Calçado vegano

Uma das maiores dificuldades dos veganos é encontrar calçado sem substâncias de origem animal. No entanto, existem cada vez mais lojas especializadas em calçado vegano. Nelas se encontra todo o tipo de calçado desde sandálias, botas, sapatilhas, chinelos ou sapatos, tanto em modelos de homem como de mulher. Os principais obstáculos são ainda o preço e encontrar à venda nas lojas portuguesas.


O calçado comum é confeccionado com couro, camurça, ou outros tipos de pele. Uma vez que a indústria de peles é uma das mais cruéis – tal como se pode ler em http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=46 –, são cada vez mais as pessoas que se recusam a usar produtos derivados de peles.
Existem, no entanto, muitas alternativas com materiais sintéticos. Os sapatos veganos utilizam substâncias como microfibra (poliéster e poliuretano), poliamida, nylon, cortiça, fibras vegetais (do cânhamo, por exemplo), entre muitas outras.
Além de calçado, as lojas especializadas nestes produtos comercializam também os mais variados acessórios, tais como atacadores, palmilhas e graxa, tudo 100% vegano.

Apesar deste calçado ser, em média, mais caro do que o calçado comum, os materiais de que são feitos são bastante resistentes e os sapatos têm uma longa vida.
O calçado vegano, principalmente se produzido por empresas 100% veganas, é confeccionado com materiais amigos do ambiente, muitas vezes biodegradáveis. Estas marcas veganas, por norma, assumem também responsabilidade social, isto é, a sua manufactura respeita as leis laborais para proteger os trabalhadores, não utilizando mão-de-obra infantil ou pagando salários miseráveis. Geralmente, os sapatos veganos são produzidos na Europa e não no Leste Europeu ou nos países asiáticos como muito do calçado que encontramos nas sapatarias (sobretudo as marcas mais populares de calçado desportivo).
O preço mais baixo do calçado esconde, pois, por vezes, uma realidade bem cruel não só para os animais, mas também para o ambiente e para os seres humanos.

Desde sapatos desportivos a sapatos de cerimónia, todo o tipo de calçado vegano se pode encontrar. Actualmente encontra-se mais facilmente em lojas online internacionais, mas é cada vez mais comum aparecerem alguns modelos sintéticos nas sapatarias portuguesas, é só uma questão de procurar e ler as etiquetas (nota, no entanto, que as empresas que os fabricam ou distribuem raramente são veganas e nem sempre têm as mesmas preocupações ambientais e de responsabilidade social preconizadas pelas empresas veganas). Os sapatos com pele indicam na etiqueta "leather", "skin", "suede" ou "wool" e tem um pequeno desenho com a forma de uma pele. Os sintéticos, por sua vez, estão assinalados com símbolos como um losango ou xadrez.
Existem, por exemplo, umas botas da Garmont cujo modelo se denomina precisamente "Vegan". Podem ser encontradas usualmente em lojas de material de montanhismo e actividades ar livre. É só uma questão de procurar um representante da Garmont ( Em http://www.econauta.com encontras contactos de algumas lojas que vendem esta marca).
Sapatilhas totalmente sintéticas encontram-se também com relativa facilidade. Por exemplo, a marca Vans tem uma linha de modelos denominada Geoff Rowley (um skater vegano) que são 100% sintéticos.


Calçado da marca Birkenstock também é geralmente vegano e encontra-se com alguma facilidade em sapatarias portuguesas.
Sapatos de senhora da marca Piccadilly ( http://www.piccadilly.com.br ) também são veganos.


Outra empresa com uma gama de calçado vegano é a Trofal ( http://www.trofal.com ), uma fábrica da Benedita. No entanto, não é fácil comprá-los em Portugal.

