oleo de coco oleo de coco

Os Benefícios do Óleo de Coco

O óleo de coco possui propriedades que vão muito mais além da alimentação: ótimo para a pele e para o cabelo, bem como um substituto de diversos produtos de higiene habituais, esta maravilha da Natureza promete deixá-la/o rendida/o com as suas fantásticas propriedades.

Cabelo

O óleo de coco penetra profundamente nas fibras capilares, hidratando o cabelo intensamente. Só precisa de aquecê-lo até atingir o estado líquido, deixá-lo arrefecer um pouco e espalhá-lo pelo cabelo. Pode fazer uma trança e deixar o óleo atuar a noite inteira ou colocar uma touca térmica e aguardar durante duas a quatro horas. Depois, lave muito bem o cabelo até extrair todo o óleo e cuide dele como naturalmente. Notará que os fios ficam mais leves, muito mais macios e verdadeiramente sedosos - e as pontas espigadas recuperadas.

Faça esse tratamento uma ou duas vezes por semana.

Rosto/Corpo

Para o rosto, faça a sua rotina de limpeza e seque a pele delicadamente com uma toalha macia. Esfregue um pouco de óleo de coco ao redor dos olhos (uma quantidade do tamanho de uma ervilha ou menos chega). O óleo ajuda a hidratar a epiderme mais fina, funcionado como um anti-rugas. Aplique-o também nas zonas mais secas do rosto, utilizando uma quantidade muito parca, e faça movimentos subtis e circulares. Use-o também nos lábios.
O óleo também funciona como um removedor de maquilhagem natural: só necessita de colocar um pouco num algodão e já está.

Para o corpo, utilize-o como se fosse um creme hidratante após o banho. Espalhe bem e massaje até à total absorção do óleo.

O óleo de coco também ajuda a atenuar cicatrizes. Use uma quantidade generosa na zona afetada e esfregue. Repita duas vezes por dia. Com o tempo, o tamanho da cicatriz reduzirá.


Coconut Oil, Glass Dish, Organic, Bowl

Como meio de depilação

Ora aí está uma coisa boa: o óleo de coco pode substituir as mousses depilatórias, que estão carregadas de lanolina (proteína extraída da lã de ovelha).

Esfregue generosamente sobre a pele e depile com uma lâmina comum (boicote a Gillette: esta pertence à Procter & Gamble, que testa em animais). As propriedades hidratantes do óleo de coco vão reduzir a probabilidade de irritação e deixar a pele suave.

 Como desodorizante

Oito colheres de sopa de óleo de coco + quatro colheres de chá de bicarbonato de sódio + quatro gotas de óleo essencial à sua escolha (opcional) = desodorizante natural e não agressivo.

Só precisa de derreter o óleo de coco em banho-maria, adicionar o o bicarbonato de sódio, misturar bem, acrescentar as gotas do óleo essencial e misturar bem mais uma vez. Coloque num recipiente com tampa e deixe no frigorífico até endurecer.

Aproveite a versatilidade do óleo de coco para substituir produtos testados em animais e/ou com ingredientes de origem animal. Evite óleo de coco refinado, visto que possui aditivos e é processado de uma maneira que leva à perda de alguns dos compostos naturais que o tornam único. Prefira biológico e prensado a frio, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais.

 

Autoria:

Mel Colaço - www.grito-silenciado.blogspot.pt



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-612-oleo-de-coco.html

Inserido em: 2016-08-02 Última actualização: 2016-08-02

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Consumidor Vegetariano > Produtos veganos
Consumidor Vegetariano > Truques e Dicas