Como fazer leite de soja

O leite de soja é para os vegetarianos e também para intolerantes à lactose a melhor opção ao leite de vaca. Esta bebida, apesar do seu preço nos supermercados, pode ser facilmente preparada em casa apenas com feijão de soja (cerca de 100g por litro) e água.
Para que o leite seja de melhor qualidade deve preferir-se feijão de soja biológico. A qualidade do leite é directamente proporcional à qualidade da soja.
Com uma máquina de leite de soja a sua preparação é mais simples, rápida e económica do que pelo processo artesanal. Em cerca de 13-25 minutos (dependendo do modelo da máquina) e por menos de 0,20E o litro, obtém-se uma óptima bebida, sem aditivos nem conservantes, para o pequeno-almoço, o lanche e para usar em dezenas de receitas.
Além de poupar trabalho, usando a máquina a quantidade de soja por litro de leite é menor (cerca de metade da quantidade), pois o aparelho causa menos desperdícios e há menos gastos energéticos. Mas para quem preferir o processo artesanal, primeiro deve desfazer a soja (previamente demolhada) com a ajuda de um liquidificador e depois cozer, até obter um leite, e no final coá-lo para não ficar com grumos. Em http://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?article_id=64 apresenta-se uma receita explicando o processo com mais pormenor.
Para preparar a bebida usando a máquina, numa taça, lava bem 100g de feijão de soja e passa por água. Cobre os feijões com água e deixa de molho 8-10 horas em temperatura ambiente. Demolhar durante a noite é mais conveniente. Depois de demolhados, lava bem novamente os feijões.
O leite de soja de qualidade é confeccionado com feijão de soja demolhado. Este método proporciona-lhe uma melhor qualidade (os nutrientes são mais facilmente assimilados) e sabor e torna os feijões mais digestivos reduzindo a ocorrência de flatulência.
Para que a máquina faça o leite, basta que coloques água no recipiente, coloques os feijões de soja directamente no filtro e enrosques o filtro na cabeça da máquina. Depois é só ligar a máquina e escolher o programa adequado. Para veres as características das várias marcas de máquinas existentes no mercado, podes ler http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=113
Deixa o leite arrefecer antes de o transferires para um recipiente de vidro. Mantém o leite de soja no frigorífico a ou até 4ºC e consome no período de 7 dias para assegurar a qualidade.
A polpa de soja que resulta da preparação do leite, tanto usando a máquina como o processo artesanal, chama-se okara. Okara é uma excelente fonte de fibra natural, apresentando também algumas proteínas (3,22 g por cada 100g) e cálcio (80 mg por cada 100g). Pode ser adicionado a receitas de almôndegas, croquetes, patés, bolos, molhos, pães (substitui 1/3 da farinha por okara e reduz um pouco a quantidade de líquidos). Conserva-se no frigorífico 2-3 dias e no congelador 4 ou 5 meses.
Podes usar o leite de soja como bebida simples, adicionar a cereais de pequeno-almoço ou misturar com sabores (café, chocolate, baunilha), fruta ou adoçantes. Experimenta usar também para enriquecer sopas ou molhos, em receitas de pães, bolos, pudins, mousses, gelados, biscoitos, crepes ou batidos. Podes ainda usar para fazer tofu, bastando para isso adicionar um coagulante (cloreto de magnésio ou nigari).


Análise nutricional do leite de soja feito com a máquina (por chávena – cerca de 225g):
energia: 76 kcal
proteínas: 7 g
total de gorduras – 7 g
gorduras saturadas: 0,5 g
gorduras monosaturadas: 0,75 g
gorduras polisaturadas: 1,2 g
hidratos de carbono: 5 g
fibra: 3 mg
isoflavonas: 21 mg
cálcio: 9 mg
ferro: 1,5 mg
magnésio: 44 mg
fósforo: 113 mg
potássio: 325 mg
sódio: 28 mg
zinco: 0,53mg
cobre: 0,28 mg
manganês: 0,4 mg
selénio: 3 mcg
vitamina B1 (tiamina): 0,37 mg
vitamina B2 (riboflavina): 0,161 mg
vitamina B3 (niacina): 0,34 mg
vitamina B5 (ácido pantoténico): 0,11 mg
vitamina B6: 0,11 mg
ácido fólico (vitamina B9): 3,45 mcg
vitamina A: 6,9 mcg
vitamina E: 0,023 mg


Referências:
http://www.leitedesoja.com


Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-369-Como%2Bfazer%2Bleite%2Bde%2Bsoja.html

Inserido em: 2006.01.14 Última actualização: 2006.02.09

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentação Vegana > Despensa Vegana
Consumidor Vegetariano > Truques e Dicas
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues



Comentários



Leite sem máquina

Gostava de saber indicações de como fazer o leite sem máquina, utilizando a "varinha mágica".

Agradecido
(Por: )

[Por: @ 2012.05.13 - 14:12 | Responder | Imprimir ]

Re: Leite sem máquina

Tens neste sítio
http://www.eurooscar.com/receitas/subsleite.htm

encontras algumas receitas de leites vegetais sem máquina


> Gostava de saber indicações de como fazer o leite sem máquina, utilizando a
> "varinha mágica".
>
> Agradecido
> (Por: )

(Por: Patrícia Martinho)

[Por: @ 2012.05.14 - 00:39 | Responder | Imprimir ]