Categoria: Alimentação > Alimentação Omnívora > Despensa Tradicional
Sub-categorias:
Despensa Tradicional

Artigos (18)



Milho Milho

A utilização do milho

Em 2007 produziram-se mais de 52 milhões de toneladas quilos (FAO) de milho apenas no Brasil, mas apenas 5% do milho é utilizado directamente na alimentação. Então por onde andam os outros 95%?
O milho tornou-se num alimento padrão dos preparados industriais, devido ao seu baixo custo de produção, e aos elevados subsídios governamentais para o produzir. A sua utilização na indústria alimentar é muito variada e frequente, surgindo na maioria dos produtos sobre diferentes designações, pois as substâncias que se descrevem de seguida são isoladas do milho:



Ler printer     E-mail   Facebook F



Os Peixes sofrem?

Os peixes pertencem ao reino animal e, dentro deste, são vertebrados. São seres aquáticos poiquilotérmicos (de sangue frio), que possuem corpo fusiforme, membros em forma de barbatana suportados por estruturas ósseas ou cartilaginosas, e guelras ou brânquias, com que respiram o oxigénio dissolvido na água.
Os primeiros peixes surgiram há cerca de 500 milhões de anos e eram semelhantes às lampreias actuais. Posteriormente, há aproximadamente 400 milhões de anos, surgiram os peixes com esqueleto cartilaginoso. Mais recentemente, há perto de 250 milhões de anos, surgiram os primeiros peixes com esqueleto ósseo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Os Sumos Naturais

Muitas combinações podem ser transformadas em bebidas refrescantes e saudáveis. Sem esquecer da regra básica que é o uso de água filtrada na preparação, os sumos são uma solução prática de unir o essencial ao agradável. Podemos prepará-los variando cor, sabor e textura: água, frutas e legumes são alimentos indispensáveis para uma boa alimentação.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Leite e diabetes infantil

O leite, tantas vezes definido como "o alimento perfeito", está longe de o ser. Basta lembrar que não contém ferro, vitamina C e outros nutrientes essenciais.
Outro aspecto a ter em conta é que além das alergias (por exemplo intolerância às proteínas do leite ou à lactose que se manifesta por vómitos, diarreia, desidratação, dores de estômago, etc.) provocadas pelo leite de vaca, vários estudos apontam também para o facto de existir uma relação directa entre o consumo de leite e o aparecimento da diabetes juvenil (diabetes tipo1 ou mellitus).

Ler printer     E-mail   Facebook F



Alimentos perigosos

Encontrar alimentos saudáveis e seguros é um desafio da actualidade, devido o grande número de contaminantes químicos e bacterianos que entram em contacto com a comida.
O abuso de antibióticos na ração dos animais transformou bactérias banais em mortais. A presença de bactérias na carne do frango e no ovo está disseminada em várias partes do mundo, e o consumo inadequado destes produtos e seus derivados pode ser perigoso.
Este facto deve-se ao excesso de frangos confinados num espaço muito pequeno, o que facilita a disseminação, e ao uso do antibiótico na ração, que fez com que a bactéria ficasse resistente e letal.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Criação intensiva de perus

Todos os anos, mais de 260 milhões de perus são abatidos na União Europeia. 5 milhões dos quais em Portugal, sendo a época natalícia a de maior procura da carne destes animais.
São vários os problemas associados à criação intensiva destes animais e que, obviamente, têm consequências na qualidade da carne e na saúde de quem a consome.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Caviar: ouro negro

O caviar, apesar de vendido a preço de ouro, é um produto bastante consumido no Ocidente, sobretudo durante épocas festivas.
Embora a população de esturjões tenha diminuído drasticamente no delta do Volga (Rússia), o comércio de caviar mantém o seu ritmo devido à crescente procura do produto. As mafias apoderam-se deste negócio milionário, que promove grandes matanças e é executado por pescadores furtivos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Criação intensiva de frangos

Todos os anos, mais de 4000 milhões de frangos são criados na União Europeia. 209 milhões são criados em Portugal, país da União Europeia em que se consome mais carne de frango. No entanto, não há regras específicas que protejam estas aves.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Alimentos: substâncias animais e alternativas

