Categoria: Defesa Animal > Animais Domésticos
Artigos que referem animais domésticos.

Artigos (18)



Gato Gato

Animais e Legislação

Como circular na via pública com o meu gato?».«Gostava de adoptar animais mas o condomínio proíbe...». «Posso levar o meu animal no carro ou em transporte público?». Estas são algumas dúvidas comuns com que nos deparamos frequentemente quando os nossos animais nos acompanham. Fica a conhecer o que diz realmente a lei acerca dos animais.



Ler printer     E-mail   Facebook F



galinha galinha

A vida das galinhas

As galinhas têm sido consideradas como uma importante fonte de alimento desde há séculos. As primeiras referências a galinhas domesticadas surgem no séc. VII a.C., em cerâmicas coríntias. A introdução desta ave como animal doméstico surgiu provavelmente na Ásia. Apesar de terem sido os Romanos a desenvolver a primeira raça diferenciada de galinhas, os registos antigos mostram a presença de aves selvagens asiáticas na China desde 1400 a.C. Da Grécia antiga, as galinhas espalharam-se pela Europa e os navegadores polinésios levaram estas aves nas suas viagens de colonização do Oceano Pacífico, incluindo a Ilha da Páscoa. A proximidade ancestral com o homem permitiu o cruzamento destinado à criação de diversas raças, adaptadas às diferentes necessidades.

Ler printer     E-mail   Facebook F



ração ração

Ração mais ética

Muitos de nós que têm o privilégio de ter um animal não‑humano a seu cargo e partilhar com ele as vicissitudes da vida com companheirismo e entreajuda ponderam muitas vezes acerca da alimentação mais correcta para os seus amigos, principalmente para cães e gatos.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Abate nos canis municipais

Por razões de Saúde Pública ou de conveniência?

Conforme o decreto-lei n.º 314/2003 de 17 de Dezembro, promulgado pelo então Primeiro-Ministro José Manuel Durão-Barroso, os canis e gatis municipais são obrigados a abater os animais?
A resposta é não. Mas o que é certo é que esses abates ocorrem com frequência, não raras vezes, contra a vontade das próprias pessoas que trabalham nos canis e gatis municipais, das que com eles colaboram e das que lutam desesperadamente em busca da salvação da vida de mais um animal aí mantido.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Os animais também têm sentimentos

Têm sido muito frequentes os casos de maus-tratos para com os animais, assim como os casos de abandono, negligência, indiferença e toda a espécie de actos que conduzem a consequências de flagrante desrespeito para com a vida animal.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Hotéis para animais e pet sitting

Se nas férias ou quando viajares não puderes levar contigo o teu animal, podes deixá-lo num hotel/canil ou utilizar um serviço de pet sitting.
A modalidade pet sitting evita que os animais saiam do ambiente a que estão habituados e protege-os de possíveis contaminações e stresse advindos de ficarem num ambiente estranho.
No caso dos hotéis, antecipadamente informa-te das condições de alojamento e dos preços, e se possível visita o local.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Adopta, não Compres

Os animais de raça são lindos e adoramos mostrá-los aos nossos amigos. Merecem-nos elogios, que ouvimos como se nos estivessem a elogiar a nós, e dão-nos um certo prestígio.
A sua vida é fácil e doce... mas a sua origem pode não ter sido assim tão doce.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Animais de Luxo

Muitas vezes vemos os maravilhosos gatos persa ou os caniches, perfumados e limpíssimos, completamente mimados, nas exposições e concursos de animais de companhia e pensamos que são uns animais privilegiados que têm um tratamento equiparado ao que é dado aos seres humanos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Centros de Adopção de Animais

São vários os locais onde podes adoptar um animal. Visita páginas da Internet, associações de abrigo aos animais abandonados e canis municipais. Dá prioridade a estes últimos, pois ao adoptares um animal de um canil municipal (que abate os animais) estarás a salvar-lhe a vida!



