Alimentação e cancro da próstata

O cancro da próstata é dez vezes mais comum em homens residentes nos Estados Unidos do que nos que vivem no Japão. Um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia sugere que as diferenças na dieta alimentar de cada região podem ser o principal motivo.
A especulação começou porque foi observado que quando os homens japoneses se mudam para os EUA e começam a comer mais hambúrgueres gordurosos e pizza e a ingerir menos quantidade de soja, o risco de desenvolverem cancro da próstata aumenta.

Leonard S. Marks, urologista da Universidade da Califórnia e autor do estudo, disse que «em apenas uma geração, a incidência do cancro da próstata deu um salto enorme». Marks e a sua equipa compararam as amostras de sangue e de tecido de tumores de próstata de 50 homens que se submeteram a cirurgia para remover glândulas cancerígenas. Metade desses homens vive no Japão, enquanto os outros 50% são residentes de Los Angeles, nascidos nos EUA e filhos de japoneses. Dessa forma, ambos os grupos tinham raízes genéticas similares, mas havia muita diferença na alimentação.
Os japoneses que vivem nos EUA têm uma alimentação muito mais rica em gordura animal. Naturalmente, tinham maior percentagem de peso gordo no corpo e maiores níveis de triglicérides no sangue. Os japoneses nativos alimentam-se mais de soja do que os que moram nos EUA, e a soja, acredita-se, oferece protecção contra o cancro da próstata.

Referências:

http://www.mni.pt/destaques/?cod=4258

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=212

Inserido em: 2003-07-19 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Saúde > Alimentação e Saúde



Comentários



hipotrofia benigna da psotata

que tipo de alimentaçao devo ingerir para reduzir o aumento destes sintomas
(Por: Manuel Maria)

[Por: @ 2008-09-15, 23:01 | Responder | Imprimir ]

Re: hipotrofia benigna da psotata

O melhor é aconselhar-se com o seu médico.

[Por: cris @ 2008-09-17, 12:17 | Responder | Imprimir ]







https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=212