São várias as substâncias de origem animal usadas nos alimentos, principalmente em bolos, biscoitos, gelados, conservas e vinhos. Geralmente são usadas como corantes, adoçantes, aromatizantes ou conservantes.
Em relação às suas alternativas sintéticas ou vegetais têm ainda a desvantagem de poderem provocar reacções alérgicas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Adoçantes sintéticos

Os adoçantes sintéticos são utilizados para substituir a sacarose e devem consumir-se moderadamente. O seu abuso compreende riscos que não devem ser subestimados.
O inconveniente mais frequente é a sua propriedade de falsear o gosto dos alimentos. Satisfazem artificialmente o gosto inapto para o açúcar, produzindo a falsa impressão de poder abusar dos alimentos que o contêm. Estes alimentos, porém, têm igualmente um excesso de calorias sob outras formas, e assim muitas pessoas acabam por ter problemas de obesidade precisamente por causa do abuso de alimentos deste tipo.
O açúcar encontra-se escondido em muitos alimentos e para que não se consuma em demasia é necessário ler atentamente os rótulos dos produtos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Que dizer do leite?

Deficiência de ferro: O leite contém muito pouco ferro. Para obter a Dose Diária Recomendada nos Estados Unidos, de 15mg, uma criança teria de beber mais de 35 litros de leite por dia. Além de que este provoca perda de sangue do tracto intestinal, limpando ferro do corpo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Produção de carne de porco

É sabido que a carne de porco não só é má para a saúde como é cada vez de pior qualidade. Um motivo para a perda de qualidade é sem dúvida o método de produção.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Produção de carne bovina

Muitas vezes a produção de carne para consumo humano provoca nos animais sofrimentos indescritíveis e desnecessários. As imagens abaixo foram retiradas de vídeos feitos pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), e são uma amostra das situações vividas pelos bovinos.
Mesmo que este tipo de tratamentos fosse eticamente desculpável, a qualidade da carne produzida continuaria a ter de ser posta em causa.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Gelatina e substitutos

A gelatina (muito usada em sobremesas) é feita de ossos, peles e tendões de animais e deve a sua consistência ao colágeno arrancado da pele e dos ossos. Aliás, quase toda comida elástica contém colágeno.
No entanto existem algumas substâncias alternativas: a alga agar-agar e uma substância feita de raiz de kuzu (planta oriental, usada de forma semelhante à araruta). Algumas substâncias que também são veganas e que vêm também substituindo a gelatina são a goma guar e a carragena.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Manipulação alimentar

Os avanços no campo da bioquímica e da engenharia genética trouxeram profundas alterações na forma como o Homem passou a encarar a natureza. As recentes técnicas de selecção e manipulação de genes têm vindo a ser aplicadas em diversas áreas e a agricultura não é excepção.
O objectivo do processo de mutação genética é chegar a um organismo cujas características sejam aquelas que mais interessem ao produtor. De acordo com a definição adoptada na UE, um Organismo Geneticamente Modificado (OGM) é “um organismo cujo material genético tenha sido modificado de uma forma que não ocorre por comportamentos e/ou recombinação natural”.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Lacticínios e cálcio

Desenvolveu-se, pode escrever-se, um mito acerca da importância do cálcio e do consumo do leite de vaca. E no entanto as pesquisas vão no sentido de definir o leite como longe de ser o "alimento mais perfeito da natureza", pelo menos para o homem.
Quanto ao cálcio em particular, apenas absorvemos uma pequena parte do que se encontra no leite de vaca.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Patê de fígado de ganso (foie gras)

O "foie gras" nada mais é do que uma lipidose hepática, ou seja, uma doença do fígado. Como consequência de uma alimentação forçada durante 4 semanas, os fígados dos gansos e dos patos incham 6 a 12 vezes o tamanho normal.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Consumo de carne aumenta risco de cancro

Segundo indicam investigações recentes, as pessoas que seguem uma dieta rica em carne têm um risco acrescido de virem a sofrer doenças cancerígenas. O relatório indica diversos estudos que responsabilizam directamente o consumo de carne, em especial a "vermelha", com certos tipos de cancro, principalmente o do cólon.

Ler printer     E-mail   Facebook F