Medicamentos: substâncias animais e alternativas

As substâncias abaixo são usadas essencialmente pela indústria farmacêutica em remédios, suplementos e vitaminas. Existem alternativas já no mercado.

Aminoácidos (Amino Acids.)
Blocos construtores das proteínas em todos os animais e plantas. Usado em vitaminas e suplementos. Alternativas: sintéticos e vegetais.

Esteróide, Esterol (Steroids. Sterols.)
De várias glândulas de animais ou de fontes vegetais. Esteróides inclui esteróis, que são álcoois de animais ou plantas (ex: colesterol). Usado na preparação de hormonas.
Alternativas: fontes vegetais e sintéticas.

Estrogénio, Estradiol (Estrogen. Estradiol.)
Hormonas femininas obtidas da urina de éguas grávidas. Usado para problemas reprodutivos, em pílulas anticoncepcionais e no Premarin, uma droga para a menopausa.
Alternativas: contraceptivos orais e drogas para menopausa baseados em esteróides sintéticos ou fitoesterógenos (de plantas). Os sintomas da menopausa também podem ser tratados com dieta e plantas.

Gelatina, Gel (Gelatin. Gel.)
Proteína obtida de pele, tendões, ligamentos e/ou ossos de vaca e porcos fervidos com água. Utilizada em cápsulas de vitaminas. Cápsulas vegetais já começam a surgir no mercado.

Geleia Real, Mel, Pólen, Própolis
A produção de mel também é responsável pela crueldade com animais. Muitos criadores matam as abelhas no Inverno para não ter que gastar para protegê-las do frio. Para inseminar artificialmente as abelhas rainhas é tirado esperma do zangão esmagando-lhe a cabeça. A decapitação gera um impulso eléctrico tão forte que o animal ejacula.

Lactose
É o açúcar do leite dos mamíferos. Usado em pastilhas e remédios.
Alternativas: açúcar de plantas.

Progesterona (Progesterone.)
Hormonas sexuais femininas.
Alternativas: sintético.


Referências:
http://www.peta.org

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=164

Inserido em: 2002-11-24 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Defesa Animal > Exploração animal
Consumidor Vegetariano > Produtos veganos
Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues





https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=164