Categoria: Alimentação > Alimentos > Tisanas, Especiarias, Ervas, Infusões

Artigos (9)



Tratamentos Caseiros

Na flora e na fauna do nosso planeta, várias são as espécies em habitat natural que sabem empregar recursos para se tratarem de ferimentos ou outras maleitas que as possam assolar. Para além das defesas imunitárias, o habitat circundante geralmente oferece soluções para problemas de saúde. O ser humano também aprendeu a usar e a estudar esses recursos desde há milénios, pelo que hoje em dia existem no mercado e na Internet várias publicações e especialistas que se debruçam sobre este assunto.



Ler printer     E-mail   Facebook F



equinácea equinácea

Equinácea

Os índios americanos foram, provavelmente, os primeiros a usar a equinácea, uma planta herbácea originária da América do Norte. Usavam-na sobretudo para cicatrizar feridas e para picadas de serpentes. Hoje em dia, embora os seus usos sejam sobretudo outros, a equinácea é cada vez mais usada pelos ocidentais. A raiz da echinacea purpurea é essencialmente usada em produtos medicinais, sendo conhecida pelas suas propriedades de combate a gripes e constipações.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Insónias – Esse mal terrível

Quem sofre de insónias constantemente vê a sua vida alterada nos mais diversos actos quotidianos, não conseguindo controlar muitos dos sintomas que se vão instalando meses após meses de sofrimento. As insónias podem ser causas, mas também consequências de doenças mais graves. Porém, para as combater podem-se adoptar determinadas medidas preventivas ou que diminuam os seus efeitos perniciosos, conseguindo obter uma boa noite de sono descansado.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Benefícios do chá para a saúde oral

O chá verde pode vir a ser útil para destruir os vírus e as bactérias que causam infecções na garganta e nos dentes, conforme nos assegura um estudo do microbiologista americano, Milton Schiffenbauer, da Universidade Independente Pace nos Estados Unidos. Problemas dentários, como as cáries, poderão ser evitados, caso a descoberta abra caminho para a medida de adicionar, em pastas dentífricas e elixires orais, substâncias que são, actualmente, encontradas no chá, principalmente no chá verde.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Café ameaça animais

Os grãos de café utilizados na vulgar bica estão a ameaçar diversas de espécies animais, que correm já perigo de extinção. Segundo um estudo da Sociedade de Conservação da Vida Selvagem, citado pela BBC online, há vastas áreas de floresta a ser abatidas indiscriminadamente na Indonésia para dar lugar a plantações de café, acabando com o habitat de várias espécies.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Especiarias e Ervas Aromáticas

O aroma das especiarias e das ervas aromáticas deriva das essências etéreas e de substâncias vegetais particularmente cheirosas. Têm o efeito de estimular o apetite, a produção de saliva e os sucos digestivos.
As especiarias e as ervas aromáticas têm vindo a ser usadas desde a Antiguidade, como condimento na confecção da alimentação, sendo grande a sua importância. O aparecimento das especiarias no continente europeu remonta ao século XV, quando Portugueses e Espanhóis partiram à descoberta do novo mundo, à conquista daquilo que as especiarias representavam: riqueza e poder.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Chá, remédio natural (H - V)

O chá é uma bebida feita a partir de folhas, flores, sementes, cascas, raízes ou frutos de uma planta.
A quantidade de chás à nossa disposição é imensa e existem para todos os gostos. Também as suas propriedades são as mais variadas: refrescantes, estimulantes, desinfectantes, diuréticas, expectorantes, digestivas, calmantes, tónicas, anti-espasmódica, antisséptica, adstringentes, febrífugas, etc.
As infusões são fáceis de preparar, económicas, muito raramente apresentam efeitos secundários ou contra-indicações e geralmente podem ser tomadas por qualquer pessoa, o que as torna em excelentes remédios naturais.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Chá, remédio natural (A - G)

O chá é proveniente dos rebentos verdes e frescos da planta Camellia Sinensis, da família das Teáceas. Porém, também se designam como chás as infusões provenientes de outras plantas. Consoante o processo de fabrico que é utilizado, assim se obtêm os vários tipos de chá. Uma chávena de qualquer tipo de chá obtém-se colocando água a ferver sobre alguma substância, deixando ficar em contacto durante certo tempo para lhe extrair os princípios alimentícios ou medicamentosos.
As infusões de plantas são medicamentos naturais para tudo um pouco. As doenças que aliviam, combatem ou previnem são por isso as mais variadas: dores menstruais, doenças do aparelho digestivo, cefaleias, constipações, gripes, febre, afecções das vias respiratórias, cálculos renais, problemas do fígado, mau hálito, insónias, diarreia, etc.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Chá: propriedades e benefícios

Os chás tradicionais, principalmente o preto, além de polifenóis contêm betacaroteno, vitaminas B1, B2, B6 (essencial para o metabolismo das proteínas), C e ácido fólico, importante para a divisão celular. São ainda ricos em magnésio e potássio. O primeiro é importante para os ossos. O segundo é vital para os batimentos cardíacos, os músculos e os nervos.
Uma das substâncias do chá verde é a teofilina, que ajuda a dilatar os brônquios, melhorando a respiração dos asmáticos. O chá verde previne ainda a formação de pedras na vesícula e nos rins, além de normalizar a função da tiróide e regenerar a pele.
Vários estudos apontam que a ingestão de chá é responsável pela redução do risco de doenças coronárias, diminuição dos níveis de colesterol, preservação da densidade óssea, prevenção de alguns tipos de cancro, diminuição da fadiga, redução do peso, diminuição do risco de cárie dentária, protecção do organismo e facilidade de digestão.

Ler printer     E-mail   Facebook F