Categoria: Iniciação...

Razões para ser vegetariano, definições, guias para começar.

Artigos (8)



Vegetarianismo e socialização

Não raramente, quem decide tornar-se vegetariano ou vegano, depara-se com resistências ou objeções por parte de amigos, familiares, colegas e mesmo desconhecidos.
Repentinamente, a maioria das pessoas que rodeiam o novo vegetariano, tornam-se pretensamente numa espécie de sábios acerca de nutrição humana, zoologia, antropologia e biologia em geral com tendência a bombardearem-no com dogmas, ideias feitas, tradições e supostos factos médicos como se ele fosse um perfeito ingénuo, um tonto desinformado que tomasse uma decisão mentalmente pouco sã de ânimo leve e por razões desprezíveis e até ridículas como o bem estar de animais não-humanos ou prevenção de doenças cancerígenas, por exemplo.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Menu de Outono

Aí está o Outono, época de recolher! Recolhem-se os cereais, as uvas, as castanhas…. É também a época em que nos apetece recolher, dias mais pequenos, mais frios, sabe bem o aconchego. E como em qualquer estação do ano, a boa mesa não falta. Nenhum sabor característico vai faltar nesta mesa de Outono.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Menu de Primavera

A Primavera é a estação do renascimento, renascem as folhas, as flores, o sol, as borboletas, os pássaros e nós mesmos nos sentimos a renascer. É o iniciar de um novo ciclo. E que bem que sabe!
E se assim é na natureza, é assim em todos os aspectos do nosso quotidiano, no qual se inclui a alimentação.
A mesa também fica mais colorida, e mais leve, que é como nos começamos a sentir.
Este menu, impõe-se ser um menu saboroso, nutricionalmente equilibrado e adequado à estação do ano. As escolhas foram efectuadas tendo em conta as frutas e legumes da época, tornando-se assim, mais fácil, acessível, mais rico nutricionalmente e mais económico.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Cursos e workshops de cozinha vegetariana

Com o crescente interesse pela alimentação vegetariana, há também cada vez mais pessoas que procuram aprender a cozinhar pratos vegetarianos. São, por isso, também cada vez mais os locais, um pouco por todo o país, onde se pode ter acesso a um curso, um workshop ou simplesmente a uma aula de cozinha vegetariana.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Flexitarianismo

Flexitariano trata-se de um acrónimo que funde os conceitos “vegetariano” e “flexível”, uma nova tendência nutricional que se aplica a quem privilegia a ingestão de alimentos vegetais, mas permite pequenas concessões como comer também peixe, e até, esporadicamente, uma porção de carne.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Como substituir a carne?

Uma das questões que mais atormenta os que dão os primeiros passos no vegetarianismo ou aqueles que convivem com os vegetarianos é saber como substituir a carne.
O consumo de carne está tão enraizado na nossa cultura que, à primeira vista, pode parecer impossível dispensá-la da alimentação. Na verdade, herdámos hábitos não questionados há séculos.
É também generalizada a ideia de que só em alimentos de origem animal se podem obter as proteínas necessárias.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Livros de receitas vegetarianas

Uma das principais coisas que procura um vegetariano são receitas sem carne. Mas nem sempre é fácil encontrar no mercado português um livro de receitas vegetarianas, ou escolher um que se adeque ao que procuramos.
Para te facilitar essa tarefa, elaborámos uma lista de alguns livros de receitas vegetarianas disponíveis nas livrarias portuguesas, ou que se podem adquirir pela internet. Alguns apresentam apenas receitas, outros oferecem ainda informações várias sobre a alimentação vegetariana. A maioria abrange todo o tipo de pratos e de ingredientes. Outros, no entanto, são mais restritivos.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Tipos de vegetarianos

Vegetariano é alguém que se alimenta basicamente de vegetais, com ou sem laticínios e ovos.
O vegetariano exclui o uso de todas as carnes animais, incluindo peixe e frango.

Embora se tenham popularizado algumas definições mais abrangentes, como semi-vegetariano, pixo-vegetariano ou flexitariano, que incluem dietas com consumo esporádico de peixe ou marisco, tais conceitos são uma aproximação e não um tipo de vegetarianismo.



Ler printer     E-mail   Facebook F