Produção de carne bovina

Muitas vezes a produção de carne para consumo humano provoca nos animais sofrimentos indescritíveis e desnecessários. As imagens abaixo foram retiradas de vídeos feitos pela PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), e são uma amostra das situações vividas pelos bovinos.
Mesmo que este tipo de tratamentos fosse eticamente desculpável, a qualidade da carne produzida continuaria a ter de ser posta em causa.



Vitelos encarcerados. A corda que prende o pescoço do primeiro está presa no tecto e no chão. O segundo tenta libertar-se da corrente e acaba por cair.



A este bovino é cortado um corno com um alicate. A segunda imagem mostra o animal mutilado.



Na primeira imagem o animal é agarrado, com um alicate, pelo focinho, e preso de forma que a cabeça tenha pouca mobilidade.
As imagens seguintes mostram a marcação duma rês cuja cabeça está imobilizada, utilizando um ferro em brasa que provoca profundas queimaduras.
A última imagem mostra o resultado da marcação.



A esta manada foi exigido que descesse escadas.



Quando os animais acabam por desistir sem força para mais são muitas vezes obrigados da maneira que acima se mostra.



Muitos animais, demasiado debilitados para andar ou simplesmente porque os criadores têm pressa, são arrastados de e para os camiões. Enrola-se-lhes uma corda ou um cadeado à perna e utilizam-se tractores.



Antes de serem enfim mortos os bovinos são tipicamente pendurados por uma pata traseira. Chegam a este último estádio muitas vezes tão maltratados como retrata a primeira imagem, e é-lhes aberta uma ferida no peito por onde sangram até à morte. Existem outros métodos de abate.




Referências:
http://www.peta-online.org

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=136

Inserido em: 2002-09-14 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Defesa Animal > Exploração animal
Defesa Animal > Violência contra Animais
Alimentação > Alimentação Omnívora > Despensa Tradicional





https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=136