Crudivorismo

O crudivorismo é uma prática alimentar que consiste em comer apenas alimentos crus:
- Comer apenas o que nasce na natureza.
- Disso, só comer aquilo que temos vontade, apenas na quantidade que o corpo pede e quando sentimos fome.
- Consumir os alimentos assim como a natureza nos oferece, sem misturar, sem temperos, sem aquecer.
- Sempre que possível, comer os alimentos isentos de adubos químicos.
No crudivorismo, os alimentos são comidos no estado natural, crus, sem o recurso a conservantes, temperos, fermentações ou preparos culinários.
Apesar de se supor pouco praticada na actualidade, esta modalidade alimentar já teve muitos adeptos, antes de cair em desuso por algum tempo, e agora está a reaparecer.
É inquestionável que os seus seguidores se fundamentam em princípios onde é difícil não encontrar lógica:
- O homem é o único animal que cozinha os alimentos, destruindo com isto as suas propriedades nutritivas. A quase totalidade das enzimas, que são extraordinárias para o aparelho digestivo, perdem-se, mesmo na simples cozedura, e a água fisiológica dos vegetais, quando não se evapora, dilui-se demais ou é indesejavelmente transformada, deixando o alimento destituído dos seus princípios vitalizantes. Os minerais passam do estado orgânico, assimilável, a um estado inorgânico de difícil aproveitamento;
- Sempre que ingerimos alimentos cozinhados, produz-se um fenómeno que se designa cientificamente por leucocitose digestiva. Ao detectar a presença de substâncias alheias à fisiologia humana, o sistema imunológico julga-se invadido e liberta os leucócitos para as combater, agindo como se estivéssemos no meio de uma epidemia (uma vez que a prática errada ocorre em todas as refeições). É para tentar atenuar este inconveniente que os dietistas aconselham o consumo de saladas em todas as refeições, pretendendo enganar desta forma as nossas defesas naturais.
- Estamos preparados para digerir e assimilar alimentos crus (naturais);
- Do ponto de vista moral, é difícil justificar o acto de matar, quando se sabe que tal não é necessário e serve apenas para gratificar o paladar, por breves instantes... e em prejuízo da nossa saúde!

Se comemos alimentos cozidos, há um aumento dos glóbulos brancos após a refeição — como se tivéssemos ingerido veneno. O nosso sistema imunológico, neste caso, está ocupado de manhã até à noite enfrentando os tóxicos que introduzimos com a alimentação aquecida, em vez de se defender contra germes e destruir células cancerígenas.

O médico suíço, Dr. Max Bircher-Benner (1867-1993), ouviu falar dos incríveis efeitos da alimentação crua. Experimentou e ficou perplexo com o resultado. Naquela época, todas as crianças com doença abdominal morriam. A clínica pediátrica do Hospital Universitário de Zurique encaminhou quatro crianças ao Dr. Bircher-Benner. Retornaram curadas. A sua alimentação consistia, principalmente, em bananas frescas, depois substituídas por maçãs frescas, com o mesmo resultado. Também as crianças diabéticas foram beneficiadas com uma dieta exclusiva de frutas frescas.
O Dr. Bircher-Benner apresentou ao Dr. Joseph Evers, na Alemanha, três pacientes que ficaram livres de esclerose múltipla, uma doença considerada incurável. O Dr. Evers começou, então, a tratar pacientes portadores de esclerose múltipla e outras doenças consideradas incuráveis, com resultados surpreendentes. Em reunião da Associação Alemã de Neurologia, o Dr. Evers apresentou suas radiografias e a estatística, mostrando que — ao iniciar a alimentação com frutas e verduras frescas dentro do período de um ano após o aparecimento dos sintomas — 94% dos portadores de esclerose múltipla ficavam curados. O Dr. Evers, falecido em 1975, não utilizava medicamentos, somente alimentação.
O Dr. Honekamp, director clínico de uma clínica psiquiátrica alemã, documentou, no seu livro sobre a cura de doenças mentais com produtos naturais, como conseguiu curar pela alimentação crua, com poucas excepções, os pacientes internados na sua clínica. Entretanto, ele mostrou que a esquizofrenia crónica só pôde ser curada após quatro anos.
Tudo foi esquecido até recentemente, quando o físico Fritz Popp descobriu que os nutrientes vivos irradiam fotões. Essas pequenas partículas de luz aparentemente protegem o sistema imunológico e destroem células cancerígenas. Quando aquecemos os alimentos vivos, a irradiação torna-se muito forte e depois cessa — os alimentos estão mortos.

Se fosse necessário manter apenas três grandes princípios da alimentação sadia, seria a regra que respeita os três "V":
V para vegetal, isto é, dar o lugar preponderante na nossa alimentação aos alimentos de origem vegetal, consumindo apenas pequenas quantidades dos alimentos de origem animal.
V para variado, isto é, evitar qualquer monotonia e hábitos repetidos.
V para vivo, ou seja, comer principalmente alimentos não desnaturados, como os grãos germinados, as frutas e os legumes crus, suprindo o organismo das enzimas, das vitaminas e das substâncias biológicas que ele necessita.

