Como substituir a carne?

Uma das questões que mais atormenta os que dão os primeiros passos no vegetarianismo ou aqueles que convivem com os vegetarianos é saber como substituir a carne.
O consumo de carne está tão enraizado na nossa cultura que, à primeira vista, pode parecer impossível dispensá-la da alimentação. Na verdade, herdámos hábitos não questionados há séculos.
É também generalizada a ideia de que só em alimentos de origem animal se podem obter as proteínas necessárias.

No entanto, de um modo geral, todos os alimentos vegetais contêm algumas proteínas. A única diferença é que na carne as proteínas são completas, isto é, com todos os aminoácidos essenciais.
O nosso corpo consegue sintetizar a maioria dos aminoácidos, mas oito deles (leucina, isoleucina, valina, treonina, metionina, fenilalanina, triptofano e lisina - em crianças, a histidina é também considerada um aminoácido essencial) devem obter-se através da alimentação. Actualmente sabe-se que o nosso corpo consegue combinar os aminoácidos provenientes de diferentes refeições para produzir proteínas completas. Por isso, através de uma alimentação vegetariana não é difícil fornecer proteínas completas ao organismo, bastando para tal fazer uma dieta variada.
A realidade é que os omnívoros consomem proteínas em excesso, o mesmo já não se passando com a maioria dos vegetarianos. A menor propensão a doenças relacionadas com o excesso de consumo de proteínas e de gorduras saturadas (doenças cardíacas, níveis elevados de colesterol, etc.) por parte dos vegetarianos prova que alimentação vegetariana pode ser mais saudável do que uma alimentação à base de carne. Vários estudos, por exemplo os do PCRM (Comité Médico para uma Medicina Responsável - http://www.pcrm.org), mostram pois que a carne não é essencial para a saúde. Em vegetais, frutas, leguminosas e cereais podemos obter os nutrientes de que o nosso organismo necessita, incluindo as proteínas.

A soja (proteína de soja texturizada) em cubos, granulada ou em bifes é considerada um alimento completo a nível proteico uma vez que contém todos os aminoácidos essenciais. Alimentos como castanha-do-Pará, semente de girassol, gergelim (tahina), quinoa, gérmen de trigo, alfafa, também incluem uma boa proporção de aminoácidos.
São também alimentos ricos em proteínas os frutos secos em geral (avelãs, amêndoas, nozes) e as leguminosas (feijões, lentilhas, ervilha, grão-de-bico).
Outros produtos que os vegetarianos costumam usar para substituir a carne são o seitan, o tofu e o tempeh.
Cereais, sobretudo integrais, como aveia, trigo, arroz, cevada e centeio também contêm quantidades consideráveis de proteína e os seus aminoácidos complementam os das leguminosas. Por exemplo, uma refeição de arroz com feijão é equilibrada e fornece todos os aminoácidos essenciais.
Actualmente também já existem no mercado vários produtos vegetarianos processados que são bons substitutos da carne. Se bem que estes alimentos não sejam tão saudáveis como os referidos anteriormente, podem ser úteis quando se necessita fazer uma refeição rápida e prática. Incluem-se entre estes produtos as salsichas vegetarianas (geralmente contêm albumina de ovo), os crepes vegetais (os da Maggi ou do Continente, por exemplo); os hambúrgueres de soja ou de tofu (alguns têm queijo ou albumina) e os chouriços e farinheiras de soja (da Próvida, por exemplo).
Outra forma de substituir a carne é fazer receitas caseiras de almôndegas ou rissóis vegetais. Em http://www.centrovegetariano.org/index.php?cat_id=92 podem-se ver algumas receitas fáceis e práticas. De forma a não se perder tanto tempo a cozinhar, pode fazer-se uma grande quantidade e congelar, depois quando se necessita é só fritar ou levar ao forno.

Mesmo em pratos típicos (feijoada, rancho, cozido à portuguesa, chanfana) é possível substituir a carne. Basta trocá-la por soja, seitan ou chouriço de soja para que o prato fique mais saudável, continue equilibrado e mantenha um aspecto semelhante.
A maioria dos substitutos da carne encontram-se à venda em hipermercados. Outros como o seitan, o tofu, o tempeh e os chouriços de soja praticamente só se encontram em lojas de produtos naturais. Para saberes a loja mais próxima de ti vê a lista do Centro.
Como se pode constatar existem muitas alternativas à carne, que além de serem melhores para a saúde são, na sua maioria (excepção a alguns produtos processados), também melhores para a carteira. Por exemplo, meio quilo de soja custa menos de 2 euros e dá para cerca de 8 doses individuais.

