Como comer correctamente para reduzir o stress

Durante as épocas de stress, temos normalmente tendência para nos virarmos para as comidas mais "apetitosas", como pizzas, gelados, entre outros (consoante os gostos). Ironicamente, estas comidas de alto teor em gordura são frequentemente as piores escolhas, porque nos podem fazer sentir letárgicos e com menos capacidade de lidar com o stress. De entre muito efeitos, o stress aumenta a nossa pressão arterial e aumenta os níveis de colesterol no sangue, provocando distúrbios nas nossas artérias, e aumentando o risco de ataque cardíaco.
Qual é então a melhor solução? Refeições com pouca gordura, muita fibra e hidratos de carbono, que incluam frutas e vegetais. Estes alimentam-nos sem nos retirar a nossa energia e fornecem-nos os nutrientes de que necessitamos para estimular o nosso sistema imunitário.

Segue então um guia sobre os alimentos reduzem o stress e quais o agravam

Alimentos que reduzem o stress:
- Alimentos ricos em fibra e hidratos de carbono
Os cientistas acreditam que os hidratos de carbono levam a um aumento de produção de serotonina no cérebro, a qual é uma hormona que nos relaxa. Para além disso, as fibras ajudam a prevenir a necessidade de ingestão de alimentos entre refeições, pois dão sensação de saciedade. Alguns exemplos de comida saudável que cumpra estes requisitos incluem sopa minestrone ou vegetais salteados com arroz.

- Frutas e vegetais
O stress crónico pode enfraquecer a nossa capacidade de lutar contra as doenças. Aumentando a ingestão de frutas e vegetais ricos em antioxidantes, podemos estimular o nosso sistema imunitário. Cenouras, por exemplo, são excelentes fontes do antioxidante beta-caroteno. Os citrinos fornecem grandes quantidades de vitamina C, outro antioxidante anti-stress.


Alimentos que agravam o stress:
- Alimentos ricos em gordura
Alimentos deste género, como a carne, pratos com queijo ou muitos fritos, aumentam a viscosidade do nosso sangue, o que por sua vez nos faz sentir cansados, até mesmo letárgicos. Esta não é definitivamente uma boa maneira de evitar o stress! Mesmo uma só refeição rica em gorduras pode aumentar o nosso risco de ataque cardíaco.

- Cafeína
Muitos de nós lidam com uma falta de sono induzida por stress, devido a hábitos alimentares que incluem café, chás e coca-cola. Infelizmente a cafeína permanece no nosso organismo por muito mais tempo do que aquele de que temos noção. Assim, diminuir a ingestão de cafeína pode ajudar nos problemas de sono e stress.

- Açúcar
Enquanto hidrato de carbono, o açúcar tende a acalmar-nos. O problema com o açúcar é que este é um hidrato de carbono simples, pelo que entra e sai rapidamente da corrente sanguínea, levando a uma falsa noção de energia, que rapidamente é substituida por um cansaço anormal. Ao contrário do açúcar, os hidraos de carbono complexos como as massas integrais, feijões e lentilhas acalmam e relaxam sem nos retirar energia.


Por mais redutor que pareça, em termos físicos, nós somos de facto aquilo que comemos! Como tal, as nossas opções alimentares condicionam todas as esferas da nossa vida emocional, incluindo o stress. Para vencê-lo, não só é essencial a aquisição de competências psicológicas que nos permitam lidar com o stress, como também o é uma escolha ponderada e salutar de quais os alimentos a privilegiar no nosso dia a dia, pois estes possuem efeitos comprovados no nosso modo de lidar com os obstáculos que nos predispõem para a ansiedade, facilitando ou dificultando todo o processo.


Referências: http://www.pcrm.org/health/prevmed/stress.html

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=321

Inserido em: 2004-10-09 Última actualização: 1999-11-29

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > José Ramos
Saúde > Alimentação e Saúde
Pessoas > Artigos por Autor > PCRM





https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=321