Referências:
http://www.terra.es/personal/relicena/mprevienecrudo.htm

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=312

Inserido em: 2004-08-09 Última actualização: 2006-11-01

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Alimentação > Alimentação Crudívora
Pessoas > Artigos por Autor > Carla Ribeiro



Comentários



blog

essa alimentacao mudou a minha vida, veja meu blog: www.comidavegetarianaviva.blogspot.com
(Por: Elaine Bido)

[Por: @ 2010-08-06, 14:35 | Responder | Imprimir ]


Crudivorismo e rendimento em pratica de esportes

Sou vegano há 8 anos e estou curioso e querendo saber se a dieta crudivora é compativel e existe boa relação com a pratica de esportes como triatlo ou musculação,é possivel ter um bom rendimento? que tipo de alimentos consumir mais para manter a massa muscular e não ter perda de massa muscular, como ingestao de proteinas e carboidratos(hidrato de carbono)?

sou grato quem puder comentar.

sou vegan há um tempo, e pesquiso sobre crudivorismo até me tornar 100%, achando uma alimentação mais verdadeira, fisiologicamente, anatomicamente e historicamente.

materia muito boa.
(Por: alex)

[Por: @ 2010-01-13, 15:22 | Responder | Imprimir ]

Re: Crudivorismo e rendimento em pratica de esportes

> Sou vegano há 8 anos e estou curioso e querendo saber se a dieta crudivora
> é compativel e existe boa relação com a pratica de esportes como triatlo ou
> musculação,é possivel ter um bom rendimento? que tipo de alimentos consumir
> mais para manter a massa muscular e não ter perda de massa muscular, como
> ingestao de proteinas e carboidratos(hidrato de carbono)?
>
> sou grato quem puder comentar.
>
> sou vegan há um tempo, e pesquiso sobre crudivorismo até me tornar 100%,
> achando uma alimentação mais verdadeira, fisiologicamente, anatomicamente e
> historicamente.
>
> materia muito boa.
> (Por: alex)


Alex, se comeres bastantes vegetais verdes crus, ricos em fibra, isso é bom para a massa muscular. Igualmente os germinados. Podes obter mais informação neste site: http://www.TheGardenDiet.com
Penso que devemos sentir o corpo e ver as reacções que vamos tendo quando experimentamos alimentos ou formas de alimentação novos. E cada um vai vendo como o seu "laboratório" reage. Mas, o mais importante para termos uma boa massa muscular é praticar desporto, andar a pé bastante, etc.... independentemente daquilo que comemos. Evitar o açúcar!

(Por: Paula Soveral)

[Por: @ 2010-01-15, 14:21 | Responder | Imprimir ]



Crus

Fiz o curso com a Márcia do Leite da Terra faz uns 2 anos, desde lá para cá tenho tentado ser 100% crudivora, não é facíl mas noto uma melhora incrível na qualidade da minha saúde.
Realmente é facil e muito barato, mas a memória emocional da comida as vezes fala mais alto.
um forte abraço
Marta
(Por: Marta Sampaio)

[Por: @ 2009-09-30, 22:50 | Responder | Imprimir ]


Crudivorismo

Aderi ao crudivorismo recentemente por opçao e estou a dar-me muito bem. Ainda bem que o fiz. Fica económica, prática e como só quando tenho fome. No inicio o meu organismo pedia-me muita alface, que é um purificador do sangue por excelencia,porque se encontrava depauperado de enzimas. Passados dois meses, o meu organismo estabilizou, já como menos, elimina muito bem os liquidos, náo fico com fome,diminuí de peso, as monhas maos que eram invariavelmente asperas, ficaram macias, e a minha saude melhorou em todos os aspectos. As pessoas que me conhecem notam a mudança positiva do meu aspecto fisico.
Actualmente o meu pequeno almoço , almoço e jantar é composto de saladas mistas, alface, tomate e pepino, e outros ingredientes crus, se me apetecerem, bebo cevada com leite de soja, uma fatia de pao biológico. Sinto-me optima , feliz, e enquanto os meus colegas têm aspecto cansado, eu rejuvenesci ao pé deles. Tenho mais energia, sinto-me mais leve e tornei-me bem humorada.
(Por: Isabel Silva)

[Por: @ 2009-07-03, 10:29 | Responder | Imprimir ]


Vitamina B12

gostava de ser 100% crudívoro mas agora que estou a pensar mudar para este estilo de alimentaçao surgiu-me uma duvida...como posso alimentar a necessidade de vitamina B12 que o meu corpo necessita?

sei que a B12 nao desaparece de um dia para outro (normalmente demora 4 a 7 anos) mas gostaria de saber se existe alguma maneira de nao precisar de tomar suplementos vitaminicos ou injeçoes de B12 pois assim nao seria 100% crudívoro


Aproveito para fazer outra pergunta o crudivoro a 100% pode consumir alguma bebida alcoolica?se sim quais?