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=326

Inserido em: 2004.11.06 Última actualização: 2006.12.27

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Aos iniciados...
Alimentação > Alimentação Vegetariana
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues



Comentários



Como substituir a carne sem ser por soja

Boa tarde, estou me decidindo por não me alimentar com carnes, porém acho q devo ir aos poucos até o corpo acostumar. Com relação a reposição das proteínas é muito incisivo a ideia da soja, mas o gosto não me agrada. Queria saber se posso só me alimentar com feijão, beterraba, legumes enfim e fontes de vitamina c ou é necessária a soja ? Ou talvez uso de complementos de B12? Obrigada
(Por: Larissa)

[Por: @ 2013.11.10 - 13:40 | Responder | Imprimir ]

Re: Como substituir a carne sem ser por soja

A soja não é necessária. Há muitos vegetarianos que não consomem soja. As proteínas estão presentes em muitos alimentos, como leguminosas e frutos secos.
A suplementação de vitamina B12 é aconselhável, pelo menos se consumir poucos ovos ou lacticínios.

[Por: cris @ 2013.11.11 - 10:54 | Responder | Imprimir ]

Re: Como substituir a carne sem ser por soja

cris escreveu:
> A soja não é necessária. Há muitos vegetarianos que não consomem soja. As
> proteínas estão presentes em muitos alimentos, como leguminosas e frutos
> secos.
> A suplementação de vitamina B12 é aconselhável, pelo menos se consumir
> poucos ovos ou lacticínios.
Quanto de vitamina B12 é necessário durante o dia ?

(Por: Larissa)

[Por: @ 2013.11.12 - 17:58 | Responder | Imprimir ]

Re: Como substituir a carne sem ser por soja

Aqui encontras as recomendações diárias:

http://www.mudaomundo.org/nutricao/recomendacoes


[Por: PatriciaMartinho @ 2013.11.13 - 08:35 | Responder | Imprimir ]





dormência nas extremidades

Bom dia, deixei de comer carne em Janeiro. Consumo leite e alguns ovos. De há um mês a esta parte, quando acordo, tenho os braços e as pernas dormentes. Por vezes a sensação passa logo, mas outras vezes mantém-se durante a manhã. Uma amiga diz que eu tenho carência de vitamina B12 que é encontrada na carne. Podem ajudar-me com alguns conselhos? Obrigada,
Ana
(Por: Ana Carvalho)

[Por: @ 2013.08.23 - 05:14 | Responder | Imprimir ]

Re: dormência nas extremidades

A dormência ou caimbras geralmente relaciona-se com a falta de magnésio.
A falta de B12 provoca essencialmente anemia. Mas é aconselhável todos os vegetarianos tomarem suplemento de B12 ou alimentos com B12 adicionada (leite de soja, cereais).
Pode pedir análises ao seu médico e verificar quais os nutrientes em falta. Mas a carne não tem nenhum nutriente essencial que não encontre noutras fontes.

[Por: cris @ 2013.08.24 - 10:34 | Responder | Imprimir ]


Re: dormência nas extremidades

Boa tarde, por vezes o meu namorado tem os mesmos sintomas e também sente uma espécie de picadas frias à superfície da pele e por vezes espasmos nos olhos e/ou lábios. Isto acontece a qualquer altura do dia, em movimento ou não.
As análises, que foram imensas, apenas acusam uma ligeira microcitose.
De momento está a tomar um suplemento de magnésio e um com algumas vitaminas do complexo B, ambos receitados pelo médico. No entanto os sintomas, apesar de menos intensos, persistem.
Para além disso, às vezes sente uma dor da coluna para a nuca, mas o raio-x (lombar e cervical) não acusou nada anormal.
Ainda não conseguimos descobrir a causa para estes sintomas :( se alguém tiver alguma informação que ajude agradecemos :D

bjs Sílvia

[Por: silamelo83 @ 2013.08.24 - 11:19 | Responder | Imprimir ]



engordei

deixei de comer carne animal a um ano e meio e ganhei peso, ai parei de comer carne de soja ,como só legumes ,sementes ,leguminosas, castanhas,biscoito,chá, arroz,bolo vez ou outra, frutas em geral em que preciso pegar leve?gostaria de saber tb se corro o risco de ter anemia? por falta da carne ?
(Por: telma)

[Por: @ 2013.07.16 - 14:22 | Responder | Imprimir ]

Re: engordei

A carne não é necessário. O importante é ter uma alimentação saudável e variada e obter todos os nutrientes. Existem muitos alimentos ricos em ferro (vegetais verdes, fruta seca, algas, beterraba). Para melhor absorção do ferro deve ingerir-se alimentos com vitamina C. Aqui no site também encontra artigos com mais informação sobre o ferro.

