Fotografia de cuidados da pele com cosmética natural Fotografia de cuidados da pele com cosmética natural

Higiene e Cosmética Caseira e Económica

Cuidar da saúde através de um estilo de vida saudável é mais abrangente do que apenas alimentação, boa atitude e exercício físico.

Há soluções bastante fáceis, rápidas e eficazes de higiene e cosmética que permitem a toda a família poupar dinheiro em produtos e evitar desperdício embalagens desnecessárias que raramente se reutilizam indo ainda novas para a reciclagem ou até aterros onde demoram várias décadas a decompor‑se.

A grande maioria dos produtos como champôs, cremes, géis, loções e sabonetes são compostos por diversos químicos nocivos nas suas fórmulas com todas as más consequências para a saúde e meio-ambiente quer no seu fabrico como na sua utilização diária. Mesmo as fórmulas ditas mais suaves para bebés de marcas com história e presentes no mercado há várias décadas, contêm químicos artificiais muitas vezes agressivos e causadores de intolerâncias, alergias, sensibilidades que vão destruindo as defesas naturais da pele e sendo absorvidos através dela até à corrente sanguínea alcançando todo o organismo.

As soluções caseiras proporcionam fórmulas saudáveis e mesmo comestíveis (portanto não são estranhas ao organismo quando absorvidas), não-poluentes, fáceis de fazer, sem conservantes nem corantes e sempre prontas a utilizar por qualquer membro da família de qualquer idade, incluindo animais, sem perigo de intoxicações.

Deixamos-te aqui algumas ideias de base, as mais fáceis e rápidas, mas que podes combinar com outras diferentes ou mais elaboradas que pesquises ou que se adequem melhor a cada situação. Tal como nas receitas culinárias, as combinações são infinitas; é apenas uma questão de te informares sobre as características de certo alimento que procures para benefícios específicos. É importante não fazer grandes quantidades de cada produto de uma vez só para não perder qualidades. Utiliza boiões ou frascos vazios e bem lavados e secos de produtos que acabaram para manteres na casa-de-banho de forma prática e acessível.

Cabelo:

Hidratação, fortalecimento e reparação:

Derrete nas mãos um pouco de óleo de coco extra virgem e massaja por todo o couro cabeludo e cabelo seco ou apenas nas pontas. Deixa atuar uma noite ou várias horas até o lavares. Também podes aplicar algumas gotas nas pontas como amaciador com o cabelo húmido sem passar por água.

O óleo de coco é conhecido por fortalecer e hidratar o cabelo, bem como na ajuda a problemas de caspa, entre outros vastos benefícios.

Podes usar também azeite ou outros óleos extra-virgens como rícino (não comestível), cânhamo, manteiga de cacau crua, nozes, amêndoas doces, etc.

Condicionamento:

Para amaciar e dar brilho ao cabelo e evitar problemas de caspa, usa na última passagem água misturada com um pouco de vinagre de maçã biológico não pasteurizado ou sumo de limão.

Para reflexos, em vez de água usa na última passagem chá de camomila ou chá de cascas de cebola.

Para fixar com gel, usa gel de aloé vera.

Pele:

Também no rosto o óleo de coco extra virgem biológico é excelente especialmente em casos de acne, pontos negros e pele oleosa pois controla ambas estas condições além de ser anti-rugas, proteger do sol e ajudar no bronzeado; é naturalmente exfoliante sem grânulos.

Lavagem e desmaquilhagem:

Usa óleo de coco como desmaquilhante e para lavar o rosto ao acordar e ao deitar da seguinte forma: massaja-o bem por todo o rosto, humedece bem uma toalha pequenina em água quente, torce-a bem, verifica se não está quente demais e delicia-te a limpar com ela o óleo do rosto. Volta a molhar a toalha e repete a passagem. A pele fica profundamente limpa e macia de toda a maquilhagem e impurezas.

Também podes lavar o rosto simplesmente com argila em pó branca ou verde. Molha o rosto e coloca um pouco de pó nas mãos molhadas e aplica no rosto molhado formando um suave creme; massaja durante uns minutos. Também podes usar flocos de aveia solúveis da mesma forma. Retira com água morna. A argila também é muito usada como máscara deixando atuar 20 minutos e depois retirando com água.

Tónicos:

Num frasco de vidro previamente esterilizado com água a ferver, coloca uma parte de água ou chá verde arrefecido com uma parte de vinagre de maçã biológico não pasteurizado. Humedece um algodão com esta mistura e aplica na pela após a lavagem. Deixa secar e hidrata. O cheiro a vinagre desaparece rapidamente. Podes usar 1 ou 2 gotas do teu óleo essencial biológico favorito como árvore de chá, alfazema, gerânio, bergamota, etc.

Podes também simplesmente usar água oxigenada para tonificar e limpar a pele: humedece um disco de algodão com água oxigenada e refresca todo o rosto e pescoço em leves massagens circulares.

