Roupas: substâncias animais e alternativas

Existem várias substâncias extraídas de animais (caxemira, angora, couro, camurça, peles, lã, penugem e seda) que são usadas em roupas e calçados.
No entanto existem muitas alternativas: nylon, algodão, flanela, fibras sintéticas, poliester, seda sintética, cânhamo e bambu.



Caxemira

A lã de cabra caxemira é usada em roupas.
Alternativas: fibras sintéticas.

Angora (Angora wool/Angora Fibre/Mohair)
Tecido de lã fino e macio proveniente do pêlo do coelho angorá, gatos ou cabras de pêlo fino.
Alternativas: Algodão, fibras sintéticas.

Organza
A Organza natural é um tecido fino, tradicionalmente feito a partir da seda, o filamento produzido pelos bichos da seda. Neste processo, os bichos são fervidos vivos para que se possa retirar a fibra que depois será usada na confecção dos tecidos.
A organza natural é usada, por exemplo, em vestuário para casamentos, roupa de gala ou em cortinas e decoração de interiores.
Alternativas: Organza sintética.

Couro, Camurça, Couro de Bezerro, Pele de Carneiro, Pele de Jacaré (Leather. Suede. Calfskin. Sheepskin. Alligator Skin.)
Usados para fazerem carteiras, bolsas, estofos de carros, roupas em geral, sapatos, etc.
Alternativas: algodão, cânhamo, canas, nylon, vinil, ultraseda e outros tecidos sintéticos.

(Wool.)
As ovelhas são criadas para serem lanzudas de modo não natural, e para a lã ser ondulada de modo não natural, o que causa infestações de insectos ao redor da cauda. A solução dos fazendeiros é o doloroso corte da área ao redor da cauda. Na tosquia as ovelhas são presas com violência e tosquiadas rudemente. Por vezes a sua pele também fica com cortes. Todos os anos, centenas de milhares de ovelhas tosquiadas morrem por exposição ao frio. A produção de lã utiliza ainda enormes quantidades de recursos e energia (para procriar, tosquiar, transportar e abater as ovelhas). Alguns derivados da lã são a lanolina, a graxa de lã e a gordura de lã.
Alternativas: algodão, flanela, fibras sintéticas.

Penugem
(Down.)
Penugem isolante extraída de gansos ou patos abatidos ou explorados cruelmente. É usada como isolante em parkas, colchas, cobertores, sacos-cama, almofadas, etc.
Alternativas: poliester e substitutos sintéticos, paina (fibra sedosa da semente de árvores tropicais).


Seda
(Silk.)
É a fibra brilhante feita pelos bicho-da-seda para formarem os seus casulos. Os bichos são fervidos para retirar a fibra.Tafetá tanto pode ser feito de seda como de nylon.
Alternativas: nylon, paina, seda sintética.


Referências:
http://www.peta.org/mc/factsheet_clothing.asp



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=165

Inserido em: 2002-11-24 Última actualização: 2009-02-16

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Consumidor Vegetariano > Produtos veganos
Defesa Animal > Exploração animal



Comentários



Há aqui uma generalização perigosa...

O que está escrito neste artigo sobre a lã e ovelhas, é uma prática actualmente em processo de ilegalização na Nova Zelândia, que não corresponde à realidade portuguesa. A tosquia é hoje feita à máquina (semelhante à de cabelo), o que diminuiu para a marginalidade os cortes acidentais.

Aliás, até recomendo um filme chamado "Black Sheep" dos estúdios de FX do Senhor dos Anéis nas Nova Zelândia, onde as ovelhas se revoltam e começam a atacar as pessoas... um horror série B misturado com comédia mas que faz uma boa critica detractores e defensores dos animais igualmente.

http://www.blacksheep-themovie.com/

Acho que tem de haver algum cuidado em perceber se a nossa realidade é a mesma que a do resto do mundo, porque a UE tem das normas mais proteccionistas. É uma questão de credibilidade, e não dar as armas para nos atacarem.
(Por: Tiago Almeida)

