Comunicado: Alheira de Soja da Casa da Prisca não é vegetariana

Na sequência de vários pedidos de esclarecimento, o Centro Vegetariano confirma que a Alheira de Soja da marca Casa da Prisca não é adequada ao público Vegetariano, por ter revestimento em tripa de vaca.

A referida alheira encontra-se com frequência à venda na secção de produtos vegetarianos de muitas lojas e supermercados. Na página web do produtor [1], Salsicharia Trancosense, indica que é “Ideal para uma dieta sem proteínas animais”, induzindo facilmente o consumidor em erro, ou confundindo, uma vez que adiante informa que “O seu invólucro é tripa salgada de vaca”. Para complicar ainda mais, é prática generalizada, desta e de outras marcas, não referir o invólucro dos enchidos como ingrediente. Isto porque existe a distinção entre alimento, invólucro e embalagem. O alimento é suposto ser consumido, e os seus ingredientes devem ser listados no rótulo, excepto se usados em quantidades reduzidas. O invólucro, quando existe, como no caso dos enchidos, não é considerado ingrediente, embora seja prática corrente de muitos consumidores ingeri-lo a par do recheio.

Contactada pelo Centro Vegetariano, a Salsicharia Trancosense afirma que, tendo estudado diversas alternativas de invólucro, não encontrou nenhuma que apresentasse as propriedades desejadas à produção da referida alheira pelos métodos que usa. No entanto, existem no mercado vários enchidos, sob diversas formas e marcas, com invólucros 100% vegetarianos. Por outro lado, contendo o produto um ingrediente de origem animal que o torna inadequado para consumo pelo público vegetariano, seria mais correcto da parte do produtor mencioná-lo no rótulo – prática que a Salsicharia Trancosense informou que poderia equacionar, mas à data de redacção deste comunicado não temos informação que esteja a ser posta em prática.

Independentemente do desfecho deste caso, o Centro Vegetariano agradece à Salsicharia Trancosense a celeridade com que prestou as informações. E apela a esta e a todas as empresas para que, a bem de todos os consumidores e do seu próprio nome, procurem informar e produzir rótulos com a máxima transparência, bem como para que coloquem no mercado produtos de qualidade, que sirvam a um público cada vez mais exigente, esclarecido e diversificado, designadamente ao crescente número de consumidores Vegetarianos.

 

[1] http://www.casadaprisca.com/produtos/detalhes.asp?categoria=1&produto=2 , em 30/01/2009



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-511-Comunicado--Alheira-de-Soja-da-Casa-da-Prisca-n-o---vegetariana.html

Inserido em: 2009.01.30 Última actualização: 2009.01.30

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Notícias > Notícias 2009



Comentários



Alheira Vegetariana Eurofumeiro

A EUROFUMEIRO comunica que a partir do dia 13/04/2010 estão no mercado as ALHEIRAS VEGETARIANAS já são 100% vegetais incluindo o involucro. A tripa é 100% sintetica e sem causar nenhum problema ao consumidor final. Pode-se fritar so não é aconselhavel o seu consumo. Esta tripa sintetica é á base de celulose e não tem nenhum componente de origem animal. LAMENTAMOS NÃO TER SIDO TÃO CELERES NA RESOLUÇÃO DESTA SITUAÇÃO MAS DEPOIS DE VÁRIAS TENTATIVAS É QUE ENCONTRAMOS UMA TRIPA QUE TEM TODOS OS REQUISITOS E NÃO TEM nada de origem animal. PEDIMOS DESCULPA, MAS A PARTIR DE AMANHA ENTRARÃO NAS LOJAS AS ALHEIRAS 100% VEGETARIANAS. VERIFIQUEM OS ROTULOS E AS ETIQUETAS.

OBRIGADO POR TEREM SIDO PACIENTES.

(Por: Antonio Cepeda)

[Por: @ 2010.04.13 - 16:14 | Responder | Imprimir ]

Re: Alheira Vegetariana Eurofumeiro

Onde posso encontrar à venda as vossas alheiras?

