Presentes alternativos

Na escolha de presentes, devem preferir-se aqueles que sejam ecológicos, não impliquem exploração animal, não sejam maus para a saúde e cuja produção não advenha da exploração de mão-de-obra (sobretudo infantil, muito frequente em produtos “made in” países asiáticos).


Na compra dos presentes de Natal um vegano deve ter alguns cuidados, sobretudo se se decidir comprar alguma peça de vestuário ou de marroquinaria. Tem de se estar atento de forma a evitar produtos com pele, seda ou lã e produtos que sejam testados em animais (em http://www.centrovegetariano.org/Article-43.html vê a lista de empresas que não testam em animais) ou que incluam algum ingrediente de origem animal.

Nesta época pode aproveitar-se para se oferecer livros de cozinha vegetariana (vê sugestões de títulos em http://www.centrovegetariano.org/Article-228.html ) ou outros relacionados com o vegetarianismo.
Também se pode optar por comprar um filme ou DVD que aborde, por exemplo, as temáticas da saúde, da defesa animal ou do meio-ambiente (por exemplo: “Big Size Me”, “A Fuga das Galinhas”, “O Dia Depois de Amanhã”).

Existem também à venda produtos de associações de direitos dos animais, ambientais ou humanitárias. Entre esses produtos encontram-se Cd`s de música, artesanato, t-shirts ou sweat-shirts. Pode-se deste modo comprar coisas úteis ao mesmo tempo que se está a contribuir para uma boa causa.
Se se fizerem compras em lojas de comércio justo está-se igualmente a optar por presentes mais éticos e ecológicos.

Pode ainda optar-se por se fazerem os presentes que vamos oferecer. Aproveitando-se materiais aparentemente sem utilidade podem obter-se objectos bonitos e funcionais (molduras, brinquedos, etc.).

Outra alternativa pode ser oferecer um cão ou um gato que esteja numa associação ou canil municipal. Na certeza de que se proporciona felicidade tanto a quem o recebe como ao animal.
Algumas associações de apoio aos animais oferecem ainda a possibilidade de se apadrinhar um bicho. Oferecer um afilhado pode ser o presente ideal para quem gosta de animais, mas não tem possibilidades de os acolher em casa. Desta forma sabe-se que durante o tempo de apadrinhamento nada faltará ao afilhado.

Em http://www.centrovegetariano.org/Article-310.html
e em http://www.centrovegetariano.org/Article-302.html
encontras contactos de muitas lojas onde poderás fazer compras mais amigas do planeta.


Embrulhos
Também se deve tentar economizar a quantidade de papel e de laços a usar nos embrulhos. E quando se desembrulharem os presentes deve ter-se cuidado para não rasgar os papéis, pois é preferível retirar a fita-cola com cuidado de forma a não estragar o papel.

Existem algumas soluções mais ecológicas quanto ao destino a dar a estes papéis após o dia de Natal. Mais interessante do que queimá-los ou colocá-los no primeiro recipiente do lixo que encontramos será guardá-los para os embrulhos do próximo ano, colocá-los para reciclar ou aproveitá-los para um trabalho de bricolage, decoração ou simplesmente para forrar uma gaveta do armário.



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-334-Presentes-alternativos.html

Inserido em: 2004-12-18 Última actualização: 2009-12-20

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Consumidor Vegetariano > Produtos veganos
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues