Categoria: Pessoas > Artigos por Autor > Sílvia Ferreira
Artigos com a participação de Sílvia Ferreira.

Artigos (26)



Casais Vegetarianos... ou não

A revista francesa Végétariens Magazine inquiriu vários casais de vegetarianos e de vegetarianos/omnívoros e revelou que se para uns é fundamental a sua cara metade não comer derivados de animais, porque o contrário é sinónimo de permanente discussão de princípios éticos e outros e de não compreensão mútua que leva à não coexistência total; para outros que não partilham o regime alimentar, coexistir pacificamente respeitando e percebendo as opções do outro, não só é possível como é um desafio ao amor.



Ler printer     E-mail   Facebook F



10 coisas que o vegetarianismo pode fazer por ti

Existem muitas vantagens em ser-se vegetariano. Além de se contribuir para um mundo melhor e de se ganhar, geralmente, uma alimentação mais saudável, existem muitos outros benefícios que o vegetarianismo nos pode trazer, directa ou indirectamente. Descobre dez deles...

Ler printer     E-mail   Facebook F



Maria Daines conversa com o Centro Vegetariano

Vegetariana e activista pelos direitos dos animais, a conceituada artista britânica Maria Daines dispôs-se a conversar com o Centro Vegetariano a propósito do projecto Music United For Animals e do vegetarianismo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Foto de Luís Guerreiro, busto Foto de Luís Guerreiro, busto

Entrevista ao crudívoro Luís Guerreiro

Luís Guerreiro é algarvio e crudívoro desde 2003. Criou e mantém o sítio http://alimentacaoviva.blogspot.com , no qual disponibiliza informação sobre o crudivorismo, bem como inúmeras receitas. Luís considera que a alimentação crua foi uma maravilhosa descoberta que em muito mudou a sua vida para melhor. Uma saúde plena, imensa vitalidade e alegria, e a perda de peso em excesso, foram alguns dos vários resultados que obteve pela adopção desta alimentação e filosofia de vida.
O Centro Vegetariano foi ao seu encontro, para saber mais sobre a sua escolha.

Ler printer     E-mail   Facebook F



10 ideias pelo vegetarianismo e pela defesa animal

Para contribuir activamente para o vegetarianismo e para a defesa dos animais, podem fazer-se pelo menos dez coisas. Vais ver que não é nada difícil e sentir-te-às muito melhor contigo mesmo/a!

Ler printer     E-mail   Facebook F



Como divulgar o vegetarianismo?


Existem dezenas de maneiras diferentes para divulgar o vegetarianismo, a defesa animal e a protecção ambiental. Aqui ficam algumas sugestões.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Dia Mundial do Animal

O dia mundial do animal, 4 de Outubro, celebra-se desde 1930 em mais de 45 países.
Neste dia os homenageados são os nossos amigos e companheiros animais. Não só devemos amar e respeitar os animais que vivem nas nossas casas, como também devemos reflectir e lembrarmo-nos dos muitos animais que sofrem às mãos humanas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Produção Animal / Degradação Ambiental e Fome no Mundo

Nos países desenvolvidos é impossível ignorar a relação entre a produção animal e o desastroso impacto económico-ambiental. O custo da criação intensiva de gado, aves, porcos, cabras, carneiros e peixes, para alimentar uma população humana excessiva e em contínuo crescimento, inclui a fome nos países do terceiro mundo, o uso indevido da água e do solo, o alto nível de contaminação produzido por fezes de animais, o aumento nas taxas de doenças cardíacas assim como outras enfermidades degenerativas e a destruição das florestas. A permanência desta situação contribuirá para a desertificação, a extinção de muitas espécies animais e vegetais e as alterações climáticas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Centros de Adopção de Animais

São vários os locais onde podes adoptar um animal. Visita páginas da Internet, associações de abrigo aos animais abandonados e canis municipais. Dá prioridade a estes últimos, pois ao adoptares um animal de um canil municipal (que abate os animais) estarás a salvar-lhe a vida!



Ler printer     E-mail   Facebook F



Alojamentos turísticos que permitem animais

Existem diversos estabelecimentos espalhados por todo o país que permitem a presença de animais de companhia. Se vais de férias ou viajar e queres levar o/a teu/tua amigo/a, telefona para um destes alojamentos de forma a inteirares-te das condições.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Clínicas e Hospitais Veterinários

Existem centenas de Clínicas Veterinárias por todo o país onde podes levar o/a teu/tua amigo/a para ser tratado/a. Por isso, mesmo quando fores viajar, não te esqueças de levar o número de telefone da Clínica ou Hospital Veterinário mais próximo da zona para onde vais.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Vegetarianismo ao longo da História

Na Pré-História
O vegetarianismo surgiu há cerca de 5 milhões de anos atrás. O nosso antepassado mais antigo, o Australopithecus Anamensis, alimentava-se de frutas, folhas e sementes, vivendo em perfeita harmonia com os animais mais pequenos, que poderia facilmente apanhar para se alimentar. Mas a índole destes hominídeos era pacífica e assim continuou até ao Australopithecus Boesei (existiu há cerca de 2,4 - 1 milhão de anos).

