Vegetarianismo e animais domésticos

Olá,

Essa é uma pergunta aos que se tornaram vegetarianos, assim como eu, pela questão moral. Como sabem, cachorros e gatos domésticos são animais que necessitam de carne nas suas dietas. No entanto, ao longo de anos de eugenia, nossa espécie tirou desses animais características importantes pra sua sobrevivência no meio selvagem, selecionando características que os tornassem mais adequados pra vida doméstica.
Dessa forma, não pode-se esperar que um poodle, ou um gato siamês sobreviva da mesma forma que leões e lobos. Mesmo os que não são alimentados com ração, só sobrevivem porque estão no meio urbano, vivendo das sobras da carne que consumimos. Sim, alguns ocasionalmente caçam, mas a grande parcela que foi criada a maior parte da vida sendo alimentada por seres humanos dificilmente conseguiria viver muito tempo dependendo apenas de caça.
Sendo assim, o que eu tenho a perguntar, principalmente àqueles que tem animais de estimação, é como vocês lidam com a questão da ração? A ração do meu gato, por exemplo, é feita com farinha de vísceras de aves e farinha de carne e ossos de boi. Essa carne vem dos mesmos matadouros que submetem animais a condições crudelíssimas para obter a carne consumida pela nossa espécie.
Seria o caso de lutar por uma reforma nesse sistema em vez de simplesmente não consumir?

[Por: 0 @ 2011-05-28, 21:25 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Animais

Re: Vegetarianismo e animais domésticos

Sobre cães vegetarianos podes ler alguns artigos já publicados aqui no site:
http://www.centrovegetariano.org/Article-140-C%25E3es%2Be%2Bgatos%2Bveganos.html
http://www.centrovegetariano.org/Article-413-Ra%25E7%25E3o%2Bmais%2B%25E9tica.html
http://www.centrovegetariano.org/Article-284-O%2Bque%2Bfazer%2Bpara%2Btornar%2Bos%2Bc%25E3es%2Bveganos.html

No meu caso tenho uma cadela rafeira com 7 anos que desde os 6 meses come ração apenas vegetariana e outros alimentos vegetarianos como tofu, arroz integral, alguns legumes e fruta, etc. Ela é arraçada de podenga e tem um forte instinto de caça pelo que quando tem oportunidade facilmente apanha pássaros, ratos ou insectos. No entanto, nunca come nada do que caça, apenas caça por instinto e para manter o seu território livre de intrusos.
Os animais facilmente se adaptam a uma alimentação vegetariana, o importante é que recebam todos os nutrientes que necessitam. Comer uma ração com carne de vaca também não é nada natural, pois dificilmente um cão ou gato caçaria tais animais.

[Por: cris @ 2011-05-31, 00:27 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Animais

Re: Vegetarianismo e animais domésticos

Então,

No meu caso, tenho gatos, e moro no Brasil, onde não há opção vegetariana de ração para esses animais :( Só se eu importasse, o que não me é economicamente viável atualmente.
(Por: victor)

[Por: @ 2011-05-31, 04:51 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Animais






https://www.centrovegetariano.org/forum/index.php?&message_id=3270