4° Aniversário do Centro Vegetariano

360 receitas. 200 boletins enviados. Centenas de artigos publicados. Cinco páginas temáticas. Uma loja online. 900 utilizadores registados, 4000 acessos diários. Cinco compilações publicadas em livro. Estes são alguns números aproximados do Centro Vegetariano, um projecto que faz agora quatro anos era lançado online, com o nome de galaxia-alfa.com, por um pequeno grupo de então estudantes.

Para um projecto desenvolvido por voluntários, que começou com o objectivo de disponibilizar na Internet informação sobre Vegetarianismo em Português e, eventualmente, se extinguir quando não fosse mais necessário, não me parece nada mal. Infelizmente, a ideia da extinção parece-me agora um tanto ingénua. Afinal, mesmo quatro anos depois, há tanto ainda por fazer!

Mas, felizmente, o retorno do Centro Vegetariano para a comunidade é mais do que os pontos enumerados: tem sido uma escola onde muitos colaboradores aprendem sobre o vegetarianismo, trabalho em equipa virtual e outros temas; é ponto de encontro para muitas pessoas; é uma referência para muitos visitantes; é ponto de divulgação de notícias, apelos e eventos; é uma fonte de recursos como receitas, lista de restaurantes e outros; deu origem a uma aplicação de gestão de conteúdos (programa informático para gerir páginas web), etc., etc.

A ideia de criar uma "galáxia" vegetariana surgiu há mais de cinco anos, numa altura em que não era fácil encontrar informação sobre vegetarianismo, em português, na Internet. Para nós, que éramos também iniciantes na dieta e na filosofia, a dificuldade soou-nos a desafio: se não havia informação, porque não disponibilizá-la nós? No mínimo, ficava caminho aberto para quem viesse a seguir. Nós criariamos o suporte informático, organizariamos a página, disponibilizaríamos os primeiros conteúdos. Evidentemente que trabalhar de modo voluntário, sem retorno material ou financeiro, sem apoio que não de outras (e poucas) pessoas como nós, era um desafio que nem toda a gente tem disponibilidade para responder - e muito menos de modo continuado. Por isso, talvez mais tarde pudéssemos abandonar o projecto e deixá-lo nas mãos de alguém. Em todo o caso, estariam dados os primeiros passos. Bem ou mal, seria o nascer de um novo fôlego.

O primeiro e tímido passo do que é hoje o Centro Vegetariano foi tão simplesmente um apelo online: tínhamos ideias, mas precisávamos de tudo (design, programação, alojamento da página, recolha de materiais, redacção de artigos, revisão de texto, contactos e mil e uma outras coisas!) - quem pudesse ajudar seria bem-vindo! E, com este apelo, às três pessoas que éramos vieram juntar-se mais duas. Em Maio de 2001 surgiram então os primeiros conteúdos, de forma ainda experimental. Apesar de sermos cinco, as nossas disponibilidades e conhecimentos não eram suficientes para arrancar em grande fôlego. Só meio ano mais tarde, em 20 de Outubro, foi enviado o primeiro boletim, que marca o nascimento "oficial" do projecto. Tinha então o nosso portal 30 utilizadores registados.

A primeira página, meramente informativa, cedo foi complementada com outras de receitas e de literatura. Não tardou muito também que surgisse um portal de classificados, onde são permitidos anúncios dos visitantes e de interesse para a comunidade. Ao longo destes anos o Centro Vegetariano tem ainda consolidado colaborações Internacionais: a União Vegetariana Europeia, com quem mantemos a lista de restaurantes, e a VegSource têm sido os parceiros de mais longa data.

Uma das mais recentes aventuras do projecto passou pela criação de uma loja online, onde são disponibilizados produtos informativos, publicitários e outros de interesse da comunidade vegetariana. Embora venda quase sem ganhos, os poucos lucros têm sido suficientes para pagar as despesas de funcionamento do projecto e oferecer ração vegetariana a associações de protecção animal.

