Categoria: Pessoas > Testemunhos
Testemunhos com as razões que levaram as pessoas a adoptar o vegetarinismo ou veganismo.
Envia-nos também o teu testemunho.

Artigos (7)



Ser vegetariano: Testemunho de Pedro Morais

Chamo-me Pedro Morais, tenho 22 anos e sou estudante universitário de mestrado em finanças e licenciado em economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.
Este testemunho tem o intuito de agradecer ao Centro Vegetariano pelo impacto profundo que teve na minha vida. Foi através do website do Centro Vegetariano que tomei conhecimento consciente do Vegetarianismo e Veganismo, sendo que ninguém do meu círculo de amigos é vegetariano e nunca até hoje calhou de eu ir a um restaurante vegetariano.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Testemunho: Porque sou vegetariano? - Porque temos que ser a mudança que queremos ver.

Actualmente, a humanidade está perante um problema que dificilmente será resolvido se as pessoas não se consciencializarem de que todas as suas acções, sejam elas quais forem, têm consequências. E nós, que nos dizemos seres racionais, temos o dever de ter em conta as consequências antes de tomar qualquer atitude ou decisão.
E isto é válido tanto para o nosso relacionamento com os outros indivíduos como com o planeta.
Embora à partida essas consequências nos pareçam, em certos casos, insignificantes, a longo prazo, podem ser desastrosas, é como uma avalancha, basta uma pequena brisa no topo da montanha para despoletar o movimento de uma enorme massa de gelo.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Testemunho de Ricardo Petinga – Porque sou vegetariano?

Apesar de não acreditar no destino, às vezes sinto que estava destinado a tornar-me vegetariano. Sempre adorei e admirei animais, mas em criança não mordemos a mão que nos alimenta, ou seja, não recusamos a "comida" que nos é colocada no prato, principalmente se a nossa educação não incluir o desenvolvimento de uma consciência ampla ambiental e ecológica. Infelizmente, penso que é isso que se passa na maioria das sociedades actuais, mas, felizmente, é evidente que essa realidade está a mudar, a evoluir e a progredir rumo a um futuro melhor.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Testemunho de Hugo Rebelo: Vegetarianismo, simbiose da alma com o corpo

Hugo Rebelo, informático e vocalista da banda Simbiose, decidiu contar ao Centro Vegetariano o porquê da sua opção alimentar...



Ler printer     E-mail   Facebook F



Porque me tornei vegetariana? - Testemunho de Sandra Tavares

Tudo começou com uma exposição comemorativa do Dia Mundial do Ambiente, creio que no ano de 1998. Estava a estudar Engenharia do Ambiente no Porto, numa instituição particular, logo, como bons ambientalistas que éramos, uma exposição tendo como tema os Direitos dos Animais, era o que convinha nesse ano. Tudo montado, música apropriada (R.E.M. na sua maioria), abram-se as portas! Fiquei junto do "túnel negro", no final da dita exposição, recolhendo impressões, assinaturas e donativos. Mas o que era o tal "túnel"? Nada mais nada menos que uma passagem forrada a pano preto com vídeos e fotografias de maus tratos a animais, tanto na indústria alimentar como na indústria farmacêutica, de peles, etc.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Percurso até ao vegetarianismo - Testemunho de Ana e Lourdes Soares

O meu interesse pela nutrição teve um papel fundamental como primeiro passo, ainda que longínquo, em direcção ao vegetarianismo. Situo o início desse interesse nas aulas da disciplina da ``Saúde`` da escola secundária, durante as quais comecei a aperceber-me que a prevenção das doenças através da alimentação cuidada (quando possível) era muito mais eficaz do que qualquer tratamento. Os novos conhecimentos aliados a infelizes exemplos familiares de doenças evitáveis e tendência para a obesidade fizeram crescer a vontade de saber cada vez mais acerca dos alimentos, de hábitos saudáveis de vida e de saúde em geral.

Ler printer     E-mail   Facebook F



Porque sou vegetariano? - Testemunho de José Ramos

Tal como ocorre na larga maioria dos casos, a minha adaptação ao vegetarianismo foi muito gradual, pois este é um passo e mudança relativamente importante na nossa vida, enquanto impulso frequentemente acompanhado de uma transformação interior, que nos conduziu a tomar esta opção. No meu caso, a génese surgiu de algo tão simples como o desejo de fazer "algo", algo que me desviasse do egocentrismo que tanto pauta os nossos dias, e que me permitisse expressar a minha vontade em dar um contributo que marcasse a diferença no respeito pela vida animal e pelo próprio planeta terra. Este desejo de fazer "algo" é como que um bichinho que muitos de nós transportamos cá dentro, e que muitas vezes nos incomoda porque não o alimentamos convenientemente.

Ler printer     E-mail   Facebook F