> A EUROFUMEIRO comunica que a partir do dia 13/04/2010 estão no mercado as
> ALHEIRAS VEGETARIANAS já são 100% vegetais incluindo o involucro. A tripa é
> 100% sintetica e sem causar nenhum problema ao consumidor final. Pode-se
> fritar so não é aconselhavel o seu consumo. Esta tripa sintetica é á base
> de celulose e não tem nenhum componente de origem animal. LAMENTAMOS NÃO
> TER SIDO TÃO CELERES NA RESOLUÇÃO DESTA SITUAÇÃO MAS DEPOIS DE VÁRIAS
> TENTATIVAS É QUE ENCONTRAMOS UMA TRIPA QUE TEM TODOS OS REQUISITOS E NÃO
> TEM nada de origem animal. PEDIMOS DESCULPA, MAS A PARTIR DE AMANHA
> ENTRARÃO NAS LOJAS AS ALHEIRAS 100% VEGETARIANAS. VERIFIQUEM OS ROTULOS E
> AS ETIQUETAS.
>
> OBRIGADO POR TEREM SIDO PACIENTES.
>
> (Por: Antonio Cepeda)

[Por: gnanaatman @ 2010.04.14 - 02:03 | Responder | Imprimir ]


Re: Alheira Vegetariana Eurofumeiro

\"Não dever ser consumida\" não é exactamente o mesmo que imprópria para consumo, além de que na embalagem da vossa alheira não diz em lado nenhum que a tripa não deve ser consumida. Sintéctico não é sinónimo de impróprio para consumo.
(Por: Alexandra Oliveira)

[Por: @ 2012.03.18 - 14:29 | Responder | Imprimir ]


Re: Alheira Vegetariana Eurofumeiro

É possível encontrar estas alheiras vegetarianas no Brasil??

> A EUROFUMEIRO comunica que a partir do dia 13/04/2010 estão no mercado as
> ALHEIRAS VEGETARIANAS já são 100% vegetais incluindo o involucro. A tripa é
> 100% sintetica e sem causar nenhum problema ao consumidor final. Pode-se
> fritar so não é aconselhavel o seu consumo. Esta tripa sintetica é á base
> de celulose e não tem nenhum componente de origem animal. LAMENTAMOS NÃO
> TER SIDO TÃO CELERES NA RESOLUÇÃO DESTA SITUAÇÃO MAS DEPOIS DE VÁRIAS
> TENTATIVAS É QUE ENCONTRAMOS UMA TRIPA QUE TEM TODOS OS REQUISITOS E NÃO
> TEM nada de origem animal. PEDIMOS DESCULPA, MAS A PARTIR DE AMANHA
> ENTRARÃO NAS LOJAS AS ALHEIRAS 100% VEGETARIANAS. VERIFIQUEM OS ROTULOS E
> AS ETIQUETAS.
>
> OBRIGADO POR TEREM SIDO PACIENTES.
>
> (Por: Antonio Cepeda)

(Por: Luiz Henrique Araujo)

[Por: @ 2013.12.18 - 11:51 | Responder | Imprimir ]

Re: Alheira Vegetariana Eurofumeiro

Creio que não se vendem no Brasil.

[Por: cris @ 2013.12.18 - 17:59 | Responder | Imprimir ]




E já agora têm noção de que os materiais que usam têm um tempo de decomposição muito superior aos restantes materiais pelo facto de serem sintécticos. Portanto não se abatem os animais mas perturba-se de forma significativa o ambiente isto também não é muito simpático.
(Por: Francisco Pereira)

[Por: @ 2009.03.10 - 10:40 | Responder | Imprimir ]

Fazer criação intensiva de vacas é de longe das coisas menos ecológicas que existem. A criação de vacas é das actividades que mais gases nocivos lança para a atmosfera.

[Por: cris @ 2009.03.14 - 14:57 | Responder | Imprimir ]



Para os vegetarianos ou veganos - queria perguntar qual a composição do material dos vossos sapatos e das pulseiras dos relogios e afins ....No outro dia na televisão vi um vegano muito aperaltado e não comia nada que levasse á morte de animais mas os sapatos se não eram de pele de animal..... Respondam-me e satisfaçam-me esta curiosidade por favor


(Por: Francisco Pereira)

[Por: @ 2009.03.05 - 10:24 | Responder | Imprimir ]

Olá,

Como vegana, posso responder-lhe que os meus sapatos e roupa são todos sintéticos. Se procurarem bem vêm que há sapatos no mercado feitos de fibras sintéticas de boa qualidade e não tenho edredons nem almofadas de penas. As minhas bijuterias não são feitas com pedaços de animais.

Eu como vegana respeito os animais e também respeito a opção dos seres humanos que continuam a matar animais para comer ou vestir, aliás convivo com eles todos os dias. Só ainda não consegui perceber porque "atacam" tanto os vegetarianos e principalmente os veganos. Só porque não comem nem consomem nada que implique a morte de um animal?... É estranho não é?!

