Como substituir a carne?

Uma das questões que mais atormenta os que dão os primeiros passos no vegetarianismo ou aqueles que convivem com os vegetarianos é saber como substituir a carne.
O consumo de carne está tão enraizado na nossa cultura que, à primeira vista, pode parecer impossível dispensá-la da alimentação. Na verdade, herdámos hábitos não questionados há séculos.
É também generalizada a ideia de que só em alimentos de origem animal se podem obter as proteínas necessárias.

No entanto, de um modo geral, todos os alimentos vegetais contêm algumas proteínas. A única diferença é que na carne as proteínas são completas, isto é, com todos os aminoácidos essenciais.
O nosso corpo consegue sintetizar a maioria dos aminoácidos, mas oito deles (leucina, isoleucina, valina, treonina, metionina, fenilalanina, triptofano e lisina - em crianças, a histidina é também considerada um aminoácido essencial) devem obter-se através da alimentação. Actualmente sabe-se que o nosso corpo consegue combinar os aminoácidos provenientes de diferentes refeições para produzir proteínas completas. Por isso, através de uma alimentação vegetariana não é difícil fornecer proteínas completas ao organismo, bastando para tal fazer uma dieta variada.
A realidade é que os omnívoros consomem proteínas em excesso, o mesmo já não se passando com a maioria dos vegetarianos. A menor propensão a doenças relacionadas com o excesso de consumo de proteínas e de gorduras saturadas (doenças cardíacas, níveis elevados de colesterol, etc.) por parte dos vegetarianos prova que alimentação vegetariana pode ser mais saudável do que uma alimentação à base de carne. Vários estudos, por exemplo os do PCRM (Comité Médico para uma Medicina Responsável - http://www.pcrm.org), mostram pois que a carne não é essencial para a saúde. Em vegetais, frutas, leguminosas e cereais podemos obter os nutrientes de que o nosso organismo necessita, incluindo as proteínas.

A soja (proteína de soja texturizada) em cubos, granulada ou em bifes é considerada um alimento completo a nível proteico uma vez que contém todos os aminoácidos essenciais. Alimentos como castanha-do-Pará, semente de girassol, gergelim (tahina), quinoa, gérmen de trigo, alfafa, também incluem uma boa proporção de aminoácidos.
São também alimentos ricos em proteínas os frutos secos em geral (avelãs, amêndoas, nozes) e as leguminosas (feijões, lentilhas, ervilha, grão-de-bico).
Outros produtos que os vegetarianos costumam usar para substituir a carne são o seitan, o tofu e o tempeh.
Cereais, sobretudo integrais, como aveia, trigo, arroz, cevada e centeio também contêm quantidades consideráveis de proteína e os seus aminoácidos complementam os das leguminosas. Por exemplo, uma refeição de arroz com feijão é equilibrada e fornece todos os aminoácidos essenciais.
Actualmente também já existem no mercado vários produtos vegetarianos processados que são bons substitutos da carne. Se bem que estes alimentos não sejam tão saudáveis como os referidos anteriormente, podem ser úteis quando se necessita fazer uma refeição rápida e prática. Incluem-se entre estes produtos as salsichas vegetarianas (geralmente contêm albumina de ovo), os crepes vegetais (os da Maggi ou do Continente, por exemplo); os hambúrgueres de soja ou de tofu (alguns têm queijo ou albumina) e os chouriços e farinheiras de soja (da Próvida, por exemplo).
Outra forma de substituir a carne é fazer receitas caseiras de almôndegas ou rissóis vegetais. Em http://www.centrovegetariano.org/index.php?cat_id=92 podem-se ver algumas receitas fáceis e práticas. De forma a não se perder tanto tempo a cozinhar, pode fazer-se uma grande quantidade e congelar, depois quando se necessita é só fritar ou levar ao forno.

Mesmo em pratos típicos (feijoada, rancho, cozido à portuguesa, chanfana) é possível substituir a carne. Basta trocá-la por soja, seitan ou chouriço de soja para que o prato fique mais saudável, continue equilibrado e mantenha um aspecto semelhante.
A maioria dos substitutos da carne encontram-se à venda em hipermercados. Outros como o seitan, o tofu, o tempeh e os chouriços de soja praticamente só se encontram em lojas de produtos naturais. Para saberes a loja mais próxima de ti vê a lista do Centro.
Como se pode constatar existem muitas alternativas à carne, que além de serem melhores para a saúde são, na sua maioria (excepção a alguns produtos processados), também melhores para a carteira. Por exemplo, meio quilo de soja custa menos de 2 euros e dá para cerca de 8 doses individuais.

