Resposta à Crónica “Bem-vindos de volta às cavernas”

Relativamente à crónica "Bem-vindos de volta às cavernas", de Joel Neto, publicada na revista Notícias de Sábado, de 10/10/2009, o Centro Vegetariano, Associação Ambiental para a Promoção do Vegetarianismo, comenta e esclarece:

Não sendo os pontos acima exaustivos, são os que nos parecem erros mais grosseiros e flagrantes na crónica referida. Assim, o Centro Vegetariano agradece a publicação desta mensagem ao abrigo do direito de resposta, e espera que os órgãos de comunicação social e pessoas envolvidas estejam mais atentos em futuras publicações e não descurem a responsabilidade social que uma publicação de tiragem nacional deve ter em conta nos seus critérios editoriais.

 

[1] http://www.pcrm.org

[2] http://www.eatright.org/cps/rde/xchg/ada/hs.xsl/advocacy_10464_ENU_HTML.htm

[3] http://www.centrovegetariano.org/Article-451-Portugal+30+000+Vegetarianos.html

[4] http://www.centrovegetariano.org/Article-518-Ética+move+vegetarianos.html

 

----------------------------

A crónica referida pode ser lida em:
http://www.centrovegetariano.org/images/noticias%20sabado-vegetarianismo.jpg

 

Contactos:
ns@noticiassabado.pt (revista Notícias de Sábado)
neto.joel@gmail.com (Cronista Joel Neto)

 



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-528-Resposta---Cr-nica--Bem-vindos-de-volta--s-cavernas-.html

Inserido em: 2009.10.12 Última actualização: 2009.10.25

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Notícias > Notícias 2009



Comentários



Realmente...

Obrigada por partilharem a resposta que deram...

Realmente... como tão levianamente se alteram conteúdos e dados ao serviço do próprio umbigo, desculpem-me gosto mais de ser construtiva, mas foi a minha primeira observação ao ler a crónica. Pode ser que a vossa resposta, que é construtiva, sirva de algo.

A continuação de um muito bom trabalho. Um abraço
Isabel
(Por: Isabel de Matos)

[Por: @ 2009.10.20 - 14:43 | Responder | Imprimir ]

Enviei este e-mail ao Sr. Jornalista - desculpem lá a sinceridade!

Boa tarde,

Gostaria na sequência do seu artigo "Bem-vindos de volta às Cavernas"

http://www.centrovegetariano.org/images/noticias%20sabado-vegetarianismo.jpg

tecer algumas considerações que acho serem consequência directa da sua falta de formação na área; humor à parte é estranho que não refira dados técnicos nem científicos válidos que suporte as suas permissas; digo "suas" pois não são em nada fundamentadas, portanto são mesmo "só suas". Independentemente se ser ou não vegetariano, a carência no domínio do conhecimento choca-me e o vazio de dados objectivos é gritante.
O que me leva a concluir que não é a condição de crónista que gera a qualidade e o respeito mas sim o contrário!

Há um jornalista que certo dia disse que achava que o "despertar de emoções" aquando da leitura de uma crónica seria sinónimo de qualidade; no caso da sua crónia "o despertar" de uma emoção primária atendendo à primitividade e simplismo em torno das críticas. Vegetarianos ou não - a escolha vale o que vale - e a liberdade em aceitar as escolhas é uma necessidade adquirida em Democracia. Vale também interrogar e muito mais - mas sempre com um certo domínio na matéria.

A mensagem principal apenas contribui para estabelecer um certo provincianismo à volta destas questões, pois seria impensável públicar uma crónia (com esta fraca qualidade) em França ou em Inglaterra, por exemplo. As suas ideias traduzem preconceito e geram preconceito. Talvez seja essa a sua intenção mas percebo agora o porquê da ideia de "asfixia democrática" - existem maus jornalistas e esses deviam ser devidamente responsabilizados, tal como todos os maus profissionais - talvez utilizando métodos "primitivos" - ai concordo que se devia voltar às Cavernas.

Bastava pesquisar um pouco mais sobre o assunto e depois disso dar a camada de humor ( e não o contrário, na minha modesta opinião)

Agradeço imenso,
Com os Melhores Cumprimentos,
Eng.º Nelson Melo Simas

(Por: Nelson Melo Simas)

[Por: @ 2009.11.04 - 17:20 | Responder | Imprimir ]

Re: Enviei este e-mail ao Sr. Jornalista - desculpem lá a sinceridade!

Mail que enviei ao dito "jornalista"

Depois de lêr o seu "artigo" (artigo entre aspas, porque deixa de ser um artigo quando é mal investigado, a meu entender) reparo que
o Sr. Joel para alem de ser vago em muitas coisas, reparo que também o é na intervenção que tenta ter no jornalismo, visto estar muito
longe de ser alguém que transmite noticias verdadeiras e com algum sentido de Informação correcta e essencial! E sabe...eu não sou vegetariano, mas meu deus...não fale de coisas
que não sabe, pois pode passar por ridiculo, que foi isso que, com tanta facilidade o fez ao escrever um artigo que foi do mais vazio e vago que ja li nos ultimos tempos!

Ao lér o seu artigo pensei "Este sr não sabe nada de vegetarianismo, não quer saber e tenta ganhar dinheiro ao escrever barbaridades direccionadas ao pobres coitados dos
leitores que vão "comendo" a carne que o sr tem para vender....afinal pergunto...que raio de jornalismo é esse que o sr tenta transmitir aos leitores? Mentiras?

Por favor!!!! Investigue melhor os temas que tenta transmitir aos leitores...para que, tal como lhe disse, não passar por ridiculo, vago e por "jornalista" que coitado como não tém
inspiração para mais se envolve na mediocridade!

Tenho dito!

Gomes Leal


E muito teria para lhe dizer, mas não o sinto preparado.......

(Por: Gomes Leal)

[Por: @ 2009.11.08 - 15:29 | Responder | Imprimir ]




Inacreditavel

Ainda tentei entender o artigo como se pudesse ter sido escrito de forma ironica ou sarcastica mas cheguei a conclusao que e produto duma grande ignorancia i odio.
Mesmo que fosse ironia ou sarcasmo, so seria legitimo inventar dados se a ironia ou sarcasmo fossem dados a entender de forma obvia. Senao e enganar as pessoas.

[Por: andycor @ 2009.10.14 - 14:56 | Responder | Imprimir ]


Infelizmente na maioria dos casos os órgãos de comunicação social estão mais preocupados em vender...

[Por: silamelo83 @ 2009.10.13 - 15:10 | Responder | Imprimir ]