[Por: ganzaduh @ 2009-02-02, 15:46 | Responder | Imprimir ]

Re: Vitamina B12

Ola!

Os crudivoros de longa data que se apresentam saudaveis e energeticos, tomam todos vitamina B12, assim como os veganos.

O que é tambem verdade e muitas pessoas se esquecem á que mesmo os que comem carne podem e têm carencias de vitmaina B12.

Claro que podes optar por nao tomar vitamina B12 e ver como te sentes, mas eu nao aconselharia isso de forma alguma porque esta vitamina é vital para o funcionamento do nosso organismo.

Para mais informaçoes procura na internet pelo nome de Gabriel Cousens, medico crudivoro e uma autoridade mundial sobre o assunto da B12. Esta tudo explicado no livro dele Spiritual Nutrition mas tambem podes encontrar excertos da internet.

Quanto a bebidas alcoolicas, algumas sao cruas outras nao; teras de te informar em cada caso particular. Ha muitos vinhos que sao crus, isso eu sei.

mais informaçoes sobre o estilo de vida crua podes encontrar no blog http://comidanua.blogspot.com

Abraço, ganzaduh escreveu:
> gostava de ser 100% crudívoro mas agora que estou a pensar mudar para este
> estilo de alimentaçao surgiu-me uma duvida...como posso alimentar a
> necessidade de vitamina B12 que o meu corpo necessita?
>
> sei que a B12 nao desaparece de um dia para outro (normalmente demora 4 a
> 7 anos) mas gostaria de saber se existe alguma maneira de nao precisar de
> tomar suplementos vitaminicos ou injeçoes de B12 pois assim nao seria 100%
> crudívoro
>
>
> Aproveito para fazer outra pergunta o crudivoro a 100% pode consumir
> alguma bebida alcoolica?se sim quais?

(Por: Claudia)

[Por: @ 2009-02-11, 17:47 | Responder | Imprimir ]

Re: Vitamina B12

> Ola!
>
> Os crudivoros de longa data que se apresentam saudaveis e energeticos,
> tomam todos vitamina B12, assim como os veganos.
>
> O que é tambem verdade e muitas pessoas se esquecem á que mesmo os que
> comem carne podem e têm carencias de vitmaina B12.
>
> Claro que podes optar por nao tomar vitamina B12 e ver como te sentes, mas
> eu nao aconselharia isso de forma alguma porque esta vitamina é vital para
> o funcionamento do nosso organismo.
>
> Para mais informaçoes procura na internet pelo nome de Gabriel Cousens,
> medico crudivoro e uma autoridade mundial sobre o assunto da B12. Esta tudo
> explicado no livro dele Spiritual Nutrition mas tambem podes encontrar
> excertos da internet.
>
> Quanto a bebidas alcoolicas, algumas sao cruas outras nao; teras de te
> informar em cada caso particular. Ha muitos vinhos que sao crus, isso eu
> sei.
>
> mais informaçoes sobre o estilo de vida crua podes encontrar no blog
> http://comidanua.blogspot.com
>
> Abraço, ganzaduh escreveu:
> > gostava de ser 100% crudívoro mas agora que estou a pensar mudar para
> este
> > estilo de alimentaçao surgiu-me uma duvida...como posso alimentar a
> > necessidade de vitamina B12 que o meu corpo necessita?
> >
> > sei que a B12 nao desaparece de um dia para outro (normalmente demora 4
> a
> > 7 anos) mas gostaria de saber se existe alguma maneira de nao precisar
> de
> > tomar suplementos vitaminicos ou injeçoes de B12 pois assim nao seria
> 100%
> > crudívoro
> >
> >
> > Aproveito para fazer outra pergunta o crudivoro a 100% pode consumir
> > alguma bebida alcoolica?se sim quais?
>
> (Por: Claudia)

Penso que não Cláudia. Não faz sentido nenhum. Todo o álcool produz um efeito negativo no nosso organismo. Se uma pessoa passa para um regime alimentar crudívoro - mais puro e rico - não faz sentido nenhum ingerir álcool que enfraquece o sistema imunitário, destrói nutrientes, vitaminas e sais minerais, não é? Todos os sistemas de saúde que conheço - Ayurveda, medicina Chinesa, Macrobiótica e Naturopatia - desaconselham o consumo de álcool. Os vegetarianos a sério que conheço não consomem álcool nenhum, mas apenas algumas bebidas naturais fermentadas como o kephir feito com sumo de frutas, o Sumbi (feito com sumo de uva), o kombucha e outras.

(Por: Paula Soveral)

[Por: @ 2010-01-15, 14:30 | Responder | Imprimir ]




Anteriores <<