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=326

Inserido em: 2004.11.06 Última actualização: 2006.12.27

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Aos iniciados...
Alimentação > Alimentação Vegetariana
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues



Comentários



problemas com a família e duvidas

Boa noite tenho 14 anos e à alguns meses atrás decidi parar de comer carne confesso que não sinto falta mas a minha família me crítica muito por esse hábito dizem que vou ficar doente anêmica..... etc. Mas afinal posso ficar doente anêmica etc . Quais alimentos podem substituir a carne ? (se possível mandar a resposta pelo email) obrigada.

(Por: SC)

[Por: @ 2014.07.04 - 19:14 | Responder | Imprimir ]


vou começar..

olá, gostei muito de conhecer o site, tenho 14 anos gosto bastante de vegetarianismo,como tenho bastante influencia , apesar de meus familiares ão serem eles gostam bastante e apoiam-me então pensei começar a ser vegetariana mas nao tenho ainda uma ideia bem formada, e gostaria bastante que me dessem algumas dicas
(Por: Inês Tomás)

[Por: @ 2014.06.21 - 08:31 | Responder | Imprimir ]

Re: vou começar..

Aqui no site encontras muita informação e receitas. Vê a categoria "Aos Iniciados".

[Por: cris @ 2014.06.23 - 11:32 | Responder | Imprimir ]



Olá, eu quero me tornar vegetariana mas tenho dois medos, o primeiro é de ficar anêmica ou ter um problema no meu corpo à longo prazo, pela falta de carne na minha dieta; e o segundo é de que os meus filhos acabem herdando algum gene defeituso pelo fato de eu ter mudado minha alimemtação de omnívora para herbívora.

A primeira dúvida eu já sei que dá para repor as vítaminas da carne de outros modos. Mas em relação à segunda dúvida, pelo que sei, a nossa dieta omnívora ajudou na nossa evolução, para nós humanos chegarmos onde estamos hoje, então eu tenho medo de se eu virar vegetariana, meus genes mudarem e eu acabar transmitindo genes mutantes para meus descendentes que iriram ser diferentes do genótipo normal de um ser humano, pois se nós fossemos herbívoros nossa fisiologia seria muito diferente da que temos agora. (eu não sou bióloga ou nutricionista, isso que eu escrevi é baseado no que eu li)

Então eu quero saber se existe algum risco desse tipo ou se estou só falando besteira, obrigada!
(Por: Mel)

[Por: @ 2014.05.18 - 23:34 | Responder | Imprimir ]

Desde que faça uma alimentação vegetariana variada não tem probabilidade de ter carências. Apenas se sugere a suplementação ou alimentos reforçados com vitamina B12.
A anemia não é mais comum em vegetarianos do que no resto da população.
As alterações genéticas desse género podem levar séculos, mas mesmo que tal acontecesse não parece ser problema. De qualquer modo, há teorias que defendem que o ser humano não está preparado para comer carne, e está mais próximo dos herbívoros (em termos de dentes, sistema digestivo, por ex).

[Por: cris @ 2014.05.25 - 17:31 | Responder | Imprimir ]



Como substituir a carne sem ser por soja

Boa tarde, estou me decidindo por não me alimentar com carnes, porém acho q devo ir aos poucos até o corpo acostumar. Com relação a reposição das proteínas é muito incisivo a ideia da soja, mas o gosto não me agrada. Queria saber se posso só me alimentar com feijão, beterraba, legumes enfim e fontes de vitamina c ou é necessária a soja ? Ou talvez uso de complementos de B12? Obrigada
(Por: Larissa)

[Por: @ 2013.11.10 - 13:40 | Responder | Imprimir ]

Re: Como substituir a carne sem ser por soja

A soja não é necessária. Há muitos vegetarianos que não consomem soja. As proteínas estão presentes em muitos alimentos, como leguminosas e frutos secos.
A suplementação de vitamina B12 é aconselhável, pelo menos se consumir poucos ovos ou lacticínios.

[Por: cris @ 2013.11.11 - 10:54 | Responder | Imprimir ]

Re: Como substituir a carne sem ser por soja

cris escreveu:
> A soja não é necessária. Há muitos vegetarianos que não consomem soja. As
> proteínas estão presentes em muitos alimentos, como leguminosas e frutos
> secos.
> A suplementação de vitamina B12 é aconselhável, pelo menos se consumir
> poucos ovos ou lacticínios.
Quanto de vitamina B12 é necessário durante o dia ?