Simone



> Para os vegetarianos ou veganos - queria perguntar qual a composição do
> material dos vossos sapatos e das pulseiras dos relogios e afins ....No
> outro dia na televisão vi um vegano muito aperaltado e não comia nada que
> levasse á morte de animais mas os sapatos se não eram de pele de
> animal..... Respondam-me e satisfaçam-me esta curiosidade por favor
>
>
> (Por: Francisco Pereira)

(Por: Simone)

[Por: @ 2009.03.06 - 09:48 | Responder | Imprimir ]


É muito difícil distinguir uns sapatos veganos de uns sapatos de pele. À primeira vista, dificilmente consegue distinguir
Veja em http://www.vegetarian-shoes.co.uk algumas fotos de sapatos veganos.
Quanto a relógios, pulseiras, carteiras também existem muitas alternativas sintéticas. Além disso, a maioria das pessoas quando se torna vegana não deita fora os sapatos e a roupa que ainda tem de origem animal, usa-a até se gastar.

[Por: cris @ 2009.03.06 - 18:19 | Responder | Imprimir ]



Está tudo muito certo, desde que não usem a palavra "vegetariana". Podem chamar alheira à vontade e usar os ingredientes que achem melhores ou seguir a tradição da preparação das alheiras. Só não podem é chamar alheira vegetariana... chamem-lhe alheira de soja, alheira alternativa... mas nunca alheira vegetariana, ou dizerem que é adequada para vegetarianos.
O conceito de vegetarianismo diz "excluir da alimentação tudo o que implica a morte do animal".
(Por: )

[Por: @ 2009.02.22 - 16:52 | Responder | Imprimir ]


Alheira Vegetaria da Eurofumeiro

Vi a noticia sobre a alheira de soja e posteriormente comentários talvez de Vegetarianos sobre as Alheiras Vegetarianas produzidas pela Eurofumeiro. Fiquei surpreendido pelo conteudo dos comentários e das noticias principalmente relativamente ás alheiras Vegetarianas produzidas na Eurofumeiro. Se já verificaram na rotulagem feita nas alheiras vegetarianas produzidas e comercializadas pela Eurofumeiro está mencionado que o invólucro é tripa de vaca e não tripa sintéctica. E é tripa de vaca pois depois de um levantamento exaustivo sobre tripas sintecticas verificamos que existem um enorme e variado leque de tripas sintécticas a notar: que 98% das tripas sintécticas têm na sua origem compostos de origem animal (as comestiveis) , as restantes continuam a ter alguma percentagem de composto de origem animal e restante compostos que as tornam não comestiveis.
Por isso e para garantir que todos os consumidores vegetarianos ou não vegetarianos tivessem a consumir um produto seguro mantivemos as tripas de vaca sendo este invólucro considerado o mais adequado.
E mais adequado depois de ter contactado a Univers. de Biotecnologia do Porto e ter questionado se o que passava para a alheira de proteína animal seria significativo e que pusesse em causa o nome vegetariano e a resposta foi de que seria uma quantidade tão infima que nem numa análise quimica norma seria possivel de detectar talvez so utilizando uma técnica laboratorial muito mais precisa conseguiriam efectuar a detecção dessa presença de proteina animal. Indicaram-me ainda que de facto seria o mais aconselhavel a utilização de tripa de vaca do que a sintectica em termos de segurança alimentar.
Portanto considero e consideramos que tivemos sempre a segurança dos consumidores como primeiro obejctivo depois colocamos nop rotulo dos ingredientes a menção a que utilizamos tripa de vaca como tal mesmo para os vegetarianos mais exigentes fizemos questão de nunca estarmos a tentar iludir nem induzir ninguém em erro.

Agradecia que todos os consumidores independentemente de serem vegetarianos ou não tivessem sempre cuidado ao emitirem pareceres ou opiniões sem serem devidamente fundamnetadas e verificarem sempre toda a informação fornecida pelos produtores que estão de forma séria no mercado.
Estaremos completamente disponiveis a aceitar sugestões para o involucro das alheiras vegetarianas mas que não causem nemhum tipo de problema alimentar aos consumidores.
O NOSSO CONTACTO ESTA NO MAIL WWW.EUROFUMEIRO.PT


(Por: José António Cepeda (director de Qualidade e Seg. Alimentar - Eurofumeiro))

[Por: @ 2009.02.06 - 14:38 | Responder | Imprimir ]

Re: Alheira Vegetaria da Eurofumeiro


> Fiquei surpreendido pelo conteudo dos comentários e das noticias
> principalmente relativamente ás alheiras Vegetarianas produzidas na
> Eurofumeiro. Se já verificaram na rotulagem feita nas alheiras
> vegetarianas produzidas e comercializadas pela Eurofumeiro está mencionado
> que o invólucro é tripa de vaca e não tripa sintéctica. E

Penso que deve rever o seu conceito de vegetariano - obviamente que uma alheira com tripa de vaca não pode ser considerada vegetariana. A Eurofumeiro está a induzir o consumidor em erro.
(Por: )

[Por: @ 2009.02.06 - 19:10 | Responder | Imprimir ]


Re: Alheira Vegetaria da Eurofumeiro


Caro José,

Está-se mesmo a ver que não percebe nada de vegetarianismo e que só está aqui a tentar enganar e vender.

