Categoria: Consumidor Vegetariano > Produtos veganos
Empresas que testam e não testam em animais, utensílios de cozinha e outros.

Artigos (14)



oleo de coco oleo de coco

Os Benefícios do Óleo de Coco

O óleo de coco possui propriedades que vão muito mais além da alimentação: ótimo para a pele e para o cabelo, bem como um substituto de diversos produtos de higiene habituais, esta maravilha da Natureza promete deixá-la/o rendida/o com as suas fantásticas propriedades.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Pensos Natracare Pensos Natracare

Pensos higiénicos: alternativas ecológicas

Actualmente, uma mulher utiliza em média 10.000 a 15.000 tampões ou pensos durante a sua vida. Estima-se que, em cada ano, 45.000 milhões de pensos (e as suas embalagens) vão para o lixo, indo parar às lixeiras e aos esgotos, e demorando anos a desaparecerem. Os pensos são normalmente fabricados com raiom e algodão não biológico que é branqueado com cloro. A produção de raiom (seda artificial derivada da celulose) causa poluição. A produção convencional de algodão usa ainda fertilizantes, herbicidas, pesticidas e outros poluentes.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Gelados veganos

O Verão está aí! E com ele, o calor, a praia, as tardes passadas ao sol e os gelados. Essa delícia de Verão que complementa refeições ou simplesmente adocica um qualquer momento do dia, e que depois deixa alguns de nós com sentimentos de culpa (os outros são mais gulosos do que vaidosos e não se importam com os eventuais quilos extra). Porém, muitos de nós até há pouco tempo não tinham como saborear estas delícias estivais, por opção alimentar ou mesmo por alergia (à lactose). E foi a pensar nessas pessoas que apareceram os gelados veganos. Pois é, agora podemos cada vez com mais facilidade satisfazer o palato com um belo sorvete de coco, chocolate, pistachio ou morango, entre muitos outros.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Nozes de saponária, detergente ecológico e económico

As nozes de saponária (sapindus mukorossis) são fruto de uma árvore com o mesmo nome, cultivada principalmente na Índia e no Nepal. A casca das nozes contém uma substância denominada “saponina”, cuja acção é semelhante à do sabão. Estas nozes são uma alternativa eficaz a detergentes, sabões e sabonetes.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Fraldas ecológicas e veganas

Só nos EUA deitam-se para o lixo 18 biliões de fraldas descartáveis por ano. Uma vez usadas, cerca de 90 a 95% delas entram no ciclo de lixo caseiro e vão parar a aterros, criando de imediato um problema de saúde pública. Detritos contendo vírus de fezes humanas (incluindo vacinas vivas usadas na imunização de rotina em crianças) podem infiltrar-se na terra e poluir as reservas de água no subsolo.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Calçado vegano

Uma das maiores dificuldades dos veganos é encontrar calçado sem substâncias de origem animal. No entanto, existem cada vez mais lojas especializadas em calçado vegano. Nelas se encontra todo o tipo de calçado desde sandálias, botas, sapatilhas, chinelos ou sapatos, tanto em modelos de homem como de mulher. Os principais obstáculos são ainda o preço e encontrar à venda nas lojas portuguesas.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Bronzeadores e protetores solares amigos dos animais

Mesmo em tempo de férias, um vegano deve ter atenção à escolha do bronzeador ou protetor solar. Há que selecionar uma marca não testada em animais e sem ingredientes de origem animal.
Em algumas ocasiões, como passeios ao campo ou acampamentos, pode ser também útil recorrer a um repelente de insetos. No entanto, também esta escolha deve ser cuidada.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Presentes alternativos

Na escolha de presentes, devem preferir-se aqueles que sejam ecológicos, não impliquem exploração animal, não sejam maus para a saúde e cuja produção não advenha da exploração de mão-de-obra (sobretudo infantil, muito frequente em produtos “made in” países asiáticos).



Ler printer     E-mail   Facebook F



Contraceptivos veganos

Quem quiser seguir à risca uma filosofia vegana precisa de vigiar mesmo os métodos contraceptivos que usa. Os contraceptivos podem ser testados em animais, ou conter ingredientes de origem animal. Os métodos que, ao que tudo indica, são totalmente veganos, são os preservativos femininos, os espermicidas, os diafragmas, os DIU`s e o planeamento familiar. Os métodos de contracepção mais utilizados pela população, tais como o preservativo e a pílula, só excepcionalmente apresentam marcas veganas.
Convém estar atento à lista de ingredientes dos produtos e informado quanto à realização de testes em animais. Deve ter-se em conta que algumas marcas já não testam os seus produtos em animais, mas testaram-nos na fase inicial do lançamento do produto para o mercado.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Decifrando os rótulos...

De acordo com a campanha "Educação sobre Segurança Alimentar", uma iniciativa da União Europeia, os rótulos dos alimentos "são uma segurança para o consumidor, porque permitem conhecer dados relevantes sobre o produto e, ao mesmo tempo, garantem que esse alimento foi submetido a todas as verificações que asseguram a sua salubridade".
Segundo o artigo "De leitura obrigatória" publicado na Teste Saúde N.º 31, da DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor), "os rótulos dos alimentos devem obedecer a uma série de regras, mas, mesmo assim, muitos deles são pouco claros e susceptíveis de confundir o consumidor". Devemos lembrar que se exige que a linguagem seja básica e acessível a todas as pessoas, o que nem sempre acontece.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Roupas: substâncias animais e alternativas

Existem várias substâncias extraídas de animais (caxemira, angora, couro, camurça, peles, lã, penugem e seda) que são usadas em roupas e calçados.
No entanto existem muitas alternativas: nylon, algodão, flanela, fibras sintéticas, poliester, seda sintética, cânhamo e bambu.



Ler printer     E-mail   Facebook F



Medicamentos: substâncias animais e alternativas

As substâncias abaixo são usadas essencialmente pela indústria farmacêutica em remédios, suplementos e vitaminas. Existem alternativas já no mercado.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Cosméticos: substâncias animais e alternativas

A lista abaixo, elaborada pela PETA, enumera produtos que são extraídos dos mais variados animais. Estas substâncias são usadas em cosméticos, apesar de existirem muitas alternativas sintéticas ou de origem vegetal.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Máquinas de leite de soja

Um dos principais obstáculos ao consumo de leite de soja é o seu preço. Um litro desta bebida chega a custar mais do triplo da mesma quantidade de leite de vaca.
Uma maneira de ultrapassar esta dificuldade é adquirindo a tua própria máquina, produzindo desta forma leite de soja a um preço irrisório (cerca de 0.20 € o litro).



Ler printer     E-mail   Facebook F