Razões éticas para uma dieta diferente

Uma das principais razões que leva a que as pessoas se tornem vegetarianas é o respeito pelos animais. Para muitos, a decisão de se tornarem vegetarianos prende-se com a vontade de eliminar todos os tipos de exploração e experiências sobre animais.A competição para produzir carne, ovos e derivados de leite baratos leva a que os animais para consumo humano sejam tratados como objectos e mercadorias. As condições em que os animais são criados são cada vez piores: espaços minúsculos, condições stressantes, más condições de transporte, as crias são retiradas à mãe, etc.
Peter Singer, filósofo da Princeton University e autor do livro Animal Liberation (Libertação Animal), afirmou que “todos os argumentos para provar a superioridade humana não conseguem desmentir esse facto: no sofrimento, os animais são iguais à nós”.
Apesar de ser quase impossível evitar todos os produtos que estejam de alguma maneira vinculados ao sofrimento dos animais, ao rejeitarem-se os produtos primários pelos quais os animais são mortos e explorados, está-se a retirar o apoio à indústria pecuária e consequentemente a reduzir o sofrimento.
Tendo em conta que um omnívoro consome em média 80 animais por ano e que a população mundial não-vegetariana é de biliões, depreende-se que o número exacto de animais mortos para a alimentação humana será muito elevado. Sabe-se que só nos EUA se consomem anualmente mais de 10 biliões de animais.
Sendo que a esperança média de vida em Portugal é de 75 anos, um omnívoro consome cerca de 6000 animais durante a sua vida. Por conseguinte, um vegetariano, só pelo simples facto de não consumir carne, poupa muitas vidas.
Ao ser-se vegetariano está-se a privilegiar o respeito pelo outro e pelos animais. Ser vegetariano é, sem dúvida, uma forma mais harmoniosa e compassiva de encarar os animais e o mundo. Uma opção mais natural de vida e de estar em sintonia com natureza e consigo próprio.

Há também aqueles que se tornam vegetarianos por opções espirituais ou religiosas. Em certas religiões o vegetarianismo é um elemento básico para que um indivíduo se torne mais apto e mais encorajado a amar Deus e todas as suas criaturas.
Os Hindus e os Jainistas são exemplos de correntes religiosas que defendem o vegetarianismo. Também muitos Adventistas do Sétimo Dia e Budistas são vegetarianos.

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-65-Raz-es--ticas-para-uma-dieta-diferente.html

Inserido em: 2002-05-09 Última actualização: 2006-03-27

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Iniciação... > Razões para ser vegetariano



Comentários



Respeito à Criação Divina

Adorei o artigo,sou vegetariana desde meus 12 anos de idade,hoje tenho 27 e nunca tive nenhum problema de saúde por conta de minha opção alimentar,pelo contrário a cada dia vejo que foi a melhor opção trocar carne e derivados por produtos a base de soja.
Além disso, para sermos superiores devemos nos portar como tal,desenvolver nossa inteligência e nos tornarmos mais humanos, aprendendo a respeitar os animais e a natureza que foram presentes deixados por DEUS para a humanidade.
(Por: giancarla pizzotti)

[Por: @ 2006-04-14, 14:14 | Responder | Imprimir ]