Pela lógica de que não faz mal comer um produto vegetal directamente envolvido com tripa (partes de animais que foram MORTOS, que só por si já era mais que motivo suficiente para se boicotar o produto), então quer dizer que para si também não faz mal fazer um jardineira com carne e gordura de porco, e depois só por a carne de lado e comer os vegetais?

Vá estudar que o seu mal é inconsciência (e dinheiro) e não venha para aqui tentar enganar o publico vegetariano.


FAÇO UM APELO: VAMOS BOICOTAR TODOS ESSES TIPOS DE PRODUTOS



> Vi a noticia sobre a alheira de soja e posteriormente comentários talvez de
> Vegetarianos sobre as Alheiras Vegetarianas produzidas pela Eurofumeiro.
> Fiquei surpreendido pelo conteudo dos comentários e das noticias
> principalmente relativamente ás alheiras Vegetarianas produzidas na
> Eurofumeiro. Se já verificaram na rotulagem feita nas alheiras
> vegetarianas produzidas e comercializadas pela Eurofumeiro está mencionado
> que o invólucro é tripa de vaca e não tripa sintéctica. E é tripa de vaca
> pois depois de um levantamento exaustivo sobre tripas sintecticas
> verificamos que existem um enorme e variado leque de tripas sintécticas a
> notar: que 98% das tripas sintécticas têm na sua origem compostos de
> origem animal (as comestiveis) , as restantes continuam a ter alguma
> percentagem de composto de origem animal e restante compostos que as
> tornam não comestiveis.
> Por isso e para garantir que todos os consumidores vegetarianos ou não
> vegetarianos tivessem a consumir um produto seguro mantivemos as tripas de
> vaca sendo este invólucro considerado o mais adequado.
> E mais adequado depois de ter contactado a Univers. de Biotecnologia do
> Porto e ter questionado se o que passava para a alheira de proteína animal
> seria significativo e que pusesse em causa o nome vegetariano e a resposta
> foi de que seria uma quantidade tão infima que nem numa análise quimica
> norma seria possivel de detectar talvez so utilizando uma técnica
> laboratorial muito mais precisa conseguiriam efectuar a detecção dessa
> presença de proteina animal. Indicaram-me ainda que de facto seria o mais
> aconselhavel a utilização de tripa de vaca do que a sintectica em termos
> de segurança alimentar.
> Portanto considero e consideramos que tivemos sempre a segurança dos
> consumidores como primeiro obejctivo depois colocamos nop rotulo dos
> ingredientes a menção a que utilizamos tripa de vaca como tal mesmo para
> os vegetarianos mais exigentes fizemos questão de nunca estarmos a tentar
> iludir nem induzir ninguém em erro.
>
> Agradecia que todos os consumidores independentemente de serem
> vegetarianos ou não tivessem sempre cuidado ao emitirem pareceres ou
> opiniões sem serem devidamente fundamnetadas e verificarem sempre toda a
> informação fornecida pelos produtores que estão de forma séria no mercado.
>
> Estaremos completamente disponiveis a aceitar sugestões para o involucro
> das alheiras vegetarianas mas que não causem nemhum tipo de problema
> alimentar aos consumidores.
> O NOSSO CONTACTO ESTA NO MAIL WWW.EUROFUMEIRO.PT
>
>
> (Por: José António Cepeda (director de Qualidade e Seg. Alimentar -
> Eurofumeiro))

(Por: Vegan)

[Por: @ 2009.02.15 - 05:51 | Responder | Imprimir ]

Re: Alheira Vegetaria da Eurofumeiro

Achei piada ao produto (Alheira vegetariana?! Do que estes tipos se lembram!), comprei e gostei. Lembrei-me de pesquisar na net algo sobre isto e vim cá dar.
Só não gosto mesmo de "injustiças" e por isso é que respondo. O José, que segundo diz é o responsável pela qualidade alimentar da empresa, escreve:
1 - A tripa é de natureza animal porque não existe outra não animal que permita o consumo;
2- A Universidade de Biotecnologia do Porto confirma esse facto e garante que a quantidade de proteína animal não é detectável numa análise química normal.

