Hábitos alimentares adquirem-se aos 2-3 anos

De acordo com os resultados de um estudo levado a cabo, desde 1982, na cidade francesa de Dijon, se se dá uma alimentação pouco variada a uma criança, é pouco provável que na idade adulta ela diversifique as suas refeições. O estudo mostrou ainda que os hábitos alimentares se adquirem com 2 ou 3 anos de idade. De 1982 a 1999, cientistas da Universidade de Borgonha seguiram as escolhas de 418 crianças, dos 2 aos 3 anos, que frequentavam uma creche. Entre os diferentes alimentos que lhes foram apresentados durante uma centena de almoços, os produtos animais (carne, peixe, ovos) e as batatas eram os preferidos. Por outro lado, os legumes eram os menos escolhidos.

Em 2001 e 2002, esses primeiros trabalhos foram explorados por uma tese do Laboratório de Pesquisa dos Aromas do INRA (Instituto Nacional de Pesquisa Agrónoma). A responsável por essa tese, Sophie Nicklaus, procurou 341 dos antigos alunos da creche, com idades compreendidas entre os 4 e os 22 anos. As suas preferências alimentares foram comparadas com aquelas que tinham com a idade de 2-3 anos, tendo também em conta factores como a idade, o sexo, a corpulência e a profissão dos pais.
O estudo concluiu que as escolhas da infância determinaram as suas preferências futuras. Além disso, a corpulência e profissão dos pais não tem nenhuma implicação sobre as escolhas alimentares.

A investigação prossegue actualmente com o objectivo de descobrir como as crianças adquirem o seu gosto. Os primeiros resultados revelaram que as crianças que foram amamentadas durante mais tempo diversificam mais a sua alimentação. O fenómeno pode explicar-se pelas práticas educativas diferentes das mães que amamentam ou pela influência mais prolongada dos aromas do leite materno, mais diverso do que o leite industrial.
Esse novo estudo começou em Janeiro de 2005 pela mesma equipa de pesquisa e pelo Centro Europeu das Ciências do Gosto (CNRS, Inra e Universidade de Borgonha). Antes do Verão, 80 mulheres grávidas irão também integrar o programa e serão acompanhadas com as suas crianças durante vários anos.


Referências:
http://www.agrisalon.com/06-actu/article-15093.php (notícia divulgada pela France Presse)

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-347-H-bitos-alimentares-adquirem-se-aos-2-3-anos.html

Inserido em: 2005-06-03 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Alimentação > Alimentação Infantil