Ler printer     E-mail   Facebook F



Alojamentos turísticos que permitem animais

Existem diversos estabelecimentos espalhados por todo o país que permitem a presença de animais de companhia. Se vais de férias ou viajar e queres levar o/a teu/tua amigo/a, telefona para um destes alojamentos de forma a inteirares-te das condições.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Clínicas e Hospitais Veterinários

Existem centenas de Clínicas Veterinárias por todo o país onde podes levar o/a teu/tua amigo/a para ser tratado/a. Por isso, mesmo quando fores viajar, não te esqueças de levar o número de telefone da Clínica ou Hospital Veterinário mais próximo da zona para onde vais.



Ler printer     E-mail   Facebook F



O que fazer para tornar os cães veganos

Cães veganos, mas porquê? É possível?

O maior dilema para os veganos é alimentar os seus animais de companhia à base de carne. Uma vez que decidiram não financiar a produção animal intensiva, a pergunta que frequentemente colocam é: será justificável e/ou indispensável continuar a atribuir produtos de origem animal aos nossos companheiros caninos?



Ler printer     E-mail   Facebook F



O que fazer para que os gatos se tornem veganos?

Debbie Holman tem desenvolvido, há vários anos, um grande trabalho nesta área, adquirindo uma grande experiência no que toca a ajudar gatos a tornarem-se veganos. Ela refere que o essencial é ter muita paciência e uma atitude positiva.



Ler printer     E-mail   Facebook F



A escolha do animal de estimação

O grupo de animais de estimação não deve incluir aves exóticas ou mesmo autóctones, nem os animais retirados do seu habitat natural. Os animais de companhia devem, por isso, restringir-se aos cães e gatos; sendo que a diversidade de raças nos deixa um leque enorme de escolhas.
Mas antes de trazer um bicho para casa é importante fazer a escolha acertada quanto ao melhor animal que se adequa à nossa personalidade e às condições que temos para lhe oferecer. Nunca devem presidir à nossa escolha factores como a raridade da raça, a comparação com o animal do vizinho ou a moda. É pois, por isso, muito importante conhecer as características, as necessidades e as particularidades de um potencial animal a adoptar.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Utilidade dos animais de companhia

São vários os estudos recentes que apontam os benefícios, sobretudo para crianças e idosos, do convívio com animais de estimação. Cuidar de um animal de estimação tem pois um carácter formativo, tanto para as crianças como para os adultos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Cães e gatos veganos

A alimentação dos animais de estimação dos veganos é por vezes uma questão controversa, principalmente do ponto de vista ético. Cães e gatos não seguem naturalmente uma dieta vegana, nem vegetariana.

Os veganos e vegetarianos ficam muitas vezes divididos entre alimentar cães e gatos com uma dieta vegana, ou com alimentos que contêm ingredientes de origem animal.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Tráfico de Animais Silvestres

O tráfico de animais silvestres é o terceiro maior negócio ilegal do mundo, e que só no Brasil movimenta cerca de 700 milhões de dólares (americanos) por ano. Só das selvas brasileiras são retirados em média 12 milhões de animais por ano, e por cada animal vendido morrem nove.
O tráfico de animais só perde para o tráfico de drogas e de armas na escala dos mais rentáveis, sobrevive da miséria humana, explorando pessoas simples que fazem da venda de animais um meio trágico de obter dinheiro, causando assim enormes e irreparáveis danos na natureza.


Ler printer     E-mail   Facebook F



Cães para consumo humano

Algumas raças de cães europeus estão a ser exportadas para a China, onde são criados para fins alimentares. Acredita-se que a carne de um cão, quando morto em extremo sofrimento causado por longos períodos de tortura, seja um poderoso afrodisíaco.
Actualmente a carne de cão é abundante e o seu consumo tem aumentado à medida que as pessoas têm mais poder de compra, pois esta é uma das mais caras do país.
Na China, dez milhões de cães são abatidos por ano para consumo humano.

Ler printer     E-mail   Facebook F