Em Portugal, é ainda possível encontrar uma boa variedade de sapatos veganos na loja online da NAE: http://www.nae-vegan.com


 


Onde encontrar calçado vegano em lojas online:
http://www.nae-vegan.com
http://www.centrovegetariano.org/loja
http://www.vegetarian-shoes.co.uk
http://www.shoeswithsouls.com
http://www.mooshoes.com
http://www.alternativeoutfitters.com



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=352

Inserido em: 2005-09-03 Última actualização: 2014-09-01

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Cristina Rodrigues
Consumidor Vegetariano > Produtos veganos



Comentários



Muita dificuldade em descobrir calçado bonito sintético

Vivo no Porto e vejo-me grega para encontrar um sapato ou bota em pele sintética com um design bonito, equiparável aos de pele que me agradam. Não gosto de quase nenhum modelo. E se há coisa que eu gosto é de um sapato bonito. Não é fácil.

(Por: Alexandra)

[Por: @ 2014-12-10, 09:46 | Responder | Imprimir ]

Re: Muita dificuldade em descobrir calçado bonito sintético

A melhor alternativa será provavelmente comprar em lojas online específicas para veganos.

[Por: cris @ 2014-12-14, 17:19 | Responder | Imprimir ]

Re: Muita dificuldade em descobrir calçado bonito sintético

É um pouco arriscado estar a comprar sapatos à distância porque corre-se o risco de ter de trocar várias vezes seguidas.......
Cmprei uns botins na Blanco cujos materiais não são de pele e umas botas na Quebramar também sintéticas. É tudo made in China o que desde logo por aí não me agrada, mas é a única opção. Só espero que a etiqueta seja verdadeira e que aquilo não seja pele de cão ou gato disfarçada de sintético. mas já me disseram que o cheiro é muito particular (deve ser parecida com a pele de vaca ou cabra ou porco) e estes que comprei de fato não cheiram a nada, po risso assumo que sejam mesmo sintéticos. É pena a NAE não ter uns modelos mais bonitos.
(Por: Alexandra)

[Por: @ 2015-03-31, 05:42 | Responder | Imprimir ]




Calçado Nae

Boa tarde,

Gostaria de experimentar e comprar uns sapatos da Nae.
Existe alguma loja em Lisboa que venda Nae?

[Por: banobre @ 2014-08-08, 08:53 | Responder | Imprimir ]

Re: Calçado Nae

Em Lisboa julgo que não há nenhuma loja física.
Mas sugiro que contacte a empresa para saber detalhes http://www.nae-vegan.com/

[Por: cris @ 2014-08-10, 17:07 | Responder | Imprimir ]



calçado vegan

Fui à estação dos comboios (no Oriente) e lá não encontrei a Sapatália, mas a Forevar.
Informaram-me que já não existe a Sapatália. Fundiu-se com outra sapataria e deu origem à Forevar.
Encontrei sapatos sintéticos, mas tb tinham sapatos de cabedal. Felizmente através do símbolo do losângulo e outros (agora não me estou a lembrar, mas vou encontrar aqui no site do centro vegetariano)podemos adquirir/comprar sapatos de forma segura. Mais tarde passei por uma sapataria na baixa (não me lembro agora o nome,) e encontrei sapatos sintéticos (símbolo losângulo) tendo também de cabedal.
(Por: ana cristina )

[Por: @ 2014-07-08, 17:29 | Responder | Imprimir ]


Calcado Vegetariano

Boas!
Sou vegetariano ha muitos anos, e ao fim de alguns anos resolvi deixar de usar calcado em pele.
Tem sido uma travessia complicada, pois não tenho conseguido calçado com qualidade e design equiparavel ao de pele.

Entretanto conheci uma loja no Outlet Nassica (a norte do Porto) , a qual tem bastante calcado com pele sintetica.
Por ex comprei recentemente 2 pares de botas tipo doc martens, em pele sintetica, por 30 e tal euros (estavam com uma promoçao em que o 2º par custava apenas mais 1€)

Este é o site, mas as botas mais fixes nao estao aqui: http://mustangstore.es/hombre/mtng-attitude.html?limit=12

Se quiserem mando fotos das que comprei por mail
(Por: AT)

[Por: @ 2013-07-07, 09:38 | Responder | Imprimir ]


LACOSTE

Linha de calçados lacoste em couro sintético.
Vale a pena conferir.
(Por: Rafael Soares)

[Por: @ 2011-10-21, 14:12 | Responder | Imprimir ]


Anteriores <<



https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=352