Categoria: Saúde > Alimentação e Saúde > Diabetes

Artigos (3)



Leite e diabetes infantil

O leite, tantas vezes definido como "o alimento perfeito", está longe de o ser. Basta lembrar que não contém ferro, vitamina C e outros nutrientes essenciais.
Outro aspecto a ter em conta é que além das alergias (por exemplo intolerância às proteínas do leite ou à lactose que se manifesta por vómitos, diarreia, desidratação, dores de estômago, etc.) provocadas pelo leite de vaca, vários estudos apontam também para o facto de existir uma relação directa entre o consumo de leite e o aparecimento da diabetes juvenil (diabetes tipo1 ou mellitus).

Ler printer     E-mail   Facebook F



Cereais integrais podem reduzir risco de diabetes

Consumir produtos integrais, nomeadamente cereais ricos em fibra, arroz, cevada ou aveia, pode reduzir o risco de diabetes tipo 2, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Obesidade

A obesidade afecta já cerca de metade da população portuguesa. Os comportamentos de risco e o número de obesos estão a aumentar em Portugal, assim como o número de jovens que sofrem desta patalogia. O excesso de gordura corporal aumenta os riscos para tensão arterial elevada, doenças do coração, enfarte, diabetes, alguns tipos de cancro e outras doenças.
O índice de obesidade entre a população americana é de 18%. Entre os vegetarianos é de 6%, e nos veganos é de apenas 2%. Na realidade verifica-se que o peso médio dos veganos (adultos), comparando com os omnívoros, é inferior em 5 a 10 kg.

Ler printer     E-mail   Facebook F