Categoria: Pessoas > Artigos por Autor > Sónia Cruz
Artigos com a participação de Sónia Cruz.

Artigos (12)



Visita ao restaurante Cor de Tangerina em Guimarães

Foi uma agradável surpresa descobrirmos, por mero acaso, o restaurante Cor de Tangerina, em Guimarães.
Situado em pleno centro histórico, no topo da colina sagrada, mesmo em frente ao Castelo de Guimarães e aos Paços dos Duques de Bragança, o Cor de Tangerina é um verdadeiro oásis de natureza e sabores.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Nutrição e problemas menstruais

Problemas na função menstrual podem ser difíceis de suportar ou até mesmo limitativos. Cerca de 10 por cento de mulheres adolescentes ou jovens adultas sofre de dores menstruais fortes. Na maior parte das vezes, as causas não são identificadas.
Nalguns casos, podem ser sintoma de outros problemas, a nível do sistema reprodutor da mulher.
Factores nutricionais parecem desempenhar um importante papel no que se relaciona com as dores menstruais.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Visita à Casa da Horta

Em plena zona histórica do Porto, reconhecida pela UNESCO como património da humanidade, só pela viagem já vale a pena irmos até à Casa da Horta. Pertinho da Ribeira - Rio Douro, portanto - a escassos metros da magnífica Igreja de São Francisco e do conceituado Palácio da Bolsa, a Casa da Horta é um verdadeiro cantinho de surpresas, um refúgio do alvoroço da vida urbana.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Matricária: a planta anti-enxaquecas

A matricária (Chrysanthemum parthenium Bernh.), também conhecida como
artemísia-dos-ervanários, artemísia-bastarda-dos-ervanários ou matricária-vulgar, é uma planta que, já no tempo da Grécia antiga, era usada para curar febres.

Na Idade Média, atribuíram-lhe propriedades de febrífugo, daí o seu nome em língua inglesa ser feverfew.

É frequentemente confundida com a camomila e com a macela pela semelhança das suas flores.  Esta confusão pode ser evitada pelo estudo das folhas da matricária, que se apresentam divididas em lóbulos largos, com textura branda e perfume forte.

A macela e a camomila pertencem aos géneros Anthemis e Matricaria, com folhas delicadamente recortadas em lacínias estreitas.

O cheiro desagradável da matricária determina possivelmente a preferência que se dá actualmente à macela, cuja acção medicinal é semelhante.



Ler printer     E-mail   Facebook F



As enxaquecas e a alimentação

Cada vez existem mais estudos que relacionam a ocorrência de enxaquecas (dores de cabeça) com a alimentação. Alguns alimentos podem provocar dores de cabeça enquanto outros podem prevenir ou mesmo tratá-las.
Por exemplo, por vezes o café pode fazer parar uma dor de cabeça e alimentos ricos em magnésio, cálcio, hidratos de carbono complexos e fibras têm sido usados para curar enxaquecas. Alguns estudos indicam que o gengibre – a especiaria que comummente usamos na culinária – pode ajudar a prevenir e a tratar enxaquecas, com a vantagem de não ter os efeitos secundários dos medicamentos químicos. A matricária é também um excelente remédio natural para as enxaquecas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Visita ao restaurante Nakité

Lembrei-me de passar pelo restaurante Nakité para almoçar. Foi a primeira vez que lá fui e, embora já tivesse passado muitas vezes em frente à porta, tinha duas ideias pré-concebidas: uma, que era um espaço pequeno; duas, que era caro. Confesso que não sei onde fui buscar essas ideias... deve ser daquelas coisas que ouvimos daqui e dali e tiramos as conclusões sem mesmo conhecer!
O espaço, em si, começou por surpreender-me. Como disse, julguei, pela entrada da porta vista do passeio, que fosse um local bem mais pequeno do que realmente é.

Ler printer     E-mail   Facebook F



galinha galinha

A vida das galinhas

As galinhas têm sido consideradas como uma importante fonte de alimento desde há séculos. As primeiras referências a galinhas domesticadas surgem no séc. VII a.C., em cerâmicas coríntias. A introdução desta ave como animal doméstico surgiu provavelmente na Ásia. Apesar de terem sido os Romanos a desenvolver a primeira raça diferenciada de galinhas, os registos antigos mostram a presença de aves selvagens asiáticas na China desde 1400 a.C. Da Grécia antiga, as galinhas espalharam-se pela Europa e os navegadores polinésios levaram estas aves nas suas viagens de colonização do Oceano Pacífico, incluindo a Ilha da Páscoa. A proximidade ancestral com o homem permitiu o cruzamento destinado à criação de diversas raças, adaptadas às diferentes necessidades.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Visita à Cafetaria O Quintal

Foi por casualidade que descobrimos este espaço tão agradável e acolhedor na cidade do Porto. Situado na zona velha da cidade, mais concretamente numa zona tipicamente rica em eventos de natureza artística e cultural, bem pertinho da Maternidade Júlio Dinis e do Palácio de Cristal, é um sítio agradável, tanto em relação ao espaço em si, como em relação a quem nos atende.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Como cuidar do bebé vegetariano: alimentação e higiene

Há sempre muita dificuldade em saber o que se pode dar aos bebés, a partir do momento em que começam a comer. Embora se deva privilegiar sempre o leite materno o máximo de tempo possível (o ideal será o bebé só ingerir alimentos sólidos quando tiver dentes), após os 6 meses de vida do bebé, há muita coisa que se lhe pode dar!

Ler printer     E-mail   Facebook F



Amamentação do bebé vegetariano - conselhos práticos

A amamentação materna é fundamental para a saúde do bebé – como criança que é, e como adulto que será - além de que é igualmente saudável para a própria mãe, já que previne o cancro da mama e ajuda a mãe a recuperar o seu peso ideal, entre outros benefícios.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Viver sem carne - uma escolha saudável para as crianças

O vegetarianismo não é um fenómeno novo. O antigo filósofo e matemático grego Pitágoras e muitos dos seus seguidores abstiveram-se de comer carne e viveram de forma saudável e produtiva. Centenas de anos mais tarde, o movimento vegetariano Norte-Americano iniciou-se como reacção a uma crescente industrialização e às mudanças sociais. Foi sobretudo apoiado pela doutrina religiosa da Igreja Cristã Bíblica (Bible Christian Church), que culpava a carne de ter um efeito devastador sobre o desenvolvimento e equilíbrio moral das pessoas. A carne era, ainda, considerada como comida desviante com efeitos perigosos para a saúde dos seres humanos. Ao longo do tempo, muitos adultos foram escolhendo viver sem carne na sua dieta. No entanto, enquanto uma dieta vegetariana em adultos é largamente aceite como benéfica, uma mesma dieta em crianças causa um certo sentido de privação, não só aos olhos do público em geral como também pelos profissionais de medicina.



Ler printer     E-mail   Facebook F



pilha de moedas pilha de moedas

Vegetarianismo e investimento

Investir em empresas baseadas em produtos animais pode parecer ser uma boa estratégia mas, a longo prazo, pode representar uma ameaça para as finanças pessoais, e uma economia baseada em tais empresas pode resultar em problemas económicos sérios, entre outros, do que resultaria um mundo onde poucos de nós gostariam de viver. Por outro lado, o vegetarianismo apresenta um grande potencial como investimento.

Ler printer     E-mail   Facebook F