Churrasco Churrasco

Churrasco Vegetariano

Nos meses mais quentes do ano em que as temperaturas convidam ao convívio fora de portas e ao ar livre, são frequentes os churrascos nos quais se consome carne e peixe. No entanto, esta não é razão para um vegetariano ou vegano recusar um convite ou organizar ele próprio um churrasco vegetariano ou com opções vegetarianas.


De facto, este tipo de convívio é uma excelente oportunidade para dar a conhecer a todos a variedade e versatilidade da alimentação vegetariana na prática, demonstrando que não são absolutamente necessários os denominados “substitutos da carne e peixe” e que se podem fazer refeições saudáveis e completas com ingredientes que qualquer omnívoro conhece e normalmente tem em casa.


Deixamos-te várias ideias culinárias salutares que podes pôr em prática durante esta altura do ano e partilhar com todos quantos desejares.


Praticamente todos os legumes podem ser grelhados no churrasco e ficam bastante saborosos: cenoura às rodelas, pimento, curgete às rodelas grossas, pedaços de beringela, tomate, cogumelos, cebola, espigas de milho frescas pinceladas com um pouco de azeite, etc.. O tofu e o seitan, em cubos ou bifes, também são óptimos grelhados. Podes fazer espetadas com pedaços alternados da maioria destes alimentos depois de temperados e marinados algumas horas em, por exemplo, limão, molho de soja, alho, louro e alecrim. Uma sugestão é substituir os paus de espetada convencionais por ramos de loureiro para assim aromatizar ainda mais a refeição.


Podes ver alguns exemplos de receitas para churrascos vegetarianos em http://www.centrovegetariano.org/receitas/Cat-156.html ou http://www.vidavegetariana.com/especiais/churrasco.htm . Enquanto grelhas as espetadas podes pincelá-las com vinha de alhos elaborada com vinagre ou limão, alho, pimenta, colorau e sal. Outra sugestão é apenas pincelar com azeite aromatizado com ervas a teu gosto ou ainda com molho de churrasco, como o que podes ver em http://www.centrovegetariano.org/receitas/Article-453.html
Soluções um pouco mais dispendiosas e não tão saudáveis, mas que constituem também uma alternativa, são os hambúrgueres e enchidos vegetarianos pré-preparados disponíveis nas lojas de produtos naturais.
Para complementar nunca esqueças as saladas, preparações frescas e essenciais a um bom churrasco.


Referências:
http://www.cooks.com



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-402-Churrasco-Vegetariano.html

Inserido em: 2006-07-01 Última actualização: 2010-06-23

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentação Vegetariana
Consumidor Vegetariano > Truques e Dicas
Pessoas > Artigos por Autor > Ana Soares



Comentários



Churrasco

Artigo interessante: http://cantinhovegetariano.blogspot.com/2007/06/o-churrasco-nosso-de-cada-fim-de-semana.html

[Por: anasoares @ 2011-12-05, 22:28 | Responder | Imprimir ]


Vida d vegetariano...

É impressionante como ser vegetariano nos tempos que correm ainda é uma coisa "surreal"! Chateia-m bastante a ideia de que só comemos "ervas", e ainda de sermos alvo de piadas parvinhas. Porque será que as pessoas ditas normais acham que elas que comem carne são as normais e nós os... diferentes?

(Por: Marta)

[Por: @ 2006-07-04, 09:53 | Responder | Imprimir ]

Re: Vida d vegetariano...

> É impressionante como ser vegetariano nos tempos que correm ainda é uma
> coisa "surreal"! Chateia-m bastante a ideia de que só comemos "ervas", e
> ainda de sermos alvo de piadas parvinhas. Porque será que as pessoas ditas
> normais acham que elas que comem carne são as normais e nós os...
> diferentes?
>
> (Por: Marta)
Compreendo a tua frustração, Marta. De facto parece que os omnívoros não se apercebem que comem alimentos veganos todos os dias e que a carne e o peixe não são o principal num prato e devem ser rejeitados, mas cá estamos para informar!
É uma verdade que o pior cego é aquele que não quer ver e quando as pessoas começam com piadas, é sinal que não gostam de aprender e desprezam quem tem a humildade de ser aluno toda a vida.
(Por: )

[Por: @ 2006-07-05, 14:23 | Responder | Imprimir ]

Re: Vida d vegetariano...

> > É impressionante como ser vegetariano nos tempos que correm ainda é uma
> > coisa "surreal"! Chateia-m bastante a ideia de que só comemos "ervas",
> e
> > ainda de sermos alvo de piadas parvinhas. Porque será que as pessoas
> ditas
> > normais acham que elas que comem carne são as normais e nós os...
> > diferentes?
> >
> > (Por: Marta)
> Compreendo a tua frustração, Marta. De facto parece que os omnívoros não
> se apercebem que comem alimentos veganos todos os dias e que a carne e o
> peixe não são o principal num prato e devem ser rejeitados, mas cá estamos
> para informar!
> É uma verdade que o pior cego é aquele que não quer ver e quando as
> pessoas começam com piadas, é sinal que não gostam de aprender e desprezam
> quem tem a humildade de ser aluno toda a vida.
> (Por: )
Caiubets: Po meu amigo enquanto você criar isso dentro da sua cabeça isso vai existir, você escolhe o que quer pra sua vida , não precisa olhar para essas pessoas que você as considera ignorante, existem outras que não são, eu não sou vegetariano, mas muitas vezes vou em restaurantes vegetarianos porque a comida tambem é boa , e diferente do normal.

ENQUANTO VOCÊS ACHAREM QUE AS PESSOAS TE TRATAM COM DIFERENÇA, COM DIFERENÇA VOCÊS VÃO TRATA-LAS, SE TORNANDO NUM CICLO VICIOSO E RIDICULO CHAMADO DISCRIMINAÇÃO.



(Por: )

[Por: @ 2009-01-24, 02:20 | Responder | Imprimir ]




Espetadas de sucesso

Olá
Gostava de partilhar com todos a minha primeira experiência num churrasco enquanto única vegetariana. Preparei umas espetadas como se menciona no artigo e deixei marinar algumas horas, mas o que lhes conferiu ainda mais sabor foram os orégãos. Inicialmente pensei ter preparado demais, mas depois de prontas a maioria das pessoas quis provar e gostou bastante. Fiquei satisfeita por poder demonstrar como é fácil preparar uma refeição vegana para todos.

[Por: 0 @ 2006-07-02, 13:27 | Responder | Imprimir ]


sardinhada

Há dias fui convidada para uma sardinhada e aceitei o convite. Levei ingredientes comigo e fiz um salteado de seitan com cogumelos e uma salada com diversos vegetais, supostamente só para mim, mas em quantidade suficiente que todos os outros presentes pudessem provar.
Apesar de ter ficado um pouco salgado, toda a gente quis experimentar e gostou. A minha salada foi mais apreciada que a típica salada de alface e tomate que acompanhava as sardinhas.
É sempre útil participarmos nestes eventos e divulgarmos algo diferente. Há sempre quem nos chateie com perguntas e comentários tolos, mas também há sempre alguém que fica entusiasmado com a alternativa.
(Por: Irina)

[Por: @ 2006-07-02, 11:47 | Responder | Imprimir ]