Dióspiro Dióspiro

Dióspiro, fruto outonal

Dióspiro ou caqui – diopyros - (apelidado de fruto dos deuses e fogo divino) é um fruto centenário originário da China, tendo-se expandido mais tarde para a Coreia e Japão. É amplamente cultivado em climas moderados, existindo cerca de 800 variedades, mas podem ser divididos em duas grandes categorias: os adstringentes (só podem comer-se totalmente maduros, doutra forma os taninos presentes no fruto fazem com que “trave na boca”) e os não-adstringentes (estes podem ser comidos tal como maçãs quando estão estaladiços).

DiospireiroA variedade de dióspiros mais conhecida em Portugal é a de casca lisa, fina, cor-de-laranja forte ou amarelo-torrado e de polpa muito mole e viscosa que surge na época inicial de Outono. São, por isso, frutos bastante ricos em hidratos de carbono (embora de absorção rápida, devendo ser consumidos com moderação), caroteno, vitamina C, fibras, potássio, magnésio e ferro promovendo a saúde dos olhos, pele, intestinos, ossos, contracção muscular, controlando a hipertensão e o colesterol e equilibrando fluidos do organismo humano.
Têm também efeitos antioxidantes e anti-cancerígenos.


Aquando da compra, é aconselhável que os frutos tragam pedúnculo e cálice, bem como a casca sem manchas nem fissuras pois é frequente a polpa ser atacada por pequenas larvas brancas camufladas nos pequenos e frágeis veios esbranquiçados.


Os dióspiros são geralmente consumidos ao natural sem casca, com canela ou em recheio de tartes, em compotas, batidos, saladas, no iogurte ou secos no desidratador.


 


Referências:
http://www.crfg.org/pubs/ff/persimmon.html
http://healthmad.com/nutrition/the-many-health-benefits-of-eating-persimmons/
http://www.clubeprodutores.sonae.pt/fichatecnica_diospiro.html
http://www.diabetic-diet-secrets.com/super-foods-that-heal---persimmon.html
http://www.nestle.pt/BemEstar/Presentation/Nutricao/Alimentos.aspx?id=235



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-531-Di-spiro--fruto-outonal.html

Inserido em: 2009.10.30 Última actualização: 2012.11.30

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Ana Soares
Alimentação > Alimentos > Frutos