10 Dezembro - Dia Internacional dos Direitos dos Animais

10 de Dezembro é o dia Internacional dos Direitos dos Animais e este ano tem lugar pela 10ª vez, chamando a atenção da opinião pública para a importância de uma Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
A 10 de Dezembro de 1948 a Assembleia Geral das Nações Unidas ratificou a Declaração dos Direitos do Homem. No mesmo dia do aniversário da ratificação da declaração que reconhece os direitos do ser humano, deseja-se alertar que todos os animais – e não apenas os humanos – merecem ter direitos, pretendendo-se assim alargar esses direitos humanos fundamentais a todas as criaturas sensíveis.

Esta campanha anual é liderada pela organização de direitos dos animais Uncaged Campaigns (Reino Unido) e seguida noutros países por várias associações de direitos do animais.
A Declaração Universal dos Direitos dos Animais promovida pela Uncaged Campaigns - que os animais têm direito a viver livres da dor, sofrimento, exploração e morte - foi assinada por grandes e pequenas organizações representativas de centenas de milhares de pessoas no Reino Unido, Argentina, Austrália, Brasil , Canadá, Chipre, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Itália, Irlanda, Israel, México, Luxemburgo, Países Baixos, Nova Zelândia, Nigéria, Filipinas, Polónia, Rússia, África do Sul, Espanha, Suíça, e nos E.U.A..

Em alguns países, nomeadamente no Reino Unido e França, nesta data realizam-se manifestações, vigílias, distribuição de material informativo e outras acções de rua. Estes eventos pretendem recordar os animais vítimas de crueldade e promover os direitos dos animais.
Estas acções têm levado a um mais amplo debate público e político sobre o conceito de base dos direitos dos animais. Procedimentos legais e políticos foram empreendidos para criar direitos para os grandes macacos na Nova Zelândia - http://www.uncaged.co.uk/news03.htm . Similares preocupações levaram à cessação da exploração dos grandes macacos para vivissecção no Reino Unido, e a uma crescente preocupação pública e política para a situação de todos os primatas não humanos.



Referências:
http://www.uncaged.co.uk/iard.htm
http://www.journee-internationale-droits-animaux.org

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-457-10-Dezembro---Dia-Internacional-dos-Direitos-dos-Animais.html

Inserido em: 2007.12.07 Última actualização: 2007.12.07

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Notícias > Notícias 2007
Defesa Animal
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues



Comentários



Pois em Portugal nem se ouviu falar deste dia :(

Será que para nós os animais realmente não têm sentido, nem opinião?
(Por: Sounatural.com)

[Por: @ 2007.12.11 - 13:09 | Responder | Imprimir ]

direitos?

Díficil é começar a escrever ou a pensar sobre um assunto, quando o choque é tão recente como uma criança e tão cansado com um velho trapo. Vou tentar não gerir uma história ou umas palavras bem acentuadas num texto perspicaz. Em tempos, tempos de ontem e de hoje, disseram de mim uma revolucionária sem intenções, uma cabeça vazia por encher, e até mesmo uma obcecada por fins nunca finalizados. Pois bem, não poderia estar mais contente com tamanhos elogios, sendo assim, tornando-me única naquilo que fazia, faço e farei. Os direitos dos Animais não cabem apenas dentro da palavra, ou de um contexto banal, não é aquilo que eu e mais uns poderemos fazer por eles e não é, certamente, delinear da maneira mais rigorosa, o bem e o mal. Os direitos dos Animais são iguais aos nossos, ou pelo menos deveriam ser. Por não serem, é que alguém tem que se manifestar por eles, seja a falar, a gritar, a calar, ou, simplesmente, não invocar acções que perturbem os animais. O Circo? Os únicos palhaços foram os que inventaram e os que aplaudem, o resto está enganado e maluco. O ZOO? Maneira mais simpática de trazem os animais até nós, Civilização das Bananas, os únicos que contribuem são os que pagam bilhete. A Tourada? Espectáculo dos Ricos e dos que gostavam de ser, mentalidades que não chegam aos calcanhares de um rato. Testes de Cosmética em Animais? Que lindos que ficamos, um gloss e um blush fazem toda a diferença, certamente que os cientistas concordaram que, se aos animais ficararia bem, porque não em nós? Peles? Deveriam ser usadas em Eras de Gelo em casos extremos, e não apenas porque o Jet7 assim o diz. Eu poderia falar de todos os casos que tenho conhecimento mas a minha intenção não é informar quem não quer ser informado, é sensbilizar para que parem de assistir a tais espectaculos, EXISTEM ALTERNATIVAS! Antes de ir a uma Tourada pense bem se fosse você no lugar do animal. Antes de ir a um Circo, lembre-se que um animal selvagem só pode ser domesticado se viver no medo e desgosto e não com dois biscoitos. Antes de ir às compras, lembre-se sempre que existem meios para se pararem com os teste aos animais, apenas as empresas não compaticipam para não gastarem do seu bolso, bolso esse que você enche. Antes de olhar para uma pele \"linda de morrer\", baseie-se somente no termo morte, foi isso que um Animal lhe deu a si em troca de dinheiro. Antes de ir a um ZOO lembre-se que aqueles animais não foram feitos para aquele sítio, tal como você gosta da sua liberdade, eles também gostam da sua.
Para o \"meu\" Mundo melhor é apenas preciso que parem de concordar e participar em tais regimes violentos! Já é meio passo dado, o resto deixe comigo que eu não me importo de lutar por isso.
Lembre-se sempre que antes de você cá estar, eles estavam primeiro, aceitaram-no sem ferir o seu espaço, faça o mesmo!
P.L.U.R.
(Por: joana)

[Por: @ 2009.11.27 - 04:11 | Responder | Imprimir ]