O Mito das Proteínas

No passado, algumas pessoas acreditavam que não se poderiam ingerir demasiadas proteínas. No início do século xx os norte-americanos foram aconselhados a ingerirem acima de 100 gramas diárias. Tão recentemente como na década de 1950 pessoas preocupadas com a sua saúde foram encorajadas a aumentar a ingestão de proteínas. Actualmente alguns livros da moda sobre dietas encorajam uma dieta rica neste nutriente para perda de peso, embora os americanos tendam a ingerir o dobro das proteínas que necessitam. E enquanto algumas pessoas seguindo uma dieta destas tiveram um curto sucesso na perda de peso, geralmente não estão conscientes dos riscos de saúde associados a uma dieta com excesso de proteínas. O excesso deste nutriente está ligado à osteoporose, doenças dos rins, pedras no aparelho urinário e alguns tipos de cancro.


Os tijolos da vida


O corpo humano constrói as proteínas a partir dos aminoácidos, que, por sua vez, provêm das proteínas que ingerimos. Uma dieta variada de feijões, lentilhas, grãos e vegetais contém todos os aminoácidos essenciais. Antigamente pensava-se que várias plantas tinham de ser ingeridas em conjunto para se aproveitar todo o seu potencial proteico, mas investigações mais recentes sugerem que não é este o caso. Muitas autoridades em matéria de nutrição, incluindo a Associação Dietética Americana (American Dietetic Association), acreditam que as nossas necessidades proteicas podem facilmente ser satisfeitas consumindo uma variedade de aminoácidos de fontes diferentes durante um dia inteiro. Por sua vez, ingerir calorias suficientes é essencial para o melhor uso das proteínas pelo corpo.

Consequências do excesso de proteínas


A dieta americana normal contém carne e lacticínios. Como consequência, é demasiado rica em proteínas. Isto pode provocar várias doenças de maior ou menor gravidade:


Durante muito tempo pensou-se que os atletas necessitavam de muito mais proteínas do que a população em geral. A verdade é que os atletas precisam de pouco mais, e esta quantidade adicional é-lhes facilmente fornecida pelas refeições mais abundantes que eles precisam para satisfazerem as suas necessidades calóricas. As dietas vegetarianas são adequadas para os atletas. Para seguir uma dieta que contém proteínas em quantidade suficiente, mas não demasiadas, simplesmente substitui os produtos animais por grãos, vegetais, legumes (lentilhas, ervilhas, feijões) e frutos. Desde que uma pessoa ingira uma variedade de plantas em quantidade suficiente para manter o peso estável, o corpo obtém a quantidade suficiente de proteínas.

Referências:
http://www.europeanvegetarian.org/lang/pt/info/kit/starter04.php

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-330-O-Mito-das-Prote-nas.html

Inserido em: 2004-11-20 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Saúde > Nutrientes essenciais
Iniciação... > Guia para novos vegetarianos
Pessoas > Artigos por Autor > PCRM



Comentários



defice em proteinas

Sou vegetariana a cerca de 4 anos, faço sempre analises de 6 em 6 meses e nunca tinha tido qualquer alteração. No entanto as ultimas analises revelaram um défice de albumina e um excesso de globulinas alfa-2. Será que alguém me sabe explicar o que isto significa e se terei que tomar algum tipo de suplemento?
(Por: sofy)

[Por: @ 2007-07-18, 19:23 | Responder | Imprimir ]


aminoacidos essenciais

Já muitos me falaram que nem todos os aminoácidos essenciais se conseguem obter através de uma alimentação ovo-lacto-vegetariana, nunca cheguei a um consenso no assunto. Gostava que me esclarecessem esta questao, pois o meu médico de família disse-me que poderia estar com uma carência em aminoácidos essenciais. E já agora que tipo de suplementos seriam mais adequados.
(Por: luppy)

[Por: @ 2007-07-18, 19:19 | Responder | Imprimir ]

Re: aminoacidos essenciais

O nosso corpo consegue sintetizar a maioria dos aminoácidos, mas oito deles - os tais designados de essenciais -(leucina, isoleucina, valina, treonina, metionina, fenilalanina, triptofano e lisina - em crianças, a histidina é também considerada um aminoácido essencial) devem obter-se através da alimentação. Actualmente sabe-se que o nosso corpo consegue combinar os aminoácidos provenientes de diferentes refeições para produzir proteínas completas.
Não existe nenhum aminoácido essencial que seja exclusivo de alimentos de origem animal, como tal através de uma alimentação vegetariana não é difícil fornecer proteínas completas ao organismo, bastando para tal fazer uma dieta variada.
(Por: )