O que é que lhe respondem:
"não percebe nada de vegetarianismo", "está aqui a tentar enganar e vender", "o seu mal é inconsciência (e dinheiro)", "não venha para aqui tentar enganar o publico vegetariano".
Fantástico!!! Mais um que só come alface e bem lavadinha para tirar as lesmas. E, ainda por cima, com pouca capacidade para entender textos mais longos e elaborados. Porque o homem em altura alguma tentou enganar, vender, facturar. Apenas se limitou a explicar o porquê das alheiras serem revestidas com tripa de vaca. E a mim convenceu-me.

(Por: Norberto Fernandes (Consultor em gestão, consumidor que até gostou das alheiras...))

[Por: @ 2009.02.18 - 15:24 | Responder | Imprimir ]



Re: Alheira Vegetaria da Eurofumeiro

SEM COMENTÁRIOS!!!!

*lol*

Então a ver se entendo....

O involucro é tripa de vaca para ser comestivel com os requisitos da chamada 'segurança alimentar' certo?....
Mas se comemos o involucro qual é q quantidade de proteina animal que passou para o 'bolo alimentar' que acabou de se misturar com o conteudo da 'alheira'?!

Se fosse escrito que o involucro não era para ser ingeridO.... Ok. Não é vegetariano.... Mas, esta la a informação toda por tal se queremos comprar.... é em total consciência que o fazemos....

Agora se criam um produto "vegetariano" mas cujo involucro é feito de uma porção do intestino de uma Vaca ( que a menos que fosse um grande yogui.... há de ter morrido!)e ainda dizem que o involucro só é esse pedaço de carne morta para poder ser comestivel ( e passar logo logo para produto de carne recheado de vegetais NÃO VEGETARIANO)....

Há aqui qualquer incongruencia ou é so impressão minha?!

Isto lembra-me quando, nos meus primordios de vegetarianismo, pedia um prato vegetariano e ouvia a resposta: "Temos aqui uma saladinha de frutos do mar"!!!!!






> Vi a noticia sobre a alheira de soja e posteriormente comentários talvez de
> Vegetarianos sobre as Alheiras Vegetarianas produzidas pela Eurofumeiro.
> Fiquei surpreendido pelo conteudo dos comentários e das noticias
> principalmente relativamente ás alheiras Vegetarianas produzidas na
> Eurofumeiro. Se já verificaram na rotulagem feita nas alheiras
> vegetarianas produzidas e comercializadas pela Eurofumeiro está mencionado
> que o invólucro é tripa de vaca e não tripa sintéctica. E é tripa de vaca
> pois depois de um levantamento exaustivo sobre tripas sintecticas
> verificamos que existem um enorme e variado leque de tripas sintécticas a
> notar: que 98% das tripas sintécticas têm na sua origem compostos de
> origem animal (as comestiveis) , as restantes continuam a ter alguma
> percentagem de composto de origem animal e restante compostos que as
> tornam não comestiveis.
> Por isso e para garantir que todos os consumidores vegetarianos ou não
> vegetarianos tivessem a consumir um produto seguro mantivemos as tripas de
> vaca sendo este invólucro considerado o mais adequado.
> E mais adequado depois de ter contactado a Univers. de Biotecnologia do
> Porto e ter questionado se o que passava para a alheira de proteína animal
> seria significativo e que pusesse em causa o nome vegetariano e a resposta
> foi de que seria uma quantidade tão infima que nem numa análise quimica
> norma seria possivel de detectar talvez so utilizando uma técnica
> laboratorial muito mais precisa conseguiriam efectuar a detecção dessa
> presença de proteina animal. Indicaram-me ainda que de facto seria o mais
> aconselhavel a utilização de tripa de vaca do que a sintectica em termos
> de segurança alimentar.
> Portanto considero e consideramos que tivemos sempre a segurança dos
> consumidores como primeiro obejctivo depois colocamos nop rotulo dos
> ingredientes a menção a que utilizamos tripa de vaca como tal mesmo para
> os vegetarianos mais exigentes fizemos questão de nunca estarmos a tentar
> iludir nem induzir ninguém em erro.
>
> Agradecia que todos os consumidores independentemente de serem
> vegetarianos ou não tivessem sempre cuidado ao emitirem pareceres ou
> opiniões sem serem devidamente fundamnetadas e verificarem sempre toda a
> informação fornecida pelos produtores que estão de forma séria no mercado.
>
> Estaremos completamente disponiveis a aceitar sugestões para o involucro
> das alheiras vegetarianas mas que não causem nemhum tipo de problema
> alimentar aos consumidores.
> O NOSSO CONTACTO ESTA NO MAIL WWW.EUROFUMEIRO.PT
>
>
> (Por: José António Cepeda (director de Qualidade e Seg. Alimentar -
> Eurofumeiro))

(Por: Marta)

[Por: @ 2009.02.16 - 13:24 | Responder | Imprimir ]

Re: Alheira Vegetaria da Eurofumeiro

Meus caros, trazendo um pouco de luz à questão da classificação de "ALHEIRA VEGETARIANA" deixo a seguinte reflexão:
O conceito secular de ALHEIRA pressupõe tripas, carne de galinha, entre outras coisas.