(Por: Larissa)

[Por: @ 2013.11.12 - 17:58 | Responder | Imprimir ]

Re: Como substituir a carne sem ser por soja

Aqui encontras as recomendações diárias:

http://www.mudaomundo.org/nutricao/recomendacoes


[Por: PatriciaMartinho @ 2013.11.13 - 08:35 | Responder | Imprimir ]





dormência nas extremidades

Bom dia, deixei de comer carne em Janeiro. Consumo leite e alguns ovos. De há um mês a esta parte, quando acordo, tenho os braços e as pernas dormentes. Por vezes a sensação passa logo, mas outras vezes mantém-se durante a manhã. Uma amiga diz que eu tenho carência de vitamina B12 que é encontrada na carne. Podem ajudar-me com alguns conselhos? Obrigada,
Ana
(Por: Ana Carvalho)

[Por: @ 2013.08.23 - 05:14 | Responder | Imprimir ]

Re: dormência nas extremidades

A dormência ou caimbras geralmente relaciona-se com a falta de magnésio.
A falta de B12 provoca essencialmente anemia. Mas é aconselhável todos os vegetarianos tomarem suplemento de B12 ou alimentos com B12 adicionada (leite de soja, cereais).
Pode pedir análises ao seu médico e verificar quais os nutrientes em falta. Mas a carne não tem nenhum nutriente essencial que não encontre noutras fontes.

[Por: cris @ 2013.08.24 - 10:34 | Responder | Imprimir ]


Re: dormência nas extremidades

Boa tarde, por vezes o meu namorado tem os mesmos sintomas e também sente uma espécie de picadas frias à superfície da pele e por vezes espasmos nos olhos e/ou lábios. Isto acontece a qualquer altura do dia, em movimento ou não.
As análises, que foram imensas, apenas acusam uma ligeira microcitose.
De momento está a tomar um suplemento de magnésio e um com algumas vitaminas do complexo B, ambos receitados pelo médico. No entanto os sintomas, apesar de menos intensos, persistem.
Para além disso, às vezes sente uma dor da coluna para a nuca, mas o raio-x (lombar e cervical) não acusou nada anormal.
Ainda não conseguimos descobrir a causa para estes sintomas :( se alguém tiver alguma informação que ajude agradecemos :D

bjs Sílvia

[Por: silamelo83 @ 2013.08.24 - 11:19 | Responder | Imprimir ]



engordei

deixei de comer carne animal a um ano e meio e ganhei peso, ai parei de comer carne de soja ,como só legumes ,sementes ,leguminosas, castanhas,biscoito,chá, arroz,bolo vez ou outra, frutas em geral em que preciso pegar leve?gostaria de saber tb se corro o risco de ter anemia? por falta da carne ?
(Por: telma)

[Por: @ 2013.07.16 - 14:22 | Responder | Imprimir ]

Re: engordei

A carne não é necessário. O importante é ter uma alimentação saudável e variada e obter todos os nutrientes. Existem muitos alimentos ricos em ferro (vegetais verdes, fruta seca, algas, beterraba). Para melhor absorção do ferro deve ingerir-se alimentos com vitamina C. Aqui no site também encontra artigos com mais informação sobre o ferro.

[Por: cris @ 2013.07.21 - 11:35 | Responder | Imprimir ]



Só come carne quem quer.

Só come carne quem quer e não está nem aí para os animais, e não tem força para desistir de comer carne.
(Por: Giovanni Marcinari)

[Por: @ 2011.01.31 - 18:02 | Responder | Imprimir ]

Re: como substituir a carne

> oi boa tarde
eu sou uma pessoa que nã gosto de carne nenhuma ,nem peixe,nem frango ,nem ovos, nem salsicha ,nem linguiça .
absolutamente nada decarne, ok eu posso fazer para subistituir isso tudo.
(Por: dadna)

[Por: @ 2011.06.15 - 17:47 | Responder | Imprimir ]

Re: como substituir a carne

Se ler o artigo acima vai encontrar muitas dicas para consumir alimentos ricos em proteínas: tofu, soja, seitan, leguminosas, frutos secos.

