Categoria: Pessoas > Artigos por Autor > Pedro Santos
Artigos com a participação de Pedro Santos.

Artigos (3)



A comunidade das abelhas e a produção de mel

Um problema ético ou um ponto de vista utilitário?

Se, por um lado, alguns se interrogam sobre se a comunidade sofre assim tantos maus-tratos com a criação em cativeiro pelos apicultores, outros há que defendem que se a produção de mel não fosse coordenada pelo homem este produto, proveniente da espécie animal, mas exclusivamente natural, nem sequer chegaria às lojas e hipermercados.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Bebidas alcoólicas veganas

Há milhares de anos que as bebidas alcoólicas fazem parte da dieta quotidiana. Quase todas as civilizações incorporaram diferentes produtos alcoólicos nos seus hábitos alimentares estando, portanto, o consumo de álcool intimamente ligado à cultura e aos costumes sociais dos diferentes povos. Em resumo, o consumo de álcool tem uma componente social importante com os seus respectivos benefícios e desvantagens.
O estilo de vida vegano não exclui, por isso, as bebidas alcoólicas em geral, mas apenas aquelas que contêm matérias primas ou auxiliares de origem animal.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Contraceptivos veganos

Quem quiser seguir à risca uma filosofia vegana precisa de vigiar mesmo os métodos contraceptivos que usa. Os contraceptivos podem ser testados em animais, ou conter ingredientes de origem animal. Os métodos que, ao que tudo indica, são totalmente veganos, são os preservativos femininos, os espermicidas, os diafragmas, os DIU`s e o planeamento familiar. Os métodos de contracepção mais utilizados pela população, tais como o preservativo e a pílula, só excepcionalmente apresentam marcas veganas.
Convém estar atento à lista de ingredientes dos produtos e informado quanto à realização de testes em animais. Deve ter-se em conta que algumas marcas já não testam os seus produtos em animais, mas testaram-nos na fase inicial do lançamento do produto para o mercado.



Ler printer     E-mail   Facebook F