No entanto, fruto dos excessos da nossa sociedade alguns mimados, que no entanto respeito, lembram-se de fazer birra à mamã para não comer carne e inventam o “Vegetarianismo”. Até aqui tudo bem... Tentando satisfazer os caprichos lá se vão fazendo produtos para responder a essas tendências da moda que desapareceriam logo caso a fome apertasse a sério.

No entanto, como QUÍMICO, aqui vai a explicação:
As proteínas alimentares têm, entre outras funções, a função construtora (Ver a nova roda dos alimentos). Independentemente da origem o importante mesmo é que as proteínas cheguem ao organismo. Do ponto de vista químico as proteínas animais ou vegetais têm na sua grande maioria a mesma constituição química variando única e exclusivamente a Fonte (Uma proteína é uma sequencia de aminoácidos e nada mais que isso).
Depois de ingeridas são “desmontadas” antes de serem absorvidas pelo organismo pelo que os aminoácidos (Unidade básica das proteínas) são indistinguíveis uns dos outros pelo simples facto de SEREM EXACTAMENTE IGUAIS sob todos os aspectos químicos, físicos e outros que se possam lembrar.

Não me estendo muito, apenas deixo a seguinte observação: Produtos lácteos, Ovos e derivados, sumos, café, cereais usados no pequeno-almoço, e uma quase infinita variedade de produtos alimentares têm proteínas animais (A proteína do soro de queijo. é inclusivamente usada na industria farmacêutica para criar suplementos alimentares e outros medicamentos). Remetam-se portanto ao budismo, vivam a ávida em contemplação e comam apenas frutos que caem das árvores (Não os arranquem senão a árvore sofre e chora) e lavem-nos muito mas muito bem porque o mosquito e/ou pássaro que lá pousou deixou células epiteliais que irão envenenar os vossos corpos

E para quem não gosta da denominação tem três opções:
1 – Compra e coloca a tripinha (invólucro) de lado
2 - Não compra e fica orgulhosamente sem saber o bom que é esta alheira (também já provei)
3 – Inventem um novo nome para este produto, pondo em causa o património ALHEIRA e tudo o que ele representa
(Por: José Peixoto)

[Por: @ 2009.02.19 - 14:53 | Responder | Imprimir ]

Re: Alheira Vegetariana da Eurofumeiro

Lendo tudo o que já foi escrito aqui parece-me que ninguém está realmente a ver a questão com a devida atenção.

Eu sou vegana e congratulo a Eurofumeiros e todas as empresas que estão no mercado a tentar acompanhar as tendências alimentares dos consumidores, que pelas estatísticas cada vez mais são vegetarianos ou veganos. E não é uma questão de moda, é mesmo por uma questão de princípios, ou mesmo por uma questão de saúde, ms não quero entrar por aí.

No caso destas alheiras, ou outro tipo de enchidos, que usam tripa de vaca para fazer o invólucro, nunca poderão ser consideradas vegetarianas pois utilizam uma parte do animal para a sua produção. Ora isto implica a morte de um animal, que ao contrário das plantas, tem sistema nervoso central (o tal que provoca o sofrimento!) o que é completamente inadmissível para um vegetariano ou vegano.

O vegetarianismo pressupõe a defesa dos animais, como tal a indução de dôr, seja ela de que maneira fôr, é completamente contrária aos nossos valoes.

Já quanto ao budismo, não vou comentar, pois penso que o nosso amigo é mais inteligente do que pareceu ao fazer o seu comentário das árvores...

Mas mais uma vez obrigada à Eurofumeiro e a outras empresas do mercado por estarem a tentar, pois só assim para um dia o mundo se tornar melhor. Eu faço a minha parte :)

Fiquem bem!