[Por: cris @ 2013.07.21 - 11:35 | Responder | Imprimir ]



Só come carne quem quer.

Só come carne quem quer e não está nem aí para os animais, e não tem força para desistir de comer carne.
(Por: Giovanni Marcinari)

[Por: @ 2011.01.31 - 18:02 | Responder | Imprimir ]

Re: como substituir a carne

> oi boa tarde
eu sou uma pessoa que nã gosto de carne nenhuma ,nem peixe,nem frango ,nem ovos, nem salsicha ,nem linguiça .
absolutamente nada decarne, ok eu posso fazer para subistituir isso tudo.
(Por: dadna)

[Por: @ 2011.06.15 - 17:47 | Responder | Imprimir ]

Re: como substituir a carne

Se ler o artigo acima vai encontrar muitas dicas para consumir alimentos ricos em proteínas: tofu, soja, seitan, leguminosas, frutos secos.

[Por: cris @ 2011.06.16 - 22:18 | Responder | Imprimir ]

Re: como substituir a carne

cris escreveu:
> Se ler o artigo acima vai encontrar muitas dicas para consumir alimentos
> ricos em proteínas: tofu, soja, seitan, leguminosas, frutos secos.

olá, me chamo igor e hoje decidi seguir o vegetarianismo, pois meu pai trouxe uma galinha pra matar ai eu fiquei com dó, e ele me fez a seguinte aposta que no dia que eu comer carne ele mata a galinha. então não quero mais saber de carne e presciso muito de ajuda, posso comer Ovo, leite, bolo e queijo? e o que são esses alimentos: o seitan, o tofu e o tempeh, citados no tópico?
(Por: Igor)

[Por: @ 2012.02.05 - 20:49 | Responder | Imprimir ]

Re: como substituir a carne

Existem vários tipos de vegetarianos, sendo que alguns consomem lacticínios e/ou ovos e outros não. É sobretudo uma questão de opção de cada um.
Sobre o seitan, tofu, tempeh pode pesquisar aqui no site que encontra mais informações e receitas.

[Por: cris @ 2012.02.06 - 00:00 | Responder | Imprimir ]


Re: como substituir a carne

> cris escreveu:
> > Se ler o artigo acima vai encontrar muitas dicas para consumir alimentos
> > ricos em proteínas: tofu, soja, seitan, leguminosas, frutos secos.
>
> olá, me chamo igor e hoje decidi seguir o vegetarianismo, pois meu pai
> trouxe uma galinha pra matar ai eu fiquei com dó, e ele me fez a seguinte
> aposta que no dia que eu comer carne ele mata a galinha. então não quero
> mais saber de carne e presciso muito de ajuda, posso comer Ovo, leite, bolo
> e queijo? e o que são esses alimentos: o seitan, o tofu e o tempeh, citados
> no tópico?
> (Por: Igor)


Tô torcendo por você, Igor. Também resolvi tornar-me vegetariano. Há um mês tomei a decisão, porém só agora estou levando adiante. Parabéns pela iniciativa, cara.
(Por: Carlos Eduardo)

[Por: @ 2013.04.17 - 12:12 | Responder | Imprimir ]




Re: como substituir a carne

BOA TARDE
EU ERA UM CARNÍVORO ASSUMIDO, NAO FAZIA UMA REFEIÇÃO SE QUER SEM TER CARNE.
PELO SIMPLES FATO DE SABER QUE ESTOU COMENDO ALGO QUE JÁ TEVE VIDA, DECIDI PARAR, IMAGINEI QUE NAO FOSSE CONSEGUIR, ME ENGANEI.
TEM 6 MESES QUE NAO COM CARNE, E NAO SINTO FALTA ALGUMA, ALIAS ME SINTO MELHOR, ME SINTO MAIS HUMANO.
EM QUESTÃO DE DOENÇAS CAUSADAS PELA FALTA DE PROTEÍNA ADVINDAS DA CARNE, E FÁCIL, APENAS COM, A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR ESSE PROBLEMA ESTARÁ RESOLVIDO.
ISSO SE CHAMA FORÇA DE VONTADE. PONHA NA SUA CABEÇA QUE VOCÊ NÃO VAI COMER CARNE, E NÃO COMA MAIS CARNE.

(Por: SAMUEL)

[Por: @ 2013.05.22 - 11:32 | Responder | Imprimir ]



Re: Só come carne quem quer.