[Por: @ 2007-07-22, 19:10 | Responder | Imprimir ]



Em primeiro lugar acho que a ciência erra em querer fixar um valor. Eu sou biólogo molecular e praticamente lactovegetariano (ainda consumo peixe de vez em quando) e sei que o metabolismo do corpo varia grandemnte conforme a nossa actividade e acima de tudo tem uma capacidade de adaptar-se e morificar-se q muitos não sonham.
Passando à prática, conheço vegetarianos de longa data e nenhum deles teve qualquer problema grave de saúde ou teve a vida modificada. Como eu aliás.

Basta ser-se sensato, consciente do que devemos comer e ouvir o que corpo pede e necessita.
(Por: Paulo Bessa)

[Por: @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]

Adaptação

Pois é isso mesmo que a generalidade das pessoas, incluindo profissionais, tem dificuldade em observar e entender.
O nosso corpo tem uma enorme capacidade de adaptação, e ajusta o seu funcionamento ao meio ambiente, à actividade e aos alimentos que ingere. O koala só come folhas de eucalipto e não tem problemas de b12 ou de falta de proteinas. Observar o corpo humano como um produto biológico mecânico acabado e produzido em série a que se podem aplicar regras imutáveis por tabela revela um profundo desconhecimento da nossa natureza.

> Em primeiro lugar acho que a ciência erra em querer fixar um valor. Eu sou
> biólogo molecular e praticamente lactovegetariano (ainda consumo peixe de
> vez em quando) e sei que o metabolismo do corpo varia grandemnte conforme a
> nossa actividade e acima de tudo tem uma capacidade de adaptar-se e
> morificar-se q muitos não sonham.
> Passando à prática, conheço vegetarianos de longa data e nenhum deles teve
> qualquer problema grave de saúde ou teve a vida modificada. Como eu aliás.
>
> Basta ser-se sensato, consciente do que devemos comer e ouvir o que corpo
> pede e necessita.
> (Por: Paulo Bessa)

[Por: gnanaatman @ 2010-09-26, 20:25 | Responder | Imprimir ]



Qtd de proteínas

Já se sabe qual a qtd de proteínas que são indispensáveis por dia por pessoa.
Não se deve exagerar nas proteínas animais, pois como todos sabemos além das gorduras que todas contem, há também a acrescentrar os antibioticos, as hormonas, etc que os produtores dão aos animais para eles crescerem e ao comermos muitas proteínas dessas estamos também a ingerir essas substancias. Devemos então complementar a nossa alimentação com proteínas vegetais.
Caso queira saber no seu caso qual a qtd minima diaria mande-me um mail: maria.arroz@netvisao.pt
Maria dos Anjos

[Por: @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]


Necessidade de proteínas

A necessidade MÉDIA de proteínas é de 1g/dia por cada kilo de peso. Isto é, uma pessoa com 60kg necessita de pelo menos 60g de proteínas diárias.
No entanto, a necessidade pode variar consoante a idade, o sexo, o nível de actividade (por ex, se se pratica desporto), a condição física (doença, gravidez) etc.

A questão das proteínas é considerada um mito pois numa alimentação omnívora muito rapidamente se ingerem 60g-80g de proteínas.
100g de carne têm cerca de 20g de proteínas, 100g de ovos têm 12g, 100g de leite têm 3g, 100g de arroz têm 7g, 100g pão trigo têm 6g. Só na carne/peixe que um omnívoro consome ao almoço e ao jantar se obtêm as proteínas necessárias. Depois temos ainda as proteínas do leite, do fiambre, do queijo, do arroz, do pão, das leguminosas e de todos os outros produtos que um omnívoro também ingere.
Além disso muitas pessoas não têm consciência de que se deve ingerir o dobro de hidratos de carbono do que de proteínas e de que os alimentos vegetais também têm proteínas. Existe como que um mito de que as proteínas são o nutriente mais importante... nunca se vê ninguém preocupado em saber se está ingerindo a quantidade recomendada de hidratos de carbono, mas sim de proteínas.
Tem sido veiculado por vários meios de comunicação de que os americanos consomem em média o dobro das proteínas de que necessitam.


webmaster

[Por: cris @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]


Anteriores <<