Ler printer     E-mail   Facebook F



Organizações e sítios de ecologia e defesa do ambiente

Os organismos para a defesa e preservação ambiental têm vindo a desenvolver acções cada vez mais significativas em todo o mundo.
Os ambientalistas focam-se nas maiores ameaças globais, para com a biodiversidade e ambiente do nosso planeta e para isso organizam assiduamente acções de sensibilização às pessoas, governos e indústrias para alertar que é preciso: parar as alterações climáticas; proteger as florestas e a biodiversidade terrestre; salvar os oceanos, parando a sua poluição e exploração rapinadora; acabar com a caça e comércio ilegal das espécies ameaçadas; dizer não ao uso dos trangénicos nos alimentos que consumimos; fazer um consumo de recursos naturais mais responsável.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Uma alimentação vegana saudável

Décadas de experiência, culminando em mais de 1 milhão de veganos em todo o mundo, demonstram que o regime vegano é saudável e apropriado para todas as idades.
Estudos científicos comprovam que os veganos, em geral, apresentam menos probabilidades de contrair doenças degenerativas e cardiovasculares do que os ovo-lacto vegetarianos e estes menos do que os consumidores de carne.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Vivissecção, dissecação e testes em animais

O que é a vivissecção?


Vivisecção define-se como o acto ou a prática de fazer experiências em animais vivos, geralmente sem recorrer a qualquer tipo de anestesia. O termo vivissecção é usado para englobar as várias categorias científicas e procedimentos médicos feitos em animais, incluindo: testes de medicamentos e outros produtos químicos, pesquisa biomédica, ou a criação e morte de animais direccionadas para retirar e usar partes, tais como válvulas cardíacas ou órgãos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



O que fazer para tornar os cães veganos

Cães veganos, mas porquê? É possível?

O maior dilema para os veganos é alimentar os seus animais de companhia à base de carne. Uma vez que decidiram não financiar a produção animal intensiva, a pergunta que frequentemente colocam é: será justificável e/ou indispensável continuar a atribuir produtos de origem animal aos nossos companheiros caninos?



Ler printer     E-mail   Facebook F



O que fazer para que os gatos se tornem veganos?

Debbie Holman tem desenvolvido, há vários anos, um grande trabalho nesta área, adquirindo uma grande experiência no que toca a ajudar gatos a tornarem-se veganos. Ela refere que o essencial é ter muita paciência e uma atitude positiva.



Ler printer     E-mail   Facebook F



O circo não é divertimento para todos

Para os menos atentos o circo transparece uma imagem de animação onde os animais executam truques com satisfação e sem qualquer desconforto aparente. Na realidade, os animais nos circos são torturados, abusados e mantidos prisioneiros para quase toda vida em nome do entretenimento.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Vegetarianos famosos: Personalidades ligadas à política, religião, ciência e saúde

Os adeptos do vegetarianismo/veganismo são cada vez mais, e entre eles destacam-se personalidades ligadas à política, religião, ciência e saúde, que decidiram boicotar os alimentos e produtos de origem animal. Vê a lista abaixo e descobre se algumas das que conheces são vegetarianas ou veganas.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Vegetarianos famosos: mundo da moda e áreas diversas

Os adeptos do vegetarianismo/veganismo são cada vez mais, e entre eles destacam-se celebridades ligadas ao mundo da moda, entre outras áreas, que decidiram boicotar os alimentos e produtos de origem animal. Vê a lista abaixo e descobre se as tuas favoritas são vegetarianas ou veganas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Vegetarianos famosos: mundo do desporto

Os adeptos do vegetarianismo/veganismo são cada vez mais, e entre eles destacam-se celebridades desportivas que decidiram boicotar os alimentos e produtos de origem animal. Vê a lista abaixo e descobre se as tuas favoritas são vegetarianas ou veganas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Vegetarianos famosos: Escritores, poetas, autores e filósofos

Os adeptos do vegetarianismo/veganismo são cada vez mais,e entre eles destacam-se escritores, poetas, autores e filósofos que decidiram boicotar os alimentos e produtos de origem animal. Vê a lista abaixo e descobre se os teus favoritos são vegetarianos ou veganos.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Vegetarianos famosos: mundo da música

Os adeptos do vegetarianismo/veganismo são cada vez mais,e entre eles destacam-se celebridades ligadas ao mundo musical que decidiram boicotar os alimentos e produtos de origem animal. Vê a lista abaixo e descobre se as tuas favoritas são vegetarianas ou veganas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Vegetarianos famosos: mundo cinematográfico e televisivo

Os adeptos do vegetarianismo/veganismo são cada vez mais e entre eles destacam-se celebridades cinematográficas e
televisivas que decidiram boicotar os alimentos e produtos de origem animal. Vê a lista abaixo e descobre se as tuas favoritas são vegetarianas ou veganas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Veganismo é melhor do que Viagra

Porque os Vegetarianos são mais Sexies?

Muitos de nós gostaríamos de nos sentir atraentes independentemente da idade ou sexo. Mas o que é que isso implica? Não importam os traços físicos com os quais se nasce, mas o estilo de vida. Esse sim, é o factor determinante que vai influenciar a maneira como nos parecemos e sentimos perante nós mesmos e os outros. Os nossos mais profundos instintos apelam-nos a procurar sinais de saúde em potenciais parceiros, porque presumivelmente os futuros descendentes terão maiores possibilidades de sobrevivência e de serem saudáveis. Por isso as mulheres geralmente procuram homens fortes e bem constituídos, e os homens mulheres curvilíneas, pois estas são quase sinónimo de fertilidade.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Linda McCartney: vegetariana convicta

Linda Louise Eastman nasceu a 24 de Setembro de 1941 em Scarsdale, Nova Iorque. Filha de Lee Eastman (um proeminente advogado) e de Louise Eastman (proveniente de uma família rica de Cleaveland, os “Linders”, donos de uma grande cadeia de lojas). Cresceu em Murray Hill, Westchester County, em Nova Iorque, juntamente com as suas duas irmãs e o seu irmão.

Ler printer     E-mail   Facebook F