Categoria: Defesa Animal > Experimentação Animal
sobre experimentação animal e assuntos relacionados

Artigos (6)



Vivissecção, dissecação e testes em animais

O que é a vivissecção?


Vivisecção define-se como o acto ou a prática de fazer experiências em animais vivos, geralmente sem recorrer a qualquer tipo de anestesia. O termo vivissecção é usado para englobar as várias categorias científicas e procedimentos médicos feitos em animais, incluindo: testes de medicamentos e outros produtos químicos, pesquisa biomédica, ou a criação e morte de animais direccionadas para retirar e usar partes, tais como válvulas cardíacas ou órgãos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Sobre testes em animais

A maior parte das grandes empresas de cosméticos e artigos de higiene pessoal testam os seus produtos em animais. Existem alternativas a esses métodos, eticamente menos discutíveis e cientificamente mais credíveis.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Alternativas à Experimentação Animal

Graças aos avanços da tecnologia moderna e a um crescente número de cientistas empenhados existem alternativas à Experimentação Animal. Estas alternativas, seguras, inovadoras e fiáveis, não salvam apenas as vidas de animais, mas frequentemente também providenciam os dados necessários num curto espaço de tempo e a um custo menor que os tradicionais testes em animais.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Testes com menos sofrimento

Existem alguns testes que utilizam animais como parte do teste ou para providenciar tecidos cada vez que o teste é realizado. Contudo, reduzem o número de animais utilizados ou diminuem o sofrimento dos mesmos, ao contrário dos testes normais que substituem.
Estas alternativas são exemplos de "redução", ou "refinamento", dos testes. Não "substitutos" para testes animais no seu todo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Diferenças entre espécies

Na realidade, as experiências em animais não primam pela exactidão e objectividade, devido à chamada "diferença entre espécies". Ou seja, cada espécie é diferente de todas as outras.
A reacção a um determinado produto ou substância varia de espécie para espécie. O organismo de um rato é diferente do organismo de um cão ou do de um ser humano, logo, a forma como um e outro reagem à mesma substância é diferente.
E existem muitos exemplos provando que a Experimentação Animal, além de prescindível e substituível, também não é muito fiável.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Espécies Animais Usadas em Pesquisas Científicas

Diferentes espécies animais são usadas para a pesquisa científica e para um grande número de experiências. Todos os anos milhões de animais são sacrificados, porque os estudos feitos neles e com eles são um padrão aceite na pesquisa científica e um negócio rentável.
A maior parte das investigações envolve roedores – ratos e ratazanas, que foram especificamente criados para esse propósito. Mas também uma percentagem significativa de outros mamíferos são usados em pesquisas científicas, incluindo cães, gatos, primatas, ovelhas, porcos e ainda outros animais, como por exemplo cavalos e animais marinhos.

Ler printer     E-mail   Facebook F