Sabão caseiro

Os sabões são dos agentes de limpeza mais comuns e eficazes que se conhecem. O seu processo de produção remonta ao século VIII, época em que era produzido apenas em Itália e na Península Ibérica.
O sabão resulta da reacção de uma gordura com uma base forte, por exemplo o hidróxido de sódio. A esta reacção dá-se o nome de saponização.

A molécula resultante, o sabão, é constituída por duas partes: uma longa "cauda" apolar, formada por átomos de carbono e hidrogénio, e uma "cabeça" polar (isto é, com carga eléctrica), constituída pelo grupo carboxilato. A parte apolar não reage com a água, combinado-se apenas com a sujidade e as gorduras.

A outra parte polar é hidrófila, ou seja, tem grande afinidade com a água. Assim sendo, o sabão consegue retirar a gordura dos tecidos, porque a parte apolar das suas moléculas circunda as moléculas de gordura. Posteriormente, as partes polares são atraídas pela água para a superfície, eliminado assim a sujidade.

Como fazer sabão

Material necessário:
Recipiente de vidro de 200 ml
Filtro de papel
Óleo vegetal ou outra gordura
Tacho ou panela
Colher de sopa
Soda cáustica (também designada de hidróxido de sódio - NaOH)
Sal de cozinha
Perfume
Água (cerca de 4 vezes mais do que a quantidade de soda cáustica que colocares)

Procedimento:
Coloca no recipiente de vidro 100 ml de água e adiciona aos poucos soda cáustica. A soda deve ser adicionada em quantidades muito pequenas e com muito cuidado. Encontras esta substância à venda em casas de produtos químicos, drogarias, etc.
Verte a solução, coando-a com o filtro de papel, para um recipiente que possa ser levado ao lume - o filtro de papel deverá depois ser colocado no lixo.
Adiciona 20 ml de óleo vegetal à mistura e aquece durante alguns minutos, até notares alterações no aspecto da solução.
Adiciona uma colher de sal de cozinha e um pouco de perfume.
Põe o material num molde (por exemplo numa lata de conserva) e deixa que a solução arrefeça. E pronto!
Tens um sabão caseiro!

O que ocorre é uma reacção química denominada saponização. É este tipo de reacção orgânica que também ocorre nos laboratórios produtores de sabão, mas feito em grande escala.


Referências:
Notícias Magazine nº 558 (revista do Diário de Notícias), de 2 de Fevereiro 2003
http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=57

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=185

Inserido em: 2003-03-02 Última actualização: 2005-12-19

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Meio Ambiente > Ambiente e intervenção





https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=185