E, por fim, a última iniciativa da galáxia foi converter-se em Centro Vegetariano. O nome muda, o endereço muda, o espírito mantém-se!

Enfim, para um projecto que viveu e vive tantas limitações, parece-me bastante positivo o balanço destes quatro anos. Infelizmente, a maior pena que tenho ao fazer esta retrospectiva é que o Centro Vegetariano ainda seja preciso - ficaria bem mais feliz se o não fosse, porque estivéssemos num mundo vegetariano. Mas, não sendo isso possível, já me basta ver que, pelo menos, o nosso trabalho não tem sido em vão. E sabemos que não tem sido quando alguém nos diz "Adorei as vossas receitas!", ou "Ainda bem que vos descobri!", ou, melhor ainda, "Uma colega ofereceu-me um livro vosso, e eu decidi que quero ser vegetariana". Resta-me esperar que o rumo das coisas assim continue - que o Centro Vegetariano tenha sempre e cada vez mais o apoio de todos os visitantes e simpatizantes desta nossa filosofia, e, quem sabe, talvez um dia aconteça que deixe de ser necessário.

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?print=1&article_id=357

Inserido em: 2005-10-18 Última actualização: 2005-10-18

Comentar printer     E-mail   Facebook F

Pessoas > Artigos por Autor > Mateus Mendes
Notícias > Notícias 2005



Comentários



2007 - 6 anos de CV

Queria dar os Parabéns a toda a equipa que compõe o Cv pelo magnífico trabalho,capacidade de organização e espírito de determinação q têm tido durante todos estes anos para informar e ajudar tantos vegetarianos, veganos e futuros vegetarianos por este país fora e também para além das nossa fronteiras.

Foi graças ao Cv que me tornei vegana (antes lacto-vegetariana) e que tenho dado uma alimentação mais nutritiva à minha família, incluindo o meu pequenino vegano de 27 meses.

Muitos parabéns a todos e continuem o bom trabalho que têm feito! Um dia, a palavra "omnívoro" quererá dizer que é uma pessoa que se alimenta de tudo, sem explorar os seus irmãozinhos animais, dia esse em que todos seremos vegetarianos e, por consequência, mais saudáveis e mais felizes!

(Por: Sonia Cruz)

[Por: @ 2007-10-11, 23:07 | Responder | Imprimir ]


Parabéns!!!

Muitos parabéns a todos os que colaboraram e colaboram no Centro Vegetariano. Tem sido, no meu percurso de vegana (antes vegetariana), uma grande ajuda, pois como muito bem foi referido, era dificil encontrar artigos sobre vegetarianismo em português ( então há 9 anos, qd decidi ser vegetariana...)
Para quem queira saber mais, para quem gostava de ser vegetariano mas tem dúvidas ou para aqueles que querem ir mais além e abraçar o veganismo, para todos nós, o Centro Vegetariano tem sido e será, um grande amigo ;-)
Muito obrigada a todos. Bem hajam.

(Por: Sofia Barradas)

[Por: @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]


Parabéns ao Centro Vegetariano!!!:)))

Apesar de ser suspeita por fazer parte da equipa, não posso deixar de me orgulhar do percurso que a Galáxia-Alfa, agora Centro Vegetariano, tem feito até aqui. Deram um grande salto em direcção ao futuro e ainda hão-de chegar mais longe! É o sucesso esperado e ambicionado por tanto esforço aqui empreendido, apesar de podermos não partilhar de todos os ideais e filosofias, é tudo em nome de uma equipa que trabalha dia após dia para chegar até aqui! Queria, por isso, em meu nome pessoal, deixar os meus Parabéns ao Centro Vegetariano e igualmente ao autor que escreveu este artigo excelente e que patenteia muito bem o historial de todo o trabalho até aqui feito!
Agora é continuar a seguir para a frente! Parabéns pelo nosso 4º aniversário! É obra! :)))
(Por: Ana Inácio)

[Por: @ 2005-10-10, 24:00 | Responder | Imprimir ]






https://www.centrovegetariano.org/index.php?&article_id=357