> Só come carne quem quer e não está nem aí para os animais, e não tem força
> para desistir de comer carne.
> (Por: Giovanni Marcinari)
Concordo, Giovanni! Quando vi tanta barbaridade do homem com os animais nos abatedores, decidir parar.
(Por: Gal)

[Por: @ 2012.08.12 - 21:00 | Responder | Imprimir ]

Re: Só come carne quem quer.

> > Só come carne quem quer e não está nem aí para os animais, e não tem
> força
> > para desistir de comer carne.
> > (Por: Giovanni Marcinari)
> Concordo, Giovanni! Quando vi tanta barbaridade do homem com os animais nos
> abatedores, decidir parar.
> (Por: Gal)
Decidi parar quando estava comendo um pedaço de carne e simplesmente me deu um nojo e muitas cenas de animais sofrendo me vieram a cabeça, divino isso.
(Por: Roger Demetrio)

[Por: @ 2013.02.13 - 20:11 | Responder | Imprimir ]




Cogumelos

Moro nos EUA e aqui se fala que os cogumelos sao fontes ricas em proteínas. Isso procede?
(Por: Lulu)

[Por: @ 2010.04.01 - 23:15 | Responder | Imprimir ]

Re: Cogumelos

Os cogumelos não são um alimento especialmente rico em proteínas. A maioria tem 2,7g de proteínas por 100g. Algumas espécies são mais proteicas do que outras, mas existem melhores fontes de proteínas.

[Por: cris @ 2010.04.02 - 13:43 | Responder | Imprimir ]



Há que ter em atenção aquilo que se escreve. Existem vários graus de vegetarianismo sendo que o mais extremista são denominados com vegans (estes excluem qlq alimento, roupa etc que provenha de origem animal).

Não me considero vegetariana a 100% porque devido a problemas de saúde tenho que comer carne (sei que deveria comer mais para a minha saude, mas consigo andar meses sem comer carne e qnd como sao carnes brancos, nomeadamente de galinha e peru).
A minha alimentação baseia-se em vegetais, frutas, soja grossa, bifes de soja, seitan, tofu e peizinho.


(Por: Tita)

[Por: @ 2010.02.28 - 02:00 | Responder | Imprimir ]

Sim, existem vários tipos de vegetarianos, mas nenhum deles come carne ou peixe. Se come ou carne ou peixe, mesmo que em pequenas quantidades, é omnívoro, não vegetariano.

[Por: cris @ 2010.02.28 - 11:18 | Responder | Imprimir ]

O que eu disse foi : nao sou vegetariana a 100%. Sou semivegetariana por causa da minha saude.
Eu pratico o pesco-vegetarianismo em 98% dos meus dias.

Mais uma vez digo, leiam com atenção antes de opinarem ;)

Consultem este site para ficarem a saber do q falo: http://asminhasreceitas.com/artigos/introducao-alimentacao-vegetariana


Um bem haja x)
(Por: Tita)

[Por: @ 2010.02.28 - 17:17 | Responder | Imprimir ]

Semi-vegetariano ou pisco-vegetariano são conceitos que existem, mas não são reconhecidos por nenhuma associação vegetariana como sendo tipos de vegetarianismo. São apenas tipos de alimentação mais próximos do vegetarianismo, mas muitas pessoas (não estou a dizer que é o seu caso) acham que são vegetarianas apenas porque já não comem carne e comem peixe.

[Por: cris @ 2010.02.28 - 17:30 | Responder | Imprimir ]

Concordo com o que a Cris escreveu! Primeiro, que não existem ''graus de vegetarianismo'' existe o vegetariano (não ingere nenhum tipo de carve) e existe o vegan (basicamente se resume em: além de não ingerir nenhum alimento de origem animal, não utiliza produtos de empresas que realizam testes em animais) quem come peixe, frango e derivados NÃO é vegetariano e ponto.
(Por: nathália)

[Por: @ 2011.05.10 - 21:00 | Responder | Imprimir ]




Sim há pessoas que se consideram vegetarianas só pq nao comem carne ou peixe :)

Masssss continuo a dizer q vegetarianismo e veganismo são completamente diferentes, pq snao nao existiam dois conceitos :P
(Por: Tita)

[Por: @ 2010.02.28 - 20:59 | Responder | Imprimir ]


Já agora alguém conhece Quorn? E onde é q posso encontrar... Qeria fazer uma receita com quorn (substituto de carne) e como não encontrei fiz com seitan.