[Por: cris @ 2011.06.16 - 22:18 | Responder | Imprimir ]

Re: como substituir a carne

cris escreveu:
> Se ler o artigo acima vai encontrar muitas dicas para consumir alimentos
> ricos em proteínas: tofu, soja, seitan, leguminosas, frutos secos.

olá, me chamo igor e hoje decidi seguir o vegetarianismo, pois meu pai trouxe uma galinha pra matar ai eu fiquei com dó, e ele me fez a seguinte aposta que no dia que eu comer carne ele mata a galinha. então não quero mais saber de carne e presciso muito de ajuda, posso comer Ovo, leite, bolo e queijo? e o que são esses alimentos: o seitan, o tofu e o tempeh, citados no tópico?
(Por: Igor)

[Por: @ 2012.02.05 - 20:49 | Responder | Imprimir ]

Re: como substituir a carne

Existem vários tipos de vegetarianos, sendo que alguns consomem lacticínios e/ou ovos e outros não. É sobretudo uma questão de opção de cada um.
Sobre o seitan, tofu, tempeh pode pesquisar aqui no site que encontra mais informações e receitas.

[Por: cris @ 2012.02.06 - 00:00 | Responder | Imprimir ]


Re: como substituir a carne

> cris escreveu:
> > Se ler o artigo acima vai encontrar muitas dicas para consumir alimentos
> > ricos em proteínas: tofu, soja, seitan, leguminosas, frutos secos.
>
> olá, me chamo igor e hoje decidi seguir o vegetarianismo, pois meu pai
> trouxe uma galinha pra matar ai eu fiquei com dó, e ele me fez a seguinte
> aposta que no dia que eu comer carne ele mata a galinha. então não quero
> mais saber de carne e presciso muito de ajuda, posso comer Ovo, leite, bolo
> e queijo? e o que são esses alimentos: o seitan, o tofu e o tempeh, citados
> no tópico?
> (Por: Igor)


Tô torcendo por você, Igor. Também resolvi tornar-me vegetariano. Há um mês tomei a decisão, porém só agora estou levando adiante. Parabéns pela iniciativa, cara.
(Por: Carlos Eduardo)

[Por: @ 2013.04.17 - 12:12 | Responder | Imprimir ]




Re: como substituir a carne

BOA TARDE
EU ERA UM CARNÍVORO ASSUMIDO, NAO FAZIA UMA REFEIÇÃO SE QUER SEM TER CARNE.
PELO SIMPLES FATO DE SABER QUE ESTOU COMENDO ALGO QUE JÁ TEVE VIDA, DECIDI PARAR, IMAGINEI QUE NAO FOSSE CONSEGUIR, ME ENGANEI.
TEM 6 MESES QUE NAO COM CARNE, E NAO SINTO FALTA ALGUMA, ALIAS ME SINTO MELHOR, ME SINTO MAIS HUMANO.
EM QUESTÃO DE DOENÇAS CAUSADAS PELA FALTA DE PROTEÍNA ADVINDAS DA CARNE, E FÁCIL, APENAS COM, A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR ESSE PROBLEMA ESTARÁ RESOLVIDO.
ISSO SE CHAMA FORÇA DE VONTADE. PONHA NA SUA CABEÇA QUE VOCÊ NÃO VAI COMER CARNE, E NÃO COMA MAIS CARNE.

(Por: SAMUEL)

[Por: @ 2013.05.22 - 11:32 | Responder | Imprimir ]



Re: Só come carne quem quer.

> Só come carne quem quer e não está nem aí para os animais, e não tem força
> para desistir de comer carne.
> (Por: Giovanni Marcinari)
Concordo, Giovanni! Quando vi tanta barbaridade do homem com os animais nos abatedores, decidir parar.
(Por: Gal)

[Por: @ 2012.08.12 - 21:00 | Responder | Imprimir ]

Re: Só come carne quem quer.

> > Só come carne quem quer e não está nem aí para os animais, e não tem
> força
> > para desistir de comer carne.
> > (Por: Giovanni Marcinari)
> Concordo, Giovanni! Quando vi tanta barbaridade do homem com os animais nos
> abatedores, decidir parar.
> (Por: Gal)
Decidi parar quando estava comendo um pedaço de carne e simplesmente me deu um nojo e muitas cenas de animais sofrendo me vieram a cabeça, divino isso.
(Por: Roger Demetrio)

[Por: @ 2013.02.13 - 20:11 | Responder | Imprimir ]




Anteriores <<