Categoria: Meio Ambiente > Curiosidades sobre Ambiente
Curiosidades sobre o Meio Ambiente.

Artigos (10)



Infravermelho “próximo, médio e afastado”

Vimos no artigo http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=301 como foi a descoberta da radiação infravermelho no espectro solar.
O Infravermelho é usualmente dividido em 3 regiões do espectro: próximo, médio e infravermelho afastado. Os limites entre estas regiões não estão ainda convencionados e podem variar. O principal factor que determina quais dos comprimentos de onda que são incluídos em cada uma destas três regiões é o tipo de tecnologia de detecção usado para captar a luz IV.

Ler printer     E-mail   Facebook F



A descoberta dos Infra-vermelhos

No ano de 1880, William Herchel fez uma importante descoberta. Estava interessado em saber a quantidade de calor que passava através de diferentes filtros corados que ele usava para o Sol e verificou que parecia que os filtros de cores diferentes deixavam passar níveis diferentes de calor.



Ler printer     E-mail   Facebook F



O efeito de estufa

Desde a revolução industrial, em que predominava a lógica da maximização da produção e bio-degradação dos efluentes que, em virtude desta acção impensada do Homem relativamente ao ambiente, a composição da atmosfera tem sofrido modificações conduzindo a alterações climáticas várias.

Ler printer     E-mail   Facebook F



As nuvens

Ao estudar o efeito de estufa encontram-se diversas afirmações sobre o comportamento das nuvens na ocorrência do fenómeno, chegando até a atribuir-lhes o dito efeito.
Para clarificar as opiniões encontradas, vamos analisar o que são e como se comportam as nuvens na atmosfera.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Amianto: proibição, uso controlado ou imobilização?

O amianto ou asbesto é uma fibra mineral natural que pertence ao grupo dos silicatos cristalinos hidratados. Asbesto é uma palavra que é de origem grega e significa “incombustível”. A palavra amianto é de origem latina (amianthus) e quer dizer “incorruptível”. As duas palavras são sinónimas, porém, o termo “amianto” é mais empregue nos países de línguas neolatinas, entre eles o Brasil.

Ler printer     E-mail   Facebook F



O CD vegetal em breve no mercado

O CD (compact disc) tornou-se uma praga ambiental, pela acumulação de milhões de discos promocionais distribuídos junto com revistas, empilhados nos balcões das lojas ou enfiados nas caixas do correio.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Brasil é campeão de reciclagem

O Brasil é o campeão da reciclagem de latas de alumínio, com um índice de 87 %, equivalendo a 9 biliões de latas.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Incineração a frio

Acerca da incineração de resíduos domésticos, encontramos a seguinte notícia:
A incineração a frio (decomposição do lixo nas lixeiras ou aterros) tem os mesmos efeitos que a incineração a quente (fornos):

Ler printer     E-mail   Facebook F



Curiosidades sobre reciclagem de papel

Acerca da reciclagem do papel de jornal, encontramos as seguintes notícias:

Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 75% de energia eléctrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Gases do efeito de estufa

Com frequência lemos que determinado gás concorre na atmosfera para o efeito de estufa, sem contudo explicar o que é e como se produz esse efeito.
Também perguntamos o que determina a temperatura média da Terra e o clima do planeta onde vivemos...
É sabido que a quantidade de calor que se liberta do centro da Terra, em ignição, é ínfima em comparação com a que cai sobre a superfície da Terra vinda do Sol.
Se o Sol se apagasse a temperatura média da Terra devia ser de cerca de 20ºC abaixo da temperatura de congelação da água. Os oceanos seriam blocos de gelo...

Ler printer     E-mail   Facebook F