MERCII ^^
(Por: Tita)

[Por: @ 2010.02.28 - 21:03 | Responder | Imprimir ]

quorn

nunca vi á venda no porto, onde vivo, nem no celeiro que considero bastante avançado em termos destes produtos.
não sei se esta marca estará á venda em portugal


> Já agora alguém conhece Quorn? E onde é q posso encontrar... Qeria fazer
> uma receita com quorn (substituto de carne) e como não encontrei fiz com
> seitan.
>
> MERCII ^^
> (Por: Tita)

(Por: vera martins)

[Por: @ 2010.03.01 - 23:17 | Responder | Imprimir ]


Sim, conheço Quorn. Até agora só conheço um supermercado em Portugal que vende, o Apolónia, no Algarve.


> Já agora alguém conhece Quorn? E onde é q posso encontrar... Qeria fazer
> uma receita com quorn (substituto de carne) e como não encontrei fiz com
> seitan.
>
> MERCII ^^
> (Por: Tita)

(Por: ana isabel)

[Por: @ 2010.08.30 - 16:22 | Responder | Imprimir ]


Eu compro Quorn nas Lojas GLOOD, tem em Lisboa e em São João do Estoril, veja no em facebook.com/glood.pt

> Já agora alguém conhece Quorn? E onde é q posso encontrar... Qeria fazer
> uma receita com quorn (substituto de carne) e como não encontrei fiz com
> seitan.
>
> MERCII ^^
> (Por: Tita)

(Por: Anabela)

[Por: @ 2012.10.28 - 20:04 | Responder | Imprimir ]





Couro

Olá, bom dia
Gostaria de saber qual a diferença entre o couro e o couro sintético, e se é possível fazer a retirada do couro após o animal ter morrido por causas naturais. É possível conservar produtos de couro sem que pra isso seja necessário sacrificar os animais? Pois se não é possível acho que a venda de produtos de couro deveria ser proibida então.
(Por: André)

[Por: @ 2010.01.13 - 15:47 | Responder | Imprimir ]

Re: Couro

O Homem consome muito mais produtos em couro do que o uso apenas de couro de animais que morressem de causas naturais poderiam fornecer. Tudo depende da lei da oferta e da procura. Quanto menos pessoas consumirem couro, menos animais são usados com esse propósito.
Se o couro fosse proibido, também a carne teria de ser, pois maltratam-se muitos mais animais para o consumo de carne.

[Por: cris @ 2010.01.16 - 19:36 | Responder | Imprimir ]


Re: Couro

Penso que o couro sintético deve ser um tipo de plástico.
A grande maioria do gado é criada de forma intensiva, sofrendo muito. Não é viável esperar que um animal livre algures morra para se lhe tirar a pele e mesmo assim isso é macabro! Aconteceram coisas muito semelhantes no Holocausto.
Desconheço se haverá produtos veganos que tratem couro, mas novamente, quem realmente dá valor à vida animal, ainda que tenha coisas dessas em casa duma época em que desconhecia de que forma eram obtidas, o melhor é doar esses artigos e não mais comprar.

[Por: anasoares @ 2010.01.15 - 13:47 | Responder | Imprimir ]

Re: Couro

anasoares escreveu:
> Penso que o couro sintético deve ser um tipo de plástico.
> A grande maioria do gado é criada de forma intensiva, sofrendo muito. Não é
> viável esperar que um animal livre algures morra para se lhe tirar a pele e
> mesmo assim isso é macabro! Aconteceram coisas muito semelhantes no
> Holocausto.
> Desconheço se haverá produtos veganos que tratem couro, mas novamente, quem
> realmente dá valor à vida animal, ainda que tenha coisas dessas em casa
> duma época em que desconhecia de que forma eram obtidas, o melhor é doar
> esses artigos e não mais comprar.
>
Sou vegetariana há anos e há pouco tempo decidi me tornar vegana, concordo em parte com a anasoares, doei tudo oque havia em meu guardaroupas que fosse de lã, seda, couro (roupas, casacos,sapatos etc.) passei consumir somente produtos de empresas que não testam em animais(comprovadamente), porém meus sofás, cadeiras e inclusive os bancos do meu automóvel são de couro, ainda não me desfiz de tudo o que adquiri no decorrer de anos de indiferença para com os animais até porque seria inviável economicamente e sinceramente acho que simplesmente jogar tudo fora, imediatamente é de um radicalismo irracional. Não se pode destruir tudo o que já foi, basta não contribuir para que não continue sendo.
Ilka Margareth.
(Por: ilka margareth paixai santos)

[Por: @ 2014.01.15 - 18:21 | Responder | Imprimir ]




Anteriores <<