Exfoliação:

Para uma exfoliação semanal, com a pele molhada, massaja bicarbonato de sódio no rosto e corpo ou simplesmente açúcar branco ou amarelo. Borras de café também resultam, caso aprecies o aroma. Retira com água. Para exfoliar peles duras como calcanhares e cotovelos, usa sal com cuidado para não arranhar. Podes usar alguma geleia para fazer uma pasta com estes sólidos: de agave, de arroz, de malte de cevada ou uma banana, um abacate esmagados, etc.

Hidratação:

Para hidratar o rosto a seguir, simplesmente aplica o óleo de coco novamente em menor quantidade e usa um lenço de papel para absorver o excesso. Ao contrário do que possa parecer, o óleo de coco não contribui nem aumenta a oleosidade, controla-a. É um excelente cuidado de contorno de olhos. Ao final de uns dias verás a diferença.

Em vez de uma loção ou creme, usa o óleo de coco após o banho em todo o corpo húmido ou seco.

Para alternar, podes usar manteiga de cacau crua, azeite, borragem, onagra ou outros óleos também com excelentes propriedades antioxidantes e hidratantes.

Podes transportar contigo um pequenino boião com uma pequena “pedra” de manteiga de cacau e usar como bálsamo labial.

Uma boa máscara de rosto aplicável a praticamente todas as peles é a erva de trigo em pó feita em pasta com um pouco de água. Aplica no rosto lavado e deixa atuar meia-hora. Retira com água morna e hidrata.

Também podes usar curcuma em pó da mesma forma com efeitos anti-inflamatórios.

Há imensas máscaras caseiras fáceis feitas com frutos e legumes no liquidificador: cenoura, banana, couve, citrinos, frutos vermelhos, consoante o tipo de pele e problema a tratar.

Desodorizante/controlo de transpiração:

Mistura 6 colheres de sopa de óleo de coco com ¼ de chávena de bicarbonato de sódio e ¼ de chávena de farinha de araruta até obteres uma pasta consistente. Podes acrescentar algumas gotas de óleos essenciais. Guarda numa embalagem de desodorizante vazia.

Em vez de pó de talco podes usar uma alternativa sem perfumes como a argila branca fina para ajudar a controlar a transpiração em zonas do corpo como pés, virilhas e sob os seios.

Higiene oral:

Como pasta dentífrica podes usar uma mistura feita com uma parte de óleo de coco com uma parte de bicarbonato de sódio.

Após lavares os dentes, bochecha durante 20 minutos com 1 colher de café de óleo de coco para prevenir placa, evitar aftas e outras afeções bucais. Cuidado para não engolires o óleo que estará repleto de bactérias. Este óleo é anti bacteriano, pelo que ajuda a evitar também mau hálito quando usado assim no mínimo duas vezes por dia.

Repelente , anti-odor e anti-pulgas para cães e gatos:

Num borrifador mistura 1 chávena de água com ¼ de chávena de vinagre de maçã biológico não pasteurizado e algumas gotas de óleo de árvore de chá, citronela e/ou bergamota. Borrifa por todo o pelo regularmente.

Notas:

750ml de óleo de coco biológico extra virgem rondam os 25€00.

125g de de manteiga de cacau crua biológica ronda os 6€00.

Compara com o preço (já para não mencionar os benefícios de saúde) do teu condicionador e todos os cuidados de rosto e corpo juntos.

 



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-603-Higiene-cosmetica-caseira-economica.html

Inserido em: 2014.01.06 Última actualização: 2014.01.25

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Consumidor Vegetariano > Truques e Dicas
Pessoas > Artigos por Autor > Ana Soares



Comentários



Substituir óleo de coco por azeite extra virgem?

Olá,

Muito obrigada por este post.
Já utilizo óleo de coco para muitos dos meus produtos de higiene entre os quais desodorizante, creme facial anti rugas, desmaquilhante, repelente, condicionador, protetor solar e pasta dentífrica. No entanto gostaria de saber se seria possível substituir o óleo de coco por azeite extra virgem e obter benefícios semelhantes - gostaria mais de utilizar um produto nacional em vez de um produto importado já que penso que reduziria ainda mais a minha pegada ecológica, devido aos recursos utilizados para o transporte e importação do óleo de coco. :)

Muito obrigada e continuação de um bom trabalho! O vosso site ajudou-me bastante quando me tornei vegetariana, já lá vão 6 anos. :)
(Por: Ana Abreu)

[Por: @ 2016.01.03 - 13:46 | Responder | Imprimir ]


Óleo de coco

Boa tarde, depois de aberto, devo guardar o óleo de coco no frigorífico?

[Por: Lisabel @ 2014.08.20 - 12:31 | Responder | Imprimir ]

Re: Óleo de coco

Não precisa guardar no frigorífico. O ideal é guardar à temperatura ambiente, que não vai degradar-se.

[Por: cris @ 2014.08.20 - 18:09 | Responder | Imprimir ]

Re: Óleo de coco

Obrigada :)

[Por: Lisabel @ 2014.08.22 - 09:13 | Responder | Imprimir ]