais rica, salutar, pacífica e solidária.
As crianças com animais de estimação tornam-se mais responsáveis, pois têm a seu cargo um ser vivo que não pode ser desligado ao fim do dia, como um simples brinquedo. Também a observação do comportamento dos animais é extremamente enriquecedora, tanto intelectual como psicologicamente. A criança adquire noções básicas da fisiologia animal, de aspectos alimentares, de higiene e de reprodução, que grande parte das vezes também são comuns ao próprio homem. Aprende a conhecer e a respeitar o outro ser vivo nas suas diferenças. E também a reconhecer e a avaliar comportamentos emocionais, tais como o ciúme entre animais, a tristeza pela ausência do dono, a irritação quando alguém provoca o animal ou a alegria de uma brincadeira ou passeio. É ainda através dos animais de companhia que, muitas vezes, as crianças contactam pela primeira vez com a morte. A interiorização desta perda, apesar de tudo, pode ser positiva, pois os mais novos percebem que um ser vivo não é um brinquedo ou não tem várias vidas como nos jogos de computador.

Também, ao contrário do que se acreditava até agora, o contacto com cães e gatos reduz risco de alergia. Um estudo da secção de Alergia e Imunologia da Universidade da Georgia concluiu que o contacto com animais de companhia estimula o sistema imunitário reduzindo, por isso, o risco das alergias mais comuns. A investigação observou, do nascimento até aos 7 anos, 474 crianças e comparou as 184 expostas durante a infância a pelo menos dois gatos ou cães às 220 sem contacto com animais. Concluiu-se que as crianças que têm cães ou gatos reduziram para metade os riscos de serem sujeitas às alergias. Por exemplo, 15,5% das crianças sem animais são alérgicas aos gatos, contra 11,6% das crianças que vivem com um animal e 7,7% das que conviveram com dois bichos.

Vários estudos, apresentados no final de 2004 numa conferência internacional organizada em Glasgow (Reino Unido), revelaram também que as pessoas que têm um animal de estimação gozam de melhor saúde e, por conseguinte, vão menos ao médico.
Estes trabalhos, dirigidos por Bruce Headey, da Universidade de Melbourne, resumiram os dados obtidos durante avaliações anuais na Alemanha desde 1984 e depois em 1996 e 2001, que englobaram, no total, cerca de 10 mil pessoas. Foram ainda entrevistados 1451 australianos entre 2002 e 2004 e 642 chineses.
Ao dividir a população em três categorias, os cientistas comprovaram que o grupo mais saudável era o dos que tinham animais de estimação há cinco anos, seguido daqueles que tinham adoptado recentemente um animal. Em último lugar estavam aqueles que não tinham animais há vários anos.

Estudos recentes também indicam que os idosos e os doentes crónicos beneficiam enormemente com a presença de um cão ou de um gato. A qualidade de vida destas pessoas aumenta consideravelmente na companhia de um bicho. Este facto deve-se à conjugação de diversos factores, entre eles a distracção, a sensação de que há alguém que depende de si e a companhia amigável que faz esquecer os problemas.


Referências:
MONTEMOR, Tomás, Pés na Terra: “Comprar um cão” in Notícias Magazine n°569 de 20 Abril 2003
http://pegadas.online.pt/index.php?accao=artigo&id=883
http://www.mni.pt/destaques/index.php?file=destaque&cod=6469

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-239-Utilidade-dos-animais-de-companhia.html

Inserido em: 2003-10-11 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Defesa Animal > Animais Domésticos



Comentários



companhia ideal para uma criança

eu adoro todos os animais principalmente os golfinhos e as focas mas o cao e o gato sao o ideal para as crianças e todas as pessoas mas para os bébes todos os animais sao perigosos.
(Por: Ana Patricia)

[Por: @ 2007-11-05, 13:52 | Responder | Imprimir ]


Companhia certa!

"É muito bom ler um artigo que fala exatamente sobre a importancia e os beneficios de um amigo peludo.
Adorei o artigo ecom certeza quero repassalo para outras pessoas!"

[Por: 0 @ 2006-05-09, 12:49 | Responder | Imprimir ]