Transgénicos prejudicam o ambiente

Um estudo britânico, encomendado pela comissão científica do Ministério do Ambiente e dos Assuntos Rurais e publicado no final de Março de 2005, concluiu que as culturas com organismos geneticamente modificados (OGM) são prejudiciais à fauna e à flora.
Os investigadores durante quatro anos compararam campos com culturas de transgénicos de colza com campos tradicionais e verificaram que nos primeiros havia menos sementes, flores, borboletas e abelhas.
As sementes de colza, assim como outros OGM, resistem ainda aos herbicidas, o que faz com que os agricultores tenham de utilizar produtos mais fortes para eliminar as ervas daninhas. O estudo refere também que a escassez destas ervas leva a que o número de insectos diminua consideravelmente.
Para os ambientalistas britânicos, os resultados do estudo provam que os OGM são nocivos para o ambiente e deviam ser proibidos.
Este foi o quarto estudo sobre transgénicos realizado no Reino Unido. Mas de acordo com o secretário de Estado do Ambiente, Elliot Morley, tratou-se do "mais importante até agora realizado no mundo". Apenas um dos estudos já feitos não encontrou efeitos nocivos nos transgénicos, tendo os restantes contribuído para que as empresas de biotecnologia não continuassem a introduzir novas variedades de OGM no país, tendo em conta as dificuldades que encontram junto da opinião pública.

Entretanto, a Comissão Europeia aprovou recentemente um documento com orientações sobre este assunto, no qual constata o "número crescente" de regiões europeias que anunciaram o propósito de recusar culturas de OGM nos seus territórios. O Algarve é uma delas.
No primeiro debate sobre a política europeia em relação aos transgénicos desde Janeiro de 2004, o executivo da União Europeia salientou que continuará a ser aprovada a entrada de novas variedades no espaço comunitário, apesar da oposição de alguns países membros e da maioria dos consumidores.


Referências:
Jornal Público, 23 de Março de 2005

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-343-Transg-nicos-prejudicam-o-ambiente.html

Inserido em: 2005-04-01 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Notícias > Notícias 2005
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Meio Ambiente