[Por: @ 2008-05-23, 22:47 | Responder | Imprimir ]


Tosquia das ovelhas

A tosquia é necessária à sobrevivência das ovelhas. Muitas delas ficam completamente imóveis durante a tosquia porque se sentem aliviadas do calor.
Caso estas não sejam tosquiadas podem morrer de calor ou devido a parasitas uma vez que as moscas varejeiras depositam centenas ovos na lã que devido ao calor do animal eclodem (a ovelha actua como chocadeira) e as pequenas larvas de mosca começam a devorar o animal vivo e a desenvolver-se, sendo quase impossível de detectar porque estas se encontram por baixo da lã a furar a pele da ovelha e a comer os seus músculos. Caso as larvas penetrem pelos orifícios naturais do animal, já não há nada que se possa fazer para salvar a vida da ovelha.
A tosquia é essencial à sobrevivência das ovelhas e apesar de por vezes alguns animais sofrerem cortes, estes são ocasionais e não ocorrem intencionalmente, os cortes são tratados e cicatrizam rápido e acreditem que são bem menos dolorosos do que as mordidas de centenas de larvas de mosca a devorar as ovelhas vivas ou que a morte devido ao calor.
O que é pior para a ovelha? Um corte ocasional durante a tosquia ou morrer de calor ou ser devorada viva por larvas???
Pensem nisto...
(Por: Isabel Machado)

[Por: @ 2008-05-01, 14:00 | Responder | Imprimir ]

Re: Tosquia das ovelhas

Isabel,

Já enviei uma resposta para referir que as práticas aqui documentadas já só se traduzem em alguns países como a Nova Zelândia.

Em relação ao que dizes, se as ovelhas foram geneticamente seleccionadas pela mão humana para produzirem lã em excesso a necessidade de tosquia é algo artificial e provocado pela nossa habilidade. No entanto essa necessidade parece-me que só é real para espécies especificas de ovelhas, porque as restantes só precisam de tosquia depois de serem tosquiadas pela primeira vez, ou seja, tal como o cabelo e o nosso pelo, só cresce naturalmente até um determinado limite.

Realmente é verdade que as ovelhas no Alentejo sofrem o verão! Mas quem disse que as ovelhas estavam adaptadas ao clima alentejano? Mais uma vez tens uma responsabilidade humana.

Sinceramente não vejo problema na tosquia de ovelhas dentro das normas da UE, com máquina e na época do calor (aliás a tosquia é sempre na época do calor e sempre foi). Há é que fiscalizar para garantir que não há produtores a saltar alguns passos para garantir mais encaixe de capital.

> A tosquia é necessária à sobrevivência das ovelhas. Muitas delas ficam
> completamente imóveis durante a tosquia porque se sentem aliviadas do
> calor.
> Caso estas não sejam tosquiadas podem morrer de calor ou devido a
> parasitas uma vez que as moscas varejeiras depositam centenas ovos na lã
> que devido ao calor do animal eclodem (a ovelha actua como chocadeira) e
> as pequenas larvas de mosca começam a devorar o animal vivo e a
> desenvolver-se, sendo quase impossível de detectar porque estas se
> encontram por baixo da lã a furar a pele da ovelha e a comer os seus
> músculos. Caso as larvas penetrem pelos orifícios naturais do animal, já
> não há nada que se possa fazer para salvar a vida da ovelha.
> A tosquia é essencial à sobrevivência das ovelhas e apesar de por vezes
> alguns animais sofrerem cortes, estes são ocasionais e não ocorrem
> intencionalmente, os cortes são tratados e cicatrizam rápido e acreditem
> que são bem menos dolorosos do que as mordidas de centenas de larvas de
> mosca a devorar as ovelhas vivas ou que a morte devido ao calor.
> O que é pior para a ovelha? Um corte ocasional durante a tosquia ou morrer
> de calor ou ser devorada viva por larvas???
> Pensem nisto...
> (Por: Isabel Machado)

(Por: Tiago Almeida)

[Por: @ 2008-05-23, 22:59 | Responder | Imprimir ]







https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=165