> Meus caros, trazendo um pouco de luz à questão da classificação de "ALHEIRA
> VEGETARIANA" deixo a seguinte reflexão:
> O conceito secular de ALHEIRA pressupõe tripas, carne de galinha, entre
> outras coisas.
>
> No entanto, fruto dos excessos da nossa sociedade alguns mimados, que no
> entanto respeito, lembram-se de fazer birra à mamã para não comer carne e
> inventam o “Vegetarianismo”. Até aqui tudo bem... Tentando satisfazer os
> caprichos lá se vão fazendo produtos para responder a essas tendências da
> moda que desapareceriam logo caso a fome apertasse a sério.
>
> No entanto, como QUÍMICO, aqui vai a explicação:
> As proteínas alimentares têm, entre outras funções, a função construtora
> (Ver a nova roda dos alimentos). Independentemente da origem o importante
> mesmo é que as proteínas cheguem ao organismo. Do ponto de vista químico
> as proteínas animais ou vegetais têm na sua grande maioria a mesma
> constituição química variando única e exclusivamente a Fonte (Uma proteína
> é uma sequencia de aminoácidos e nada mais que isso).
> Depois de ingeridas são “desmontadas” antes de serem absorvidas pelo
> organismo pelo que os aminoácidos (Unidade básica das proteínas) são
> indistinguíveis uns dos outros pelo simples facto de SEREM EXACTAMENTE
> IGUAIS sob todos os aspectos químicos, físicos e outros que se possam
> lembrar.
>
> Não me estendo muito, apenas deixo a seguinte observação: Produtos
> lácteos, Ovos e derivados, sumos, café, cereais usados no pequeno-almoço,
> e uma quase infinita variedade de produtos alimentares têm proteínas
> animais (A proteína do soro de queijo. é inclusivamente usada na industria
> farmacêutica para criar suplementos alimentares e outros medicamentos).
> Remetam-se portanto ao budismo, vivam a ávida em contemplação e comam
> apenas frutos que caem das árvores (Não os arranquem senão a árvore sofre
> e chora) e lavem-nos muito mas muito bem porque o mosquito e/ou pássaro
> que lá pousou deixou células epiteliais que irão envenenar os vossos
> corpos
>
> E para quem não gosta da denominação tem três opções:
> 1 – Compra e coloca a tripinha (invólucro) de lado
> 2 - Não compra e fica orgulhosamente sem saber o bom que é esta alheira
> (também já provei)
> 3 – Inventem um novo nome para este produto, pondo em causa o património
> ALHEIRA e tudo o que ele representa
> (Por: José Peixoto)

(Por: Simone)

[Por: @ 2009.02.20 - 09:08 | Responder | Imprimir ]

Re: Alheira Vegetariana da Eurofumeiro

Finalmente alguem põe a claro o CONCEITO de vegetarianismo em que o mesmo é fundamentado na luta e repulsa com o sofrimento infligido aos animais aquando a sua morte para a produção dos diversos produtos alimentares... Mas à luz desse conceito pergunto:Os vegetarianos usam sapatos? Correias? Relogios? pulseiras com berloques? aquelas pulseiras e colares da BIJU cheias de pecinhas de couro e penas coloridas (muitas delas sao penas a sério)? Almofadas de penas)... etc, etc, etc????

é que tudo isso implica a morte de umas vaquinhas e outros animais para extrair o couro. Nao refiro a lã pois o unico efeito é a ovelha ter um pouco de frio e os criadores (conscientemente) efectuam a tosquia na primavera a pensar nisso.

Esta nao é nenhuma pergunta a gozar.. è mesmo a sério pois pensei seriamente nesse assunto e encontro aí uma enorme incoerencia que me leva a mim e outras pessoas a pensar que ser vegetariano ou VEGAN é uma moda de classe média/alta e não uma legitima questão de principio ou ocnsciencia


até lá comam as alheiras vegetarianas que são extraodinariamente boas.

José Peixoto (O Quimico de há dois comentários atrás)
(Por: José Peixoto)

[Por: @ 2009.03.05 - 14:58 | Responder | Imprimir ]

Re: Alheira Vegetariana da Eurofumeiro

Caro José,


> Mas à luz desse conceito pergunto:Os vegetarianos usam sapatos? Correias?
> Relogios? pulseiras com berloques? aquelas pulseiras e colares da BIJU
> cheias de pecinhas de couro e penas coloridas (muitas delas sao penas a
> sério)? Almofadas de penas)... etc, etc, etc????

Como já foi explicado noutras mensagem desta sequência: vegetarianos que o são por razões éticas ou ecológicas, que tudo indica são a maioria, não usam nada que implique a morte do animal.
Vegetarianos que o são por razões exclusivamente de saúde não terão problemas em usá-los.




> Esta nao é nenhuma pergunta a gozar.. è mesmo a sério pois pensei
> seriamente nesse assunto e encontro aí uma enorme incoerencia que me leva
> a mim e outras pessoas a pensar que ser vegetariano ou VEGAN é uma moda de
> classe média/alta e não uma legitima questão de principio ou ocnsciencia

Não se preocupe que aqui ninguém leva a mal a sua ignorância - grande parte de nós já passou por isso. Poucos tiveram a felicidade de nascer em famílias vegetarianas.
De resto, posso-lhe adiantar ainda que aproximadamente 69.31 % dos vegetarianos afirmam sê-lo principalmente por razões éticas.



> até lá comam as alheiras vegetarianas que são extraodinariamente boas.
>
> José Peixoto (O Quimico de há dois comentários atrás)

Oh diabo, veio ao sítio errado vender as suas alheiras com tripa!
Mas pelo menos demonstra que já está atento ao problema, espero que em breve o resolva. Quando o resolver, com certeza terá aqui melhor público e a própria comunidade vegetariana há-de divulgar as alheiras aos quatro ventos!

Abraço,
(Por: )

[Por: @ 2009.03.07 - 16:33 | Responder | Imprimir ]






Re: Alheira Vegetaria da Eurofumeiro

Nao se devem alienar empresas de tentar substituir produtos animais por vegetarianos, mas chamar vegetariana a uma alheira que tem involucro de tripa e ir longe de +.
O mais ridiculo e eles pensarem que por passarem quantidades negligiveis de materia animal da tripa para a o conteudo que a alheira pode ser considerada vegetariana. Nao entendem que essa nao e a questao. Mesmo que nao passasse absolutamente nada a alheira continuava a nao ser vegetariana i continuaria a ser rejeitada pela maioria dos vegetarianos, que o sao nao simplesmente por uma questao de saude.
Em certos paises esta empresa seria posta em tribunal, mas em portugal parecem nao haver regras de rotulagem.
Posto isto hoje vi a venda essa Alheira Vegetariana da Eurofumeiro que diz ter involucro sintectico. Sera que voltaram atras?
Ainda sendo sintectico pelos vistos nao e vegetariano!?!?! o que e uma grande pena.
(Por: Andre Correia)

[Por: @ 2011.02.15 - 18:32 | Responder | Imprimir ]

Re: Alheira Vegetaria da Eurofumeiro

A alheira da Eurofumeiro foi de facto alterada e agora só usa tripa sintética, bem como todos os ingredientes são vegetarianos.

[Por: cris @ 2011.02.15 - 19:48 | Responder | Imprimir ]


Re: Alheira Vegetaria da Eurofumeiro

Bem... nunca imaginei que uma alheira desse tanta polémica... e só por causa da tripa!!!
Eu não sou vegetariana, mas até gosto do conceito e da comida... Acho é que não é necessário extremismos.
Quanto às alheiras vegetarianas, que bem podiam ser chamadas de alheiras com vegetais, assim não feria suscetibilidades a ninguém, são deliciosas e uma boa alternativa às alheiras tradicionais... como não se come a \"tripa\", pelo menos eu não como, o recheio é de vegetais exclusivamente.
Eu gostei, e muito...
(Por: Mari)

[Por: @ 2011.07.18 - 00:02 | Responder | Imprimir ]

Re: Alheira Vegetaria da Eurofumeiro

A alheira da Eurofumeiros actualmente já não usa tripa de vaca, e é indicada para vegetarianos.
As empresas podem usar os ingredientes que desejam, agora não devem é rotular de vegetariano um produto que não o é...

[Por: cris @ 2011.07.18 - 23:11 | Responder | Imprimir ]




Re: Alheira Vegetaria da Eurofumeiro

será por causa da pele que a alheira está a desaparecer do mercado?

A questão da pele de origem animal não tem a ver com segurança mas com princípio! Então para a comunidade vegan... é uma pena...porque são tão boas....
Acho que devia reconsiderar e manter o produto com pele sintética. Conquita um mercado crescente destas duas comunidades: a vegetariana e a vegan

CRistina Lima

(Por: cristina Lima)

[Por: @ 2014.06.26 - 10:30 | Responder | Imprimir ]



alheiras vegetarianas\ vegan!

só não digo um monte de asneiras por respeito à instituição que é o centrovegetariano...
recentemente comprei umas alheiras "novas" numa ervanária, só não tenho a certezaq que o fabricante era este...
(Por: Hugo Gomes)

[Por: @ 2009.02.02 - 17:36 | Responder | Imprimir ]


e outra

O mesmo acontece com o produto (com o nome de alheira vegetariana) da Euro Fumeiros, encontrado à venda no Jumbo de Parque Nascente (Porto).
(Por: bricolage)

[Por: @ 2009.02.01 - 11:09 | Responder